• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais

Férias de verão sempre acabam na praia, certo? Nem sempre. Lembro de uma vez em que meu pai – aproveitando as festas de fim de ano com a família em Minas – elaborou um roteiro ‘cidades históricas‘ para a gente. Foi uma temporada sem mar, mas com lembranças que até hoje me vêm à mente.

Tranquilidade em Tiradentes. Foto: herisalves.blog.uol.com.br

A vantagem do circuito histórico de Minas é que as distâncias são curtas e permitem uma viagem sem grandes preocupações com o tédio das crianças dentro do carro. O roteiro básico passa por São João del Rei, Tiradentes, Congonhas, Mariana e Ouro Preto. À época, nossa base na primeira etapa foi São João, mas hoje, com o boom gastronômico de Tiradentes, eu recomendo sem dúvidas essa cidade menorzinha.

Tiradentes: boa comida e boas compras – Segunda cidade com mais restaurantes estrelados em Minas Gerais – perdendo apenas para Belo Horizonte -, Tiradentes tem na gastronomia um trunfo tão forte quanto seu artesanato. A grande bossa da cidade é curtir um clima de interior ao sabor de uma gastronomia global. Não à toa em agosto a cidade realiza seu famoso festival gastronômico.

Afora a boa comida, Tiradentes tem duas atrações indispensáveis: suas construções históricas e seu artesanato. Entre os prédios que compõem a história da cidade, a Matriz de Santo Antônio é considerada um dos mais importantes, com direito a espetáculo de luz e som nos fins de semana. O Chafariz de São José também merece uma visita.

Leia mais sobre Tiradentes aqui!

Passeio pelo passado na Maria Fumaça. Foto: quebarato.com.br

Já para quem está em busca do artesanato característico da região, o Largo das Forras é a dica, especialmente as ruas Ministro Gabriel Passos e Resende Costa. São muitos os ateliês que vendem tecidos, peças de ferro, móveis de madeira e mais. Há algum tempo dizia-se que o distrito vizinho de Bichinho tinha as mesmas peças a preços mais em conta. Hoje dizem que não vale a viagem.

Até São João del Rey de Maria Fumaça – A cerca de 15km de Tiradentes fica São João del Rey, cidade de Tancredo Neves. São 20 minutos de carro ou 35 de Maria Fumaça, numa viagem também pelo tempo. Uma day trip a São João tem que incluir visitas às igrejas de São Francisco de Assis, que tem missas com música barroca aos domingos; à Catedral de Nossa Senhora do Pilar, com as talhas douradas do altar; à igreja de Nossa Senhora do Carmo, com seu mix de fases do barroco, e à igreja de Nossa Senhoras das Mercês, construída sobre uma mina de ouro.

O centro histórico de São João del Rey. Foto: interata.squarespace.com

Embora ofuscada pela vizinha Tiradentes, a cidade impressiona com um centro histórico bem conservado, iluminado por postes em forma de lampiões. No quesito compras, o forte de São João del Rey são as peças em estanho e esculturas e oratórios feitos em madeira de demolição.

Os profetas de Aleijadinho – Já Congonhas, a cidade dos clássicos profetas de Aleijadinho, fica a 1h30 de Tiradentes. É praticamente um desvio no caminho até Ouro Preto, que ainda tem uma hora pela frente. E dá um perfeito intervalo entre os dois trechos da viagem.

A grande atração de Congonhas é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que abriga as 12 estátuas dos profetas feitas em pedra-sabão. Dividida em três etapas, a visita à igreja começa do lado de fora, onde estão as seis Capelas dos Passos, que representam sete cenas da Paixão de Cristo com imagens esculpidas em cedro.

Um dos famosos profetas em pedra-sabão. Foto: Marcel Bazoti Pedro

A segunda etapa da visita é admirar os profetas, esculpidos entre 1800 e 1805 e que contam com vigilância 24h para protegê-los de vândalos. Encerre a visita à basílica entrando na igreja, com sua rica decoração rococó.

A rica Ouro Preto – Estrela desse circuito histórico, Ouro Preto – com seus quase 70 mil habitantes – é tomada por um casario do século 18, algumas das igrejas mais importantes do barroco brasileiro e muitas repúblicas de estudantes. Para fugir da farra que os mais jovens fazem, evite a cidade no carnaval e no feriado de 12 de outubro, quando a famosa “Festa do Doze” atrai estudantes de diversas cidades para uma curta temporada de festa à enésima potência.

As igrejas são o grande hit de Ouro Preto, especialmente a de Nossa Senhora do Pilar, que detem o título de segunda mais rica do país graças aos 434 quilos de ouro que adornam sua nave e altar. Igualmente impressionante, mas por conta da ilusão de ótica que Mestre Athayde pintou em sua nave, é a igreja de São Francisco de Assis.

Nossa Senhora do Pilar: a mais rica de Ouro Preto. Foto: ngtraveler.co.uk

Igrejas com vista e museus – Já a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos era a frequentada pelos escravos e tem um projeto arquitetônico especial, em elipse. Para quem busca vistas privilegiadas da cidade, as dicas são as igrejas de Santa Efigênia dos Pretos e de São Francisco de Paula.

Além das igrejas, Ouro Preto tem museus que contam sua história. Os mais importantes são o Museu do Oratório, que exibe peças desde o século 18, e o da Inconfidência, que traz até traves que teriam sido da forca de Tiradentes. Uma das bases da mineração no Brasil, Ouro Preto também é cidade da famosa Mina do Chico Rei. Lá é possível caminhar por 1500 m de túneis onde escravos trabalharam até 1888 – ano da abolição.

Mariana e a Mina da Passagem – A 20 km de Ouro Preto, Mariana guarda uma das maiores minas de ouro do mundo aberta a visitas, a Mina da Passagem. A primeira capital de Minas Gerais pode ser visitada num passeio de Maria Fumaça desde Ouro Preto – o que confere charme extra à viagem.

Lago da Mina da Passagem. Foto: LeloRJ/Flickr

A visita à mina começa numa descida de 120 m num carrinho sobre trilhos. Veem-se as cavidades de onde foram retiradas quase 35 toneladas de ouro, mas impressionante mesmo é o lago submerso formado pelo lençol freático.

Para ficar de olho – Estacionar ou apenas circular de carro pelo centro histórico de algumas cidades – especialmente Ouro Preto – é uma tarefa chatinha e difícil. Assim, se você for de carro a alguma dessas cidades, informar-se sobre estacionamento no seu hotel é necessidade.

A entrada de algumas igrejas é paga e frequentemente o visitante se depara com guias oferecendo companhia para um passeio. Segundo o guia Quatro Rodas, a média de preço é de R$ 20 por passeio com quatro pessoas, dando informações valiosas sobre os monumentos visitados. Você pode negociar o preço e deve procurar um guia credenciado, mas não abra mão do serviço – conhecer a história por trás do que se vê é fundamental para valorizar mais essa viagem.

