• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Uma viagem de carro e camping no Uruguai

Camping Punta Ballena Uruguai

Camping Punta Ballena: barraca entre os eucaliptos, piscina e parquinho pras crianças

Já tinha um tempo que não acampávamos quando resolvemos colocar a barraca como integrante dessa aventura que era percorrer mais de 5 mil km até o Uruguai de carro. Então, decidimos que iríamos usar hotéis como hospedagem apenas nas cidades maiores e nos locais de pernoite em dias que fossem inteiramente dedicados à estrada. O camping seria o nosso lastro no tempo e a liberdade de ficar onde e quanto tempo quiséssemos.

Leia também:
Na estrada do Rio ao Uruguai: como montar o seu roteiro e planejar sua viagem

Roteiro pelo Uruguai, um vizinho surpreendente e encantador

Essa decisão fez com que, além das nossas pendências, criássemos uma lista só de necessidades para o camping, o que incluía comida desidratada, colchão, cobertores (apesar de termos ido em novembro, chegamos a pegar 12 graus à noite), travesseiros, cabos, rede, fogareiro, lanternas, etc. Mas, cabia na mala do carro, então, vambora!

Um blog que me ajudou muito a nos traçar um norte e ver que era possível e viável foi o Nosso Guia de Campings. Então, seria esse o nosso tipo de hospedagem nos arredores de Punta del Este, Colônia e para chegar a Cabo Polonio. Por isso, nosso cronograma exigia que chegássemos nos lugares ainda de dia e sempre pesquisássemos a previsão do tempo antes de seguir para um desses destinos.

Camping Lucky Valizas: em vez de montar a barraca na chuva, resolvemos ficar numa das cabanas disponíveis

Camping Lucky Valizas: em vez de montar a barraca na chuva, resolvemos ficar numa das cabanas disponíveis

PUNTA DEL ESTE – Em Punta propriamente dito não tem camping, mas optamos por Punta Ballena, que fica a pouco menos de 10km do burburinho. O Camping Punta Ballena conta com espaço para montar as barracas entre as dezenas de acheter cialis eucaliptos do terreno, piscina, parque infantil, banho com água quente e tomada e estrutura para fogão próximos aos lotes para camping. O único porém é que fica na beira de uma estrada secundária e não é muito silencioso. Por outro lado, à noite você vê um espetáculo de vagalumes. Nunca vi tantos juntos. Outra opção na região é o Camping San Rafael, em La Barra, que fica no outro extremo de Punta. Também com boa estrutura física, é o dobro do preço e chega a se equiparar com valores de hostels na região.

COLÔNIA – Procuramos pelo camping indicado no blog, que era o mesmo indicado no Centro de Informações Turísticas da cidade. Apesar da sinalização ruim, encontramos o lugar. Só que, quando aparecemos por lá, era baixa temporada, em novembro, o espaço era praticamente um terreno fantasma, sem nenhuma alma viva pra nos receber. A solução, então, foi procurar um hostel mesmo.

VALIZAS – É um povoado bem pequeno, ao lado do ponto de partida para Cabo Polonio. É possível percorrer suas dunas e chegar ao paraíso dos lobos marinhos sem necessitar encarar os 4×4. Ficamos no Lucky Valizas, mas como chovia sem parar quando chegamos, a Luciana, dona do camping, que é também um hostel, nos ofereceu uma cabana com cama de casal por apenas 50 pesos a mais. E foi uma ótima escolha. Utilizamos a estrutura do camping para banho, também com água quente, e cozinha, além do wifi local.

Em resumo, viajar acampando no Uruguai é perfeitamente viável, mas, se estiver em baixa temporada, vale ter um plano B sempre desenhado para não ser pego de surpresa.

Personal Trip

About the Author

De moto, barco, carro, avião, trem ou ônibus, para Alícia o importante é viajar, conhecer lugares novos, sem deixar de desbravar o Brasil.

2 Respostas para “ Uma viagem de carro e camping no Uruguai ”

  1. Oi Andre,
    Bacana o blog. É uma viagem deliciosa de se fazer. Boa Viagem!

  2. Olá pessoal, muito bacana o blog de vocês! Estarei indo para o Uruguai em abril de 2014 e estou aproveitando o blog de vocês para pegar algumas dicas.
    Depois acessem o meu blog de viagem e acompanhe ao vivo as nossas aventuras (www.expedicaonaestrada.com). Um grande abraço! Andre Jardim