Casario típico das cidades históricas. Foto: defender.org.br

Quando e de onde ir – Para quem curte festas católicas, passar feriados como a Semana Santa ou o Corpus Christi numa das cidades históricas de Minas pode ser um programão. Não são raras as missas especiais e procissões à moda antiga, com o trajeto iluminado apenas pelas velas dos fieis. Sem contar os tapetes coloridos de serragem.

Saindo do Rio de Janeiro, Tiradentes fica a quatro horas de viagem, enquanto Ouro Preto fica a mais de 5 horas de distância (402 km). Já de Belo Horizonte são 2h46 de estrada, em média, até Tiradentes e 1h30 até Ouro Preto. Para quem mora em cidades mais distantes desse circuito, ir até BH de avião e lá alugar um carro pode ser uma boa ideia.

Quer imprimir este post? Clique aqui.

Personal Trip

About the Author

Flávia tem viagens planejadas para os próximos cinco anos, pelo menos. Só tem um porém: todas precisam de uma parada em Paris.

97 Respostas para “ Roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais ”

  1. Oi!
    Estou programando uma viagem de dez dias, em maio, pelas cidades históricas de MG, no entanto não estou encontrando formas de deslocamento entre essas cidades que não seja de carro. Existem linhas de ônibus regular, trem ou metrô que façam a ligação?

    Desde já, obrigada!

  2. Olá. Estou pensando em viajar para Minas no carnaval e pensei no seguinte roteiro:
    13/02 Chego e durmo em BH
    14/02 Ouro Preto e Mariana e durmo em Conselheiro Lafaiete
    15/02 São João del Rei e Tiradentes e durmo novamente em Conselheiro Lafaiete
    16/02 Congonhas e Sabará se der tempo e durmo em BH
    17/02 BH
    18/02 Brumadinho – Inhotim

    Gostaria de saber se tem muito agito, ruas interditadas e lugares fechados nestes dias de carnaval, nestas cidades que eu escolhi.
    Obrigada
    abraços

  3. Olá!!
    Queria saber um período bom, para se fazer o passeio as cidades históricas.

  4. Bom dia. Estou planejando passar minhas férias de maio/2015 no roteiro de Minas e seu site está me ajudando muito. Até agora pensei em Tiradentes (um dia em São João del Rey), em seguida passar o dia em Congonhas, a caminho de Ouro Preto (passar um dia em Mariana) e gostaria de saber se este roteiro está bom (não vou de carro. vou de ônibus e sozinha) e se você indica Diamantina também. Caso indique. Qual seria a melhor ordem do roteiro para mim? Agradeço desde já sua ajuda!
    abraços
    Mônica

  5. Olá, boa tarde!
    Pretendo fazer este roteiro na próxima semana. Saio do Rio no domingo dia 26 no final da tarde, sigo para Tiradentes e fico até terça. De lá, pego a Maria Fumaça para São João Del Rei(na quarta) e volto para tiradentes.Na quinta, sigo para Congonhas e durmo em Mariana. Saio de MAriana na sexta de tarde e sigo para Ouro Preto onde fico até domingo de manhã. Acha que dá para conhecer tudo ou fica corrido? Acha que vale deixar de ir em alguma cidade? Obrigada.

  6. Boa noite
    Eu e minha família pretendemos visitar as cidades históricas. Sairemos de São Paulo (de carro) no dia 08/07 e devemos retornar no dia 13 ou 14/07. Pretendemos visitar: São João Del Rey, Tiradentes, Congonhas, Mariana e Ouro Preto.
    Vocês podem me informar em quais cidades devo permanecer e por quanto tempo:?
    Agradeço toda a atenção e fico no aguardo de um contato.
    Abraços
    Sandra Cavalcante

  7. Oi José Carlos,
    se eu não errei nas contas, são oito cidades em seis dias. Eu acho muita coisa, principalmente incluindo Tiradentes e Ouro Preto, que têm tanto o que ver… Já que vocês querem ir a Brumadinho, talvez seja melhor concentrar em Ouro Preto.
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem
    Abraços
    Flávia

  8. Bem, faremos viagem as cidades históricas entre os dias 17/23 Setembro 2014,estamos pensando em começar por São J. D. Rei depois Tiradentes/Congonhas/OP/Mariana/S. Bárbara/BH/Brumadinho, depois Fernão Dias até Carrancas, o que vocês acham deste roteiro? Seria possível enviar resposta por E-mail?
    Antecipadamente agradecemos!
    J.Carlos e Marisa,

  9. Oi Sabrina,
    se você vai alugar um carro, sugiro que faça isso já no aeroporto e resolva essa preocupação com relação a traslado. Acredito que o aeroporto em questão seja mesmo Confins, mas vc vai saber disso quando comprar a passagem. Eu acho que cinco dias fica um pouco corrido para Tiradentes e Ouro Preto, então sugiro que você pese suas prioridades (Tiradentes tem boa tradição gastronômica, Ouro Preto tem uma tradição mais boêmia) e as distâncias que está disposta a percorrer. Já que seu ponto de partida será BH, talvez seja melhor se fixar em Ouro Preto, indo a Mariana e Congonhas e também Diamantina, que é ali ao redor.
    Sobre o aluguel de carro, eu sempre opto por uma locadora grande, para evitar dores de cabeça. Já com relação à hospedagem, infelizmente eu não tenho nenhuma dica.
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem
    Abraços
    Flávia

  10. olá, estou querendo visitar São joão del rei, Tiradentes, congonhas, ouro preto e mariana. Pretendo ir com meu marido e filha de 11 meses em setembro, de 05-09 até 10-9, são as datas que temos. Moramos no Rio e pretendemos ir de avião até BH. Qual é o aeroporto??? é o de Confins??? Essas cidades são próximas??? 5 dias dá para visitarmos todas sem correria??? Onde devemos nos hospedar??? O que pretendemos fazer é alugar um carro. Tem alguma agência confiável??? Preciso de dicas de hoteis ou pousadas baratas, boas e com bom café da manhã, além de dicas de restaurantes baratos e bons! Queremos tbm um bom traslado ida e volta para o aeroporto! Aguardo as dicas!!!!!!!!
    Obrigada, Sabrina.

  11. Oi Edlaine, eu acho que uma semana é uma boa medida, caso você queira aproveitar para visitar cidades menores, como Mariana e Congonhas.
    Espero ter ajudado
    Boa viagem
    Abraços
    Flávia

  12. Quero fazer esse “tour” nas férias de janeiro, com minha mãe, filha, sobrinha e afilhado. Qtos dias seriam ideais?

  13. Olá, Renata!
    Eu sempre acho melhor fazer as distâncias mais longas no início da viagem, quando a disposição e a ansiedade são maiores.
    Minha sugestão é que você trace o roteiro tendo em mente seu ponto de chegada.
    Espero ter ajudado
    Abraços
    Flávia

  14. Olá!
    Gostaria de uma dica de rotas. Pretendo sair de Belo horizonte e conhecer Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Congonhas e Diamantina em quatro dias. Por onde devo começar??

    Obrigada!

  15. Boa noite, por gentileza de carro saindo de Campinas, qual roteiro é mais indicado? temos interesse em fixar base em Ouro Preto e visitar Congonhas/Diamantina/Mariana/Sabará/Santana dos Montes/São João Del Rei/Tiradentes etc. Voce aconselha seguir também pelas estradas MG-005 , 436 , 328 e 129 nesta viagem? Ao invés de seguir de carro de SP, seria melhor de avião até BH e depois alugar um carro e fazer todo este percurso? Antecipadamente agradecemos. Abraco

  16. Estava vendo o blog de vocês e achei muito interessante por favor, estou programando uma visita a cidades históricas com um grupo de 40 estudantes do ensino médio para uns 5 dias com 4 noites para estudo do meio vocês tem sugestão de hospedagem acessível e roteiro compacto para não perdermos tempo e aproveitar o máximo o passeio? abç

  17. Oi Cristina,
    com três dias e meio eu acho que você deveria se concentrar em Tiradentes ou Ouro Preto, que são as duas cidades com mais atrações. Daria para você tirar um dia para ir a Congonhas e/ou São João Del Rey e você teria tempo de explorar a cidade principal sem muita correria.
    Quanto às atrações estarem funcionando, como é um feriadão, eu acredito que sim. De toda forma, acho que o melhor seria você perguntar no hotel, quando estiver orçando ou reservando.

    Espero ter ajudado.
    Boa viagem!
    Abraços
    Flávia

  18. Boa tarde ,
    Quero muito conhecer as cidades históricas de Minas, com direito a passeio de maria fumaça , visitas e as minas …enfim, o problema é que tenho pouco dias. Pretendo ir no dia 17/04 sp/cnf a noite e voltar no dia 21/04 tbm a noite cnf/gru.vou ter 3 dias e meio pra aproveitar.
    O que vc sugere que eu faça???? E essas datas são é feriado de pascoa. As Atrações estarão funcionando??

    Bjus!!!

  19. Ola, vamos sair de carro de Niteroi/RJ. Pretendemos conhecer, Ouro Preto, Sabara, Mariana, Tiradentes, São João del Rey e se possivel Brumadinho, Inhotim, temos 9 dias. Qual o roteiro aconselha ? Acha que vale mais a penas ir de aviao e alugar um carro?

  20. Oi Ana Karine,
    indo do Rio para Ouro Preto via BH tem ônibus de hora em hora de uma cidade para a outra e a viagem é de duas horas. Mas o aeroporto de Confins fica a uns 40km do Centro. De ônibus, o semileito faz Rio – Ouro Preto em menos de seis horas. Talvez valha a pena.
    Eu acho complicado fazer um tour em dois dias por várias cidades e se você não vai ter tempo para explorar Ouro Preto durante o Congresso, recomendo ficar pela cidade mesmo e tirar metade de um dia para ir até Congonhas (Vale do Ouro: 31 3557-9200). Para São João Del Rei de ônibus desde Ouro Preto são 3h50 de viagem. Tiradentes fica ainda depois e parece que não tem ônibus direto, ir por São João Del Rei é uma opção, mas acho cansativo. De Ouro Preto uma outra opção é fazer o passeio de Maria Fumaça até Mariana. Aqui você vê horários e preços: http://www.turismoouropreto.com/maria-fumaca.html
    Esperto ter ajudado.
    Boa viagem.
    Abraços
    Flávia

  21. Olá Flávia,
    Gostaria de suas orientações e dicas…estarei chegando para um congresso em Ouro Preto dia 29 jun (sexta). Bem, 1ª dúvida: qual a melhor opção para ir de BH a Ouro Preto (estou pensando: aero Confins- Rodoviári BH – Ouro Preto). Chegando lá, terei que passar o dia no congresso e terei somente os dias 30 jun (domingo) e 01 jul (segunda)”livres” para fazer o tour nas cidades históricas; 2ª dúvida: é possível fazer o tour nas cidades históricas em 2 dias e como? Obs: Terei que no dia 02 jul está bem cedo no RJ. Desde já obrigada por sua gentil atenção! abraços,
    Ana Karine

  22. Oi Andrea, infelizmente faz muito tempo que estive nas Cidades Históricas de Minas, por isso não tenho como te sugerir hospedagens.
    Quanto ao roteiro, cabe a vocês definirem se preferem começar por Tiradentes ou Ouro Preto e ir parando nas cidades entre uma e outra: São João del Rei, Congonhas e Mariana.
    Normalmente eu sugiro fazer a base em Tiradentes para esticar para São João numa day trip e de Ouro Preto explorar Mariana, também numa day trip. Congonhas, como fica no meio do caminho, vocês podem visitar no deslocamento entre Tiradentes e Ouro Preto.
    As dicas que temos para dar estão todas no post.
    Se vocês estiverem dispostos, também dá para ir de Ouro Preto a Inhotim, que fica a pouco mais de uma hora de distância. Tem mais informações sobre o parque aqui: http://asviajantes.com/viagem/inhotim-arte-contemporanea-e-paisagismo-em-harmonia
    Fico feliz que tenha gostado do blog.
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem
    Abraços
    Flávia

  23. Olá garotas,
    Meu marido e eu, estamos planejando ir para Minas pela 1a vez em julho 🙂
    Gostaria que vocês nos orientasse quanto ao roteiro e locais com preço bacana para nos hospedar, pois utilizaremos apenas para dormir, uma vez que queremos passear bastante!
    Iremos de carro, saindo de São Paulo. Temos 12 dias – 11 noites (sairemos numa quarta e retornaremos no domingo da semana seguinte)
    Por favor, dêem o máximo de dicas possíveis.
    Obrigada pela atenção e parabéns pelo trabalho de vcs
    Andrea

  24. Oi Claudia,
    se vocês já conhecem Tiradentes, a sugestão é que desta vez façam Ouro Preto como base. De Ouro Preto vocês podem fazer day trips a Mariana e Congonhas e a própria cidade tem muito a ser explorado. Ouro Preto fica, inclusive, mais próximo de Vila Velha do que Tiradentes, dando uma hora a menos de estrada. De lá vocês também poderiam passar um dia em Inhotim, que é um parque de artes plásticas referência mundial. De crianças a idosos, não há quem não goste do passeio, mesmo que não curta tanto artes plásticas. É muito lúdico.
    Mas se vocês quiserem mesmo ficar por Tiradentes, dá para fazer day trips para Congonhas, São João del Rei e Ibitipoca, onde vocês poderiam curtir as cachoeiras do parque nacional.
    Um sugestão combinada seria vocês ficarem os dois primeiros dias da viagem em Tiradentes (dá para passar metade de um desses dias em São João del Rei), partirem para Ouro Preto no terceiro dia (parando em Congonhas) e ficarem por lá no tempo restante da viagem.
    Ficamos felizes que você tenha gostado do blog.
    Esperamos ter ajudado.
    Abraços
    Flávia

  25. Olá meninas

    Antes de mais nada parabéns pelo belo site e quantas viagens bacanas!
    Bem, preciso da preciosa dica de vocês, eu e meu marido já fomos a Tiradentes e nos apaixonamos pelo lugar. Agora queremos voltar mas também aproveitar para conhecer as outras cidades históricas. Vocês podem nos ajudar a montar um roteiro de carro? Indique quantos dias em cada cidade, o que pode ser bate-volta, etc. Estamos indo de Vila Velhas-ES dia 14/06 e reservamos até o dia 19/06.
    Obrigada
    Claudia

  26. Oi Marilia,
    Seu roteiro me parece bom sim. Eu só acho que esse dia 28 pode ficar meio apertado, vocês teriam que começar cedo. No mais, acho que está tudo bem amarradinho.
    Boa viagem! Volte para compartilhar suas experiências.
    Abraços
    Flávia

  27. Oi FLavia
    Gostaria de parabenizar seu blog, bastante util!
    Estou indo para minas nessa proxima quarta dia 24/04 e pensei no seguinte roteiro, da uma olhada e me diz o que acha ta bom? Sao 3 pessoas, eu, minha irma e minha mae, nao vamos alugar carro porque nao conhecemos as estradas e temos medo de dirigir sem experiencia em estrada, pensamos em nos deslocar de onibus.
    24/04 – chegamos em BH( confins) as 8:30
    Dia em Belo Horizonte
    25/04 – onibus cedo para Tiradentes
    26/04 – Tiradentes
    27/04 – Tiradentes/Mariana de Maria FUmaca
    Dia em Mariana, retornando para Tiradentes de Maria FUmaca ou taxi
    28/04 – Onibus cedo para Congonhas
    Manha em Congonhas para ver as obras de Aleijadinho
    Tarde – onibus para Ouro Preto
    29/04 – OUro Preto
    30/04 – Mariana
    01/05 – Ouro Preto
    Final do dia/inicio noite pegar onibus para BH
    02/05 – aeroporto Bh pela manha/retorno

    Desde ja muito obrigada

  28. Oi Joelma, Belo Horizonte é um bom ponto de partida para quem vai de avião e a cidade mais próxima é Ouro Preto. Se você voltar por BH, talvez seja o caso de ir direto para Tiradentes e depois voltar para Ouro Preto – digo isso porque eu, pessoalmente, prefiro encarar as maiores distâncias com a agradável expectativa de quem está chegando do que com a dorzinha de estar indo embora.
    Se você tiver a opção de voltar pelo aeroporto da Zona da Mata (nos arredores de Juiz de Fora), Tiradentes fica mais perto dali. Mas é uma zona rural e não sei como você poderia fazer se estiver com um carro alugado. Talvez seu hotel na cidade possa ajudar com informações mais detalhadas.
    Minha sugestão com relação à hospedagem é você dividir suas noites entre Tiradentes e Ouro Preto (Congonhas é no meio do caminho entre as duas cidades e Mariana é mais perto de OP).
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem
    Abraços
    Flávia

  29. Olá Flavia,
    Estou querendo ir com meu filho conhecer as cidades históricas. Gostaria de saber qual aeroporto devo desembarcar e qual a cidade mais próxima. Não sei se vou primeiro para ouro preto ou tiradentes. Queremos conhecer Congonhas, Outro Preto, Tiradentes, Mariana e aceitamos outras sugestões. Acredito que conseguirei “pacotes” com os hoteis, porém pensei em ficar em + de um hotel. Me de um norte por favor!!pretendo ficar uns 7 dias. Obrigada,

  30. Oi Salomé!
    Me parecem muitas viagens de ônibus para tão poucos dias. Vale lembrar que sempre se perde tempo na chegada e na saída de uma cidade – você precisa encontrar seu hotel / albergue, fazer o check-in, arrumar a mala, fazer o check-out… Quase sempre essas coisas demoram mais do que a gente imagina. Eu não iria a São João Del Rei. Ficaria dois dias seguidos em Tiradentes, iria no terceiro dia para Ouro Preto e também não sei se iria a Mariana. Isso porque Tiradentes e Ouro Preto são as cidades mais ricas da região em termos de atrações, se você ficar pouco tempo nelas, pode ter a sensação de que não conheceu nada. Terá viajado mas não terá aproveitado os lugares. Quanto mais tempo vocês tiverem para refeições demoradas e passeios tranquilos, mais curtirão as cidades e aproveitarão as férias, acredito.
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem!
    Abraços
    Flávia

  31. Olá, meninas!
    Estou pensando em fazer uma viagem pelo roteiro histórico de MG com uns amigos nas férias de julho. A ideia inicial é de passar 6 dias, mas estamos com dúvida quanto ao trajeto que devemos seguir. Pensamos em inicialmente nos hospedar em Ouro Preto e depois seguir pras demais cidades, mas percebemos que isso resultaria em uma contramão pra todos já que vamos nos movimentar de ônibus por lá. O que pensei, finalmente, foi o seguinte: ficar em Tiradentes no primeiro dia, conhecer São João Del Rei no segundo (me informaram que deve-se guardar um tempinho pra se conhecer tudo por lá, então pensei em deixar um dia inteiro), voltar pra Tiradentes no fim do dia. No 3º dia, seguir para São João Del Rei novamente e ir para Ouro Preto de ônibus. Em Ouro Preto a nossa pretensão é o centro histórico e as atividades ao ar livre, principalmente nas cidades vizinhas, então deixamos o 3º e o 4º dia p/ Ouro Preto. No 5º dia conheceríamos Mariana (indo de ônibus) e no 6º BH (também de ônibus). O que acham? Será que a gente consegue seguir esse roteiro andando de ônibus mesmo?

  32. Oi Fabiana, nós não fomos a Sabará não. Acho que se você curte o clima de cidade do interior, pode ser legal a visita. Mas acho que em termos de patrimônio histórico, Ouro Preto, Tiradentes e Congonhas são mesmo as mais relevantes.
    Abraços
    Flávia

  33. oi, Flávia. vcs não foram para Sabará? será que vale a visita?

  34. Oi Maria Tereza,
    acho que vocês podem dividir a base entre Tiradentes e Ouro Preto. Isso porque ambas as cidades têm bastante a explorar, mas não acho próximas o suficiente para vocês se deslocarem entre uma e outra diariamente – são 156km, o que daria umas duas horas de estrada se vocês estivessem de carro. De Tiradentes vocês poderiam ir até São João Del Rei passar o dia, num passeio de Maria Fumaça. Ouro Preto oferece passeio semelhante até Mariana. Acho que ambas as cidades merecem ser visitadas – mas eu não diria que são imperdíveis, como Ouro Preto e Tiradentes. Já para explorar Congonhas (onde ficam os famosos profetas de Aleijadinho), Ouro Preto fica mais perto (56 km) mas parece que não há ônibus ligando as duas cidades e a maneira mais prática para quem está sem carro é ir de ônibus saindo de Tiradentes. Aí seriam duas horas de viagem, mais ou menos. Mas seu hotel em Ouro Preto pode lhe informar melhor sobre isso.
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem!
    Abraços
    Flávia

  35. Olà Boa Noite, Flàvia
    Estamos em 4 pessoas e gostariamos de fazer um percurso pelas cidades historicas mineiras mais importantes. Pretendemos sair de Vitoria ES de trem atè Belo Horizante. Dai partiremos de onibus para Ouro Preto, onde pousaremos. E dai, qual o melhor percurso? E no final retornar para Vitoria, de onibus. Aguardando retorno, obrigada.

  36. Olá! Estamos em 4 pessoa, voaremos de SP à BH e ficaremos em Tiradentes no período de 15 a 20.11. Pensamos em alugar um carro para chegar em Tiradentes e termos autonomia de pararmos em outras cidades. Quais dicas para o roteiro, uma vez que reservamos a pousada apenas em Tiradentes? Como chegaremos em BH pela manhã, já valeria a pena passarmos o dia em Ouro Preto? O que vc sugere? Temos interesse em conhecer Congonhas, Del Rey, MAriana, Inhotim…
    Grata,
    abraço, Helena

  37. Oi Katia,
    Para oito dias eu recomendo fazer a base por quatro dias em Ouro Preto e os outros quatro em Tiradentes. Ou faria três em Tiradentes e cinco em Ouro Preto para dar uma escapada até Inhotim, a maior galeria de arte ao ar livre no mundo. De Tiradentes para Ouro Preto, você pode dar uma parada em Congonhas. Já em Tiradenntes mesmo, pode esticar até Bichinho, famosa pelo artesanato (lindo, mas meio carinho). Os passeios nas cidades você deve definir pelos dias de semana em que estará lá, já que às segundas, por exemplo, algumas atrações turísticas fecham.
    Quanto a pousdas, eu estive em Ouro Preto há alguns anos e não tenho referências recentes. Já a viajante Reba esteve em Tiradentes há menos tempo e tem dicas mais recentes aqui: http://asviajantes.com/viagem/tiradentes-historia-comida-e-cachoeira
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem!
    Abraços
    Flávia

  38. Adorei seu blog e como estou pretendendo visitar as cidades históricas mineiras, venho pedir sua ajuda. Na metade de julho/2013, saindo do Rio, planejamos(somos dois casais) passar uns 8 dias conhecendo as cidades mineiras. Gostaria de sugestões de roteiros e pousadas.
    Agradeço desde já,
    Katia Brros

  39. Oi Nelson,
    Eu acho que uma semana é um período razoável. Como a volta para casa costuma ser mais sofrida, eu começaria por Ouro Preto, que é a maior distância do Rio. Ficaria uns quatro dias lá, talvez desse uma esticada em Inhotim (a maior galeria de arte ao ar livre do mundo, unanimidade entre viajantes de todas as idades). De Ouro Preto para Tiradentes pararia em Congonhas para um passeio durante o dia e ficaria o restante do tempo em Tiradentes, curtindo a cidade e tomando banho de cachoeira, como a viajante Reba recomenda aqui: http://asviajantes.com/viagem/tiradentes-historia-comida-e-cachoeira
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem!
    Abraços
    Flávia

  40. Estou planejando fazer uma viagem às cidades históricas de Minas, em janeiro de 2013. Vou sair de carro do Rio de Janeiro e estou na dúvida sobre qual seria o melhor roteiro a seguir. Para fazer uma viagem tranquila, com calma, apreciando tudo de bom que há para ver, quantos dias devo considerar para essa viagem? Desde já agradeço pelas informações que puder me dar.

  41. A Vanessa mandou email para a gente perguntando qual o melhor roteiro para uma estada de quatro dias pela região, chegando por BH. Como a dúvida dela pode ser também de outras pessoas, resolvemos compartilhar a resposta aqui.
    Vanessa, eu sugrio que você divida sua viagem em duas etapas: dois dias tendo Ouro Preto como base e dois dias em Tiradentes. Eu dedicaria dois dias a Ouro Preto mesmo, apenas circulando pela cidade e, no caminho para Tiradentes, pararia em Congonhas do Campo.
    Mais do que essas cidades eu acho demais para tão pouco tempo, já que Tiradentes e Ouro Preto têm muitas atrações. É só lembrar que de BH a Ouro Preto são 1h30 de viagem. Já entre BH e Tiradentes são 2h40 de carro. E a distância entre BH e Tiradentes é de 2h30 de estrada.
    Vale lembrar que antes de decidir onde você vai passar a segunda-feira, cabe checar no seu hotel se as atrações turísticas estarão abertas, já que muitas fecham nesse dia.
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem
    Abraços
    Flávia

  42. Gente sou baiana, tenho paixão por Minas e a pela historia da escrava Chica da Silva e João fernandes q por lá viveram uma linda e emocionante história. Ñ vejo a hora de visitar os locais e ver td de pertinho. Me ajudem em sugestões e opiniões. Valeu.

  43. amei as fotos.gosto de cidades assim.e lindo

  44. Oi, Edson. Flávia responde da Itália, onde está agora: “Olha, com tão pouco tempo o ideal seria focar em Tiradentes e Ouro Preto e esquecer Mariana e São João del Rei, que não têm tanto para ver quanto as duas primeiras. E talvez seja o caso de deixar BH para uma outra visita também, porque um dia só na capital pode ser pouco, ao passo que quatro dias divididos entre Tiradentes e Ouro Preto fica uma conta mais honesta. Eu sugiro ainda que no caminho entre uma e outra vocês parem por algumas horas em Congonhas. Abraços!”

  45. Oi Flávia, eu e minha esposa estamos saindo do Amazonas, e pretendemos conhecer Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e S. J. Del Rei, nos dias 05, 06 e 07 de setembro. Dia 08 pretendemos dedicar a BH, pois dia 09 retornamos a Manaus. Que cidades devemos priorizar? Por onde começar? Nosso perfil é curtir culinária, arte e cachoeiras… De antemão, te agradeço.

  46. Oi Carlyle!
    Normalmente os meses de setembro a novembro são mais secos em Minas.
    Fico feliz que tenha gostado do blog.
    Abraços
    Flávia

  47. Estamos em Natal RN programando viagem de moto para as cidades historicas de Minas, a dúvida é: chove muito por lá em setembro?
    Parabéns pelo blog que tirou-nos várias dúvidas.
    Crlyle

  48. Linnnnnnnnnnnnnnnnnda! DIAMANTINA.M/Gerais
    Passei minhas férias, em setembro, 2010, sol maravilhoso da primavera.
    Elegante, cidade.

    Cachoeiras lindas,povo simpatico.

    15 dias passeando.
    É um espetaculo poder ver o nascer e o Pôr- do -sol lá de cima das serras…
    Ouvir o burburinho dos riachos e os gorgeios dos passraos, numa harmonia divina com o céu azul.
    Demais.
    Voltarei breve.
    Deus permitirá.
    Beijos, para Rua do Amapro.

  49. eu gostei de ter visitado a cidade de Diamantina e foi muto bom se eu fosse vcs,vcs iam visitar.
    Fica no interior de Minas Gerais.
    beijos amei ter ido lá

  50. Oi Roberto!
    Ficamos felizes que tenha gostado do blog.
    Abraços
    As Viajantes

  51. Estava procurando um roteiro para as cidades históricas mineiras e achei este blog. Encontrei mais do que procurava. Vou adicionar a página aos favoritos. Muito bacana. Parabéns.

  52. Olá, Jac!

    Obrigada pelo elogio ao blog.
    Infelizmente não vou poder te ajudar muito, já que não encontrei nenhuma informação sobre como ir de ônibus para Congonhas desde Tiradentes ou de São João Del Rei. O que descobri foi o seguinte:
    . A rodoviária de Congonhas fica longe das imagens dos profetas e das capelas de Aleijadinho. No fim de 2010 uma corrida de táxi entre os dois pontos chegava a custar R$ 70;
    . Existe uma opção de viagem de ônibus de Ouro Preto para Congonhas e vice-versa através de Ouro Branco. Não tenho referências sobre ônibus diretos. Minha recomendação seria você se informar direto com sua pousada sobre esse deslocamento.

    Boa viagem

    Abraços
    Flávia

  53. Olá!
    Adorei ler esse post, pois estou planejando uma ida as cidades historicas nas minhas férias.
    Saio do RJ de ônibus e pensei em fazer o roteiro: RJ- TIRADENTES/ SJDR (3 DIAS)- CONGONHAS (1 DIA, SEM HOSPEDAGEM)- OURO PRETO/MARIANA (3 DIAS- RJ. Que acha? Não sei se na volta irei aBH, acho q não dá tempo.
    Mas não uma informação que tá me tirando o sossego… Como vou de Tiradentes/SJDR pra Congonhas??

    Obrigada e parabéns pelo blog!

  54. Obrigada, pelas informações, Flávia! Espero que faça um friozinho, para ficar um clima mais romântico!

  55. Oi Silvia,
    em abril normalmente já começa um friozinho leve em Minas. Se você for do tipo friorenta, vale se precaver. Mas como o tempo anda meio maluco, recomendo que na semana da viagem você acesse um site de meteorologia para te ajudar na hora de fazer a mala. Eu costumo consultar o Climatempo: http://www.climatempo.com.br/

    Boa viagem!

    Abraços

  56. Oi, Flavia,
    Eu e meu marido estamos indo pela CVC no pacote estrada real, passando por Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, Congonhas e Sao Joao Del Rey. Gostaria de saber como está o clima em abril na regiao(esperamos que esteja ameno, ja que moramos em Manaus e fugimos do calor quando dá). Nossa viagem sera curta – de 11 a 15 de abril. Tenho certeza que vamos amar!

  57. Oi Marcus,

    infelizmente eu não tenho referências dos hotéis para lhe passar. Mas acho que colocando os nomes deles na internet você pode achar comentários em fóruns de viagens ou outros sites especializados.
    Com relação ao roteiro achei ótimo. Eu só faria um adendo e tentaria aproveitar um dos dias em BH para esticar até Inhotim, um complexo de arte contemporânea ao ar livre que tem renome internacional. Dizem que é um programão para crianças e adultos, mesmo que não sejam iniciados em arte.
    Abraços

  58. Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês meu circuito nas cidades mineiras. Peço opinião de vocês e dicas.

    24/02 até 27/02 (até 10hs) – Belo Horizonte, com visita em 26/02 (domingo) a Sabará
    27/02 até 01/03 (até 10hs) – Congonhas, Tiradentes e Sao Joao Del Rey
    01/03 até 03/03 (até 10hs) – Ouro Preto e Mariana

    Em termos de hoteis, devo ficar nos indicados abaixo, mas não é certo porque estou fazendo cotação ainda:

    BH – Majestic BH
    Ouro Preto – Sorriso do Lagarto ou Hospedagem Antiga ou Pousada das Bandeirantes
    Tiradentes – Pousada da Sirlei ou Pousada Serra Vista ou Pousada Serenna

    Abs

  59. Pretendo um dia fazer essa viagem. quando for publico tudo no meu blog. É um sonho, se deus quiser eu vou.
    Beijos

  60. Oi Fernanda,
    Eu estive recentemente em Tiradentes e São João del Rei com um bebê e nós tivemos uma experiência sem traumas. Em ambas cidades há hotéis com boa estrutura pra receber os pequenos – pode valer a pena investir em quartos com ar condicionado por conta dos mosquitos – e as ladeiras não são tão grandes. Ouro Preto é mais famosa por ladeiras imensas mas eu acho que elas não serão páreo para o seu carro, mesmo a diesel. O que costuma incomodar um pouco os bebês são os paralelepípedos. Os carrinhos costumam tremer muito em chão desse tipo e nosso sobrinho ficou um pouco irritado dependendo da distância que nós percorríamos a pé. Se vcs estiverem com disposição para carregar a pequena viajante no colo mais vezes do que o habitual pode se preparar para uma viagem maravilhosa.
    Outras dicas aqui: http://asviajantes.com/viagem/tiradentes-historia-comida-e-cachoeira
    Beijos

  61. Olá,
    Pretendemos ir as cidades históricas de 14 de janeiro a 21 de janeiro de 2012 levando na mala nossa bebê de 6 meses…o que vc sugere?
    Esses lugares tem muitos morros?
    Temho um carro a diesel que como s abem perde potencia nas subidas…
    Grata

  62. Marcus, eu nunca estive em BH, mas baseada em outras recomendações de guias e viajantes, eu sugiro que você faça contato com um desses hotéis:
    . Promenade BH Platinum – Av. Olegário Maciel 1748, Lourdes, tel.: (31) 2125-3800
    . Royal Savassi – Rua Alagoas 699, Savassi, tel.: (31) 3247-6999 / 0800-7040022
    . Hotel Mercure – Av. Do Contorno 7315, Lourdes, tel.: (31) 3298-4100 / 0800-7037000
    . Clarion Hotel – Rua Bernardo Guimarães 2032, Lourdes, tel.: (31) 3290-0933

    Em Ouro Preto, aonde não vou já há um tempo, sugiro que você procure uma dessas:
    . Pousada do Mondego – Largo de Coimbra 38, tel.: (31) 3551-2040
    http://www.mondego.com.br
    . Pousada Solar Senhora das Mercês – Rua Felipe dos Santos 134, tel.: (31) 3551-2405
    http://www.solarsenhoradasmerces.com.br/
    . Pousada Solar da Ópera – Rua Conde de Bobadela 79, tel.: (31) 3551-6844
    http://www.hotelsolardaopera.com.br/
    . Pouso do Chico Rei – Rua Brigadeiro Musqueira 90, tel.: (31) 3551-1274
    http://www.pousodochicorei.com.br/

    Já em Tiradentes, a Viajante Reba esteve mais recentemente e ela sugere que você procure uma dessas:
    . Pousada Vivenda (http://www.pousadavivenda.com.br) – Fica a uns 10 minutos andando desde a praça principal mas é um bom custo benefício. Os quartos são novos, tem uma piscina bem pequena e estacionamento. Tels: (32) 3355-1982
    . Pousada Berço da Liberdade (http://www.pousadabercodaliberdade.com) – Tels: (32) 3355-1831
    . Pousada Três portas (http://www.pousadatresportas.com.br/) – Mais simples mas bem central. Tel.: (032) 3355-1444 / (032) 3355-1184

    Só ressaltando que nenhuma de nós já ficou hospedada em todos esses lugares. A Reba ficou na Pousada Vivenda numa viagem de família e gostou.

    Boa viagem

  63. Flavia,

    Quais hoteis ou pousadas que você recomendaria nessas cidades e BH? Eu devo ficar, provavelmente, o primeiro final de semana da viagem em BH.

    Abs

  64. Oi Marcus, o único porém de janeiro é ser uma época de chuvas, o que atrapalharia seu passeio. De toda forma, como não tem muito como prever, acho que vale você se programar e se informar mais perto da data de pertida. Quando a eventos GLS, infelizmente, não sei informar.
    Espero ter ajudado.
    Abraços
    Flávia

  65. Flavia,

    Qual o melhor periodo para ir a MG?

    Pensei em pegar de 21 a 29/01/2012 saindo do RJ, mas quero algo que nao gaste muito… Sou historiador amador, por isso eu interesse pelo Centro Histórico.

    Outra pergunta que tenho é sobre eventos GLS em Minas nessas cidades… Existem?

    Obrigado.

  66. Oi Marina, acredito que você não precise pernoitar em São João nem Congonhas. Quanto ao tempo para viagem, algo entre 7 e 10 dias acredito que seja suficiente. Com relação ao roteiro, uma boa sequência é Tiradentes – São João – Congonhas – Ouro Preto ou o contrário, dependendo do seu ponto de origem, conforme está indicado no post.
    Essas são apenas sugestões. A melhor pessoa para decidir tudo isso é o próprio viajante, que sabe que tipo de viagem gosta de fazer.
    Boa viagem!
    Beijos

  67. Olá pretendo visitar as cidades historicas de minas. Qual a ordem das cidades devo seguir? Quantos dias são necessarios para realizar o roteiro? Necessito ficar hospedada em cada cidade ou ficar hospedada em apenas uma e realizar a visita de carro?

  68. Oi Luciane,
    Se vocês querem fugir do carnaval, eu sugiro passarem longe de Ouro Preto. As ruas da cidade ficam tomadas por jovens de todo o país que ocupam as repúblicas com festas que não têm hora para acabar. Acho tranquilo, porém, vocês irem a São João del Rey e Congonhas. Tiradentes tem um carnaval mais tranquilo, só de marchinhas – esse ano foi proibida a execução de axé para não descaracterizar a festa. Levando em consideração que Tiradentes tem mais atrações que as outras cidades, eu consideraria me hospedar por lá, em vez de BH, já que ficar indo e voltando entre as cidades pode ser meio cansativo. Mas se você quer fugir totalmente do carnaval, talvez seja melhor se informar numa pousada sobre como fica a cidade.
    Infelizmente não conheço nenhum livro sobre as cidades históricas de Minas.
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem!
    Bjs

  69. Olá Flávia,

    Muito obrigada pelas informações, roteiro aumente esclarecedor!

    Sou de São Paulo, vou de avião até BH e alugarei um carro! Ficarei em BH e arredores de 17 a 22 de fevereiro (Carnaval 2012), serão 5 dias completos, qual o roteiro você recomenda? Realmente compensa alugar o carro?

    Além disso escolhemos Minas por ser menos balado no carnaval, será que realmente encontraremos agito por lá nessa época?

    Outra coisinha … recomenda algum livro sobre as cidades? Andei procurando, mas não encontrei!

    Mais uma vez, obrigada! Beijo!

  70. Oi Cristina, eu não me hospedei em nenhuma dessas pousadas, mas elas são referenciadas por guias turísticos. Espero que as indicações te ajudem:

    . Pousada do Mondego – Largo de Coimbra 38, tel.: (31) 3551-2040
    http://www.mondego.com.br

    . Pousada Solar Senhora das Mercês – Rua Felipe dos Santos 134, tel.: (31) 3551-2405
    http://www.solarsenhoradasmerces.com.br/

    . Pousada Solar da Ópera – Rua Conde de Bobadela 79, tel.: (31) 3551-6844
    http://www.hotelsolardaopera.com.br/

    . Pouso do Chico Rei – Rua Brigadeiro Musqueira 90, tel.: (31) 3551-1274
    http://www.pousodochicorei.com.br/

    Abs

  71. Olá, gostaria de uma dica de hotel/pousada em Ouro Preto. Estou planejando ir em fevereiro/2012 com meu namorado. Obrigada!

  72. Oi Fatima,
    Nós ficamos na Pousada Vivenda, que fica mais ou menos a uns 10 minutos de caminhada da Praça Principal. O lugar é super recomendado pra casais mas dependendo do número de pessoas da sua excursão pode ficar um pouco contramão. Eu sugiro que vc pesquise um hotel na praça principal mesmo. Há pousadas para todos os bolsos e tipos de viajantes.
    Outras infos de Tiradentes vc acha aqui: http://asviajantes.com/viagem/tiradentes-historia-comida-e-cachoeira
    Beijos

  73. Preciso de dica sobre hospedagem em Tiradentes, estarei como uma excursão pela rota das cidades históricas em Janeiro/2013.
    Obrigado, Fátima.

  74. Oi Fabiana, nossa sugestão é vocês priorizarem essas atrações:
    . Centro Histórico
    . Igreja de São Francisco de Assis (largo de Coimbra; ter a dom, 8h30 às 11h50 e 13h30 às 17h)
    . Matriz Nossa Senhora da Conceição com Museu do Aleijadinho (Praça Antonio Dias; ter a sáb, 8h30 às 12h e 13h30 às 17h; dom, 12h às 17h)
    . Casa dos Contos (Rua São José 12; seg, 14h às 18h; ter a sáb, 10h às 18h; dom, 10h às 16h)
    . Igreja de Nossa Senhora do Carmo (R. Brigadeiro Musqueira; ter a sex 9h às 11h e 13h às 16h45; sáb, 9h às 16h45; dom, 10h às 16h45)
    . Matriz do Pilar (Praça Monsenhor Castilho Barbosa; ter a dom, 9h às 10h45 e 12h às 16h45)

    Boa viagem!
    . Teatro Municipal (R. Brigadeiro Musqueira; seg a sex, 9h às 18h; sáb e dom, 12h às 18h)

  75. Olá Viajantes!

    Eu tenho somente o fim de semana( saindo na sexta de manhazinha de Sao Paulo) e gostaria de conhecer Ouro Preto. Estamos planejando para o próximo fim de semana. Na opiniao de vcs qual deve ser a nossa prioridade? Iremos embora no domingo.
    Abraços
    Fabiana

  76. Eliane,

    o preço das pousadas é bem equilibrado nas três cidades. Por conta do volume de turistas, há mais opções em Ouro Preto e Tiradentes, consequentemente, maior variedade de preços. Além disso, como Ouro Preto e Tiradentes são cidades com mais opções de lazer (restaurantes, sítios históricos), pode ser mais interessante optar por uma delas. Ouro Preto é uma cidade universitária, com uma pegada mais jovem. Tiradentes é mais conhecida pelos restaurantes. Acho que você pode tentar orçar pousadas nas duas, para depois fazer sua escolha.

    Boa viagem!

  77. Ola, achei suas dicas maravilhosas e gostaria de fazer o roteiro das Cidades Historicas de Minas de carro com meu marido saindo de São Paulo, gostaria de saber em qual cidade o preço das pousadas é mais barato ( Tiradentes, Ouro Preto ou São João Del Rey ), vou seguir todas as suas dicas. Aguardo o seu retorno. bjs Eliane

  78. Oi Eleonora,
    Bem pertinho do Centro a Três portas é uma ótima opção.
    Também já estivemos na pousada Vivenda que não é exatamente na praça mas são 10 minutinhos só de caminhada.
    Você vê mais sobre Tiradentes aqui: http://asviajantes.com/viagem/tiradentes-historia-comida-e-cachoeira

    Beijo

  79. Preciso urgente de dicas de pousadas em Tiradentes para começo de julho (8 a 11). Várias que liguei já estão lotadas. Se alguém puder indicar preferia próxima ao centro. Pode ser pequena mas que tenha um bom café da manhã, que seja bem arrumadinha e com atendimento legal. Obrigada Eleonora

  80. Raquel, certamente quatro dia é pouco tempo para fazer o roteiro das cidades históricas. Como Inhotim é bem perto de BH, entre as históricas eu escolheria Ouro Preto, que também é próxima da capital mineira.
    Boa viagem!

  81. Olá, iremos de SP de carro, parece que 4 dias não serão suficientes para o passeio em todas as cidades históricas, mais ida e volta. Tem alguma sugestão? Iremos com nossa filha de 3 aninhos. Estou muito curiosa pra conhecer todas, até Inhotim. Será que conseguiremos em tão pouco tempo???

  82. Leonel, para apenas quatro dias eu faria minha base de viagem em Ouro Preto. É a cidade com mais atrações e, além disso, fica fácil para vocês esticar em Mariana e Congonhas, que ficam a uma hora de distância. Só não esqueçam de se informar sobre estacionamento com seu hotel ou pousada.
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem!

  83. OI Flavia
    eu e minha irma estaremos de 21 07 2011 a 25 07 2011 em BH. Somos gauchos e queremos alugar um carro p fazer o circuito historico. Ambos os dias o horario do auto sera as 12:00h, a dica que queremo seria de qual as cidades historicas que deveriamos conhecer, quais os locais e pretendemos sair de BH e so voltar p embarque no Aviao…ou seja, curtir muito pois gostamos des ser turistas de carteirinha, conhecer tudo e mais um pouco, o que vc nos daria de dica de dias para ficar e roteiro a fazer?
    obrigado
    LP

  84. Débora, como julho é mês de férias, eu acho meio arriscado deixar para procurar hospedagem lá. Eu não faria isso. Espero ter ajudado.
    Boa viagem!

  85. Oi, Flávia!

    Estou planejando fazer esse roteiro nas férias de julho com meu namorado. Vc acha que é preciso reservar pousadas com antecedência ou vale a pena arriscar sem nenhuma reserva para ter mais liberdade de alterar o roteiro?
    Um abraço,
    Débora

  86. Oi Gilson, depende do quanto vocês pretende conhecer e do clima que pretende encontrar nas cidades. Ouro Preto, por exemplo, é uma cidade com muitos universitários. Normalmente cidades assim ficam mais tranquilas em férias, feriados e fins de semana. Embora eu saiba que o Carnaval e a Festa do 12 (12/10) sejam bem agitados. Já em Tiradentes, os dias de semana costumam ser menos agitados. De qualquer forma, estamos falando de cidades pequenas, onde o ‘agito’ – à exceção de feriados e festas – costuma ser ainda assim tranquilo. Em um fim de semana, de toda forma, acho meio apertado para fazer todo o roteiro do post. Para percorrer todo o circuito, sugiro que você comece na segunda e só termine no domingo. 😉 Boa viagem!

  87. Você acha melhor fazer a visita durante a semana ou no final de semana? grato.

  88. Oi, Cristina. Infelizmente nenhuma das Viajantes que esteve em BH se hospedou em hotel. Mas uma região que é bem animada na cidade é o bairro Savassi, cheio de bares bacanas. Quanto à viagem pelas cidades históricas, acredito que o carro seja uma opção melhor se você quiser visitar muitas cidades, porque vai ter mais mobilidade sem depender de horários de ônibus. Por outro lado, se você vai visitar apenas um ou dois lugares, o ônibus pode ser mais prático, já que o carro vai acabar ficando parado mesmo e em Ouro Preto, por exemplo, pode não ser tão fácil estacionar. No mais, boa viagem!

  89. Olá… gostei muito deste roteiro. Estou pensando em ficar em BH e fazer este roteiro, ainda não sei se de carro ou um ônibus. Não sei!!!!!!! Em BH, podem me sugerir um hotel, central, bom, bonito e barato ?!?!?!?
    Obrigada

  90. Olá. Estou saindo de Fortaleza para passear 4 dias (21 a 24/04) em Minas na região de Ouro Preto, Mariana, Congonhas, SJ Del Rey e Tiradentes. Que sugestões podem me dar para aproveitar o mínimo?

  91. Ótimo relato de viagem.

    Para quem quer um pouco mais de comodidade estamos a disposição com serviços privativos de receptivo.

    Um abraço,

    Equipe D’Minas Turismo

  92. Ah, esqueci de te sugerir um tempo ideal para o roteiro completo: eu sugiro entre 7 e 10 dias para curtir tudo sem pressa.

  93. Oi Álvaro, eu acho que um fim de semana para Tiradentes, Congonhas, São João del Rey, Mariana e Ouro Preto fica muito apertado. Para um fim de semana eu recomendo só Tiradentes ou São João del Rey e Congonhas. Para Ouro Preto, não vale a pena dedicar só dois dias…

  94. Ola, gostaria de saber quanto tempo leva para concluir o passeio sem pressa?

    Guardar um fim de semana para cumprir o itinerario basta?

  95. Essa viagem realmente é incrível!
    Minha dica: Vá de carro, pela estrada real!
    A paisagem é deslumbrante.
    Outra boa, para quem gosta de natureza são as cachoeiras da região… Bom para fugir um pouco do tradicional casa colorida/tutu à mineira/artesanato.

    Bjos

    Jubi!

  96. Muito bom, tambem amo esse trajeto.

  97. Eu fui nas minhas férias de inverno para lá e também estou publicando tudo lá no blog. Tin tin por tin tin. Resultado: amei e não vejo a hora de voltar!

    Beijo!

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>