• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Rio Sena: conhecendo Paris de barco

passeio de barco no rio sena, em paris

Ponte Alexandre III, a mais bonita de Paris, vista do Sena

Paris e Rio Sena são palavras indissociáveis. Ao longo da história da capital da França, sempre foi através do rio que correu a vida parisiense. Hoje em dia, entre pontes, piqueniques nas margens e passeios de barco, o Sena continua sendo uma atração fundamental para qualquer turista que visite Paris. Mesmo que você não queria cruzar com ele, ele vai cruzar o seu caminho.

torre eiffel, rio sena, paris

A Torre Eiffel vista do Sena, no entardecer

Todo mundo diz que a melhor maneira de se conhecer Paris é à pé. Pois a segunda melhor – independente do tempo que se fique na cidade – é um passeio de barco pelo Sena. Há opções diversas, que vão desde passeios em barcos com teto de vidro a jantares românticos noturnos, e você vai se encantar em qualquer uma delas.

Passeio diurno ou noturno? Eis a questão – No passeio de barco pelo Sena, tem-se uma visão privilegiada de pontos turísticos centrais da cidade, como o Louvre, o Orsay e a Torre Eiffel. O horário vai ser determinante para a impressão que a cidade vai te causar. Se você quiser boas fotos, vá durante o dia; se quiser apreciar as razões de Paris ser chamada de cidade-luz, opte pelo passeio noturno. Lembre-se apenas que do outono à primavera é um bocado fria essa ‘aventura noturna’.

Nos passeios tradicionais normalmente um guia fica ao microfone contando as histórias dos museus e monumentos. Se vai ser chato ou interessante, depende de cada viajante. Mas se você quiser entender o que eles falam, procure um passeio que inclua o roteiro numa língua em que você é fluente – não há muito tempo para perguntas no trajeto.

passeio de barco pelo rio sena, em paris

Do Sena, a boa vista dos monumentos de Paris

Sem risco de enjoar – Os passeios normalmente duram uma hora, com saídas a cada meia hora, e vão de uma ponta à outra do Sena, percorrendo o trecho mais rico. Não há grandes balanços, tampouco solavancos e mesmo quem costuma enjoar em barcos pode subir a bordo sem medo.

Antes de comprar seu bilhete, esteja certo do passeio que você está escolhendo. Vedettes de Paris é uma da empresas que fazem o passeio bate-e-volta. Já o Batobus é o chamado ‘hop on, hop off’, com oito estações ao longo do Sena onde o turista pode embarcar e desembarcar durante um dia inteiro. Esse bilhete custa 14 euros.

Passeio com almoço ou jantar – Há ainda a opção de um jantar romântico no Sena – dançante ou não. Esse passeio eu nunca fiz, mas o blog Conexão Paris recomenda a companhia Bateaux Parisiens. Na companhia Bateaux Mouches, o passeio com almoço fica em torno dos 60 euros, subindo para 100 a 150 euros no jantar.

Para imprimir este post sobre passeios de barco no Rio Sena, em Paris, clique aqui.

Personal Trip

About the Author

Flávia tem viagens planejadas para os próximos cinco anos, pelo menos. Só tem um porém: todas precisam de uma parada em Paris.

10 Respostas para “ Rio Sena: conhecendo Paris de barco ”

  1. Oi Marcio, certamente estará normalizado. Agosto não é época de chuvas lá.
    Boa viagem!

  2. ola flavia, obrigado pela resposta. iremos em agosto, torceremos pela normalizaçao da navegaçao no sena.

  3. Oi Marcio,
    Você pode pegar o Batobus, que é uma empresa que faz tipo sightseeing pelo Sena. Eles têm sete ou oito pontos de parada ao longo do rio onde você pode subir e descer. Um desses pontos é a Torre Eiffel. Aqui tem um mapa: http://www.batobus.com/
    A notícia chata é que no momento o Sena está passando por uma cheia e os passeios de barco estão suspensos. Dependendo de quando você vá, pode ser que a situação não tenha normalizado ainda.
    Espero te ajudado.
    Boa viagem
    Abraços
    Flávia

  4. eu tenho uma pergunta um pouco boba…eu quero pegar o bateau na torre eiffel. dai eu irei até aonde? e pra voltar … posso voltar no mesmo barco?

  5. Oi Zilmar,
    diversas empresas fazem esse passeio, com muitos horários disponíveis. Não acho que você deva se preocupar com uma compra antecipada.
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem
    Abraços
    Flávia

  6. Podeira me informar se posso comprar o bilhete na hora? estou viajando no inicio de junho e quero fazer o passeio no sena no dia da minha chegada, mas tenho medo de comprar antecipado e o voo atrasar.

  7. Estivemos em junho. É fantástico. Realmente muito fria Paris em junho. Não se esqueça de levar blusas e cachecol principalmente nesse passeio. Inesquecível!!!!

  8. ..Uma das coisas que voce nao pode deixar de fazer quando for para Paris e dar um belo passeio de barco pelo rio Sena. Existem passeios durante o dia e aqueles noturnos..Isso foi uma grande duvida para mim.

  9. É mais do que um passeio , é uma viagem entre o passado,suas pontes , seus amores , sua elegancia,mais do que tudo é o charme de Paris, temos que fazer isso ao menos uma vez na vida!! Y love Paris

  10. Já fui duas vezes a Paris e nunca passeei de barco. A primeira não tive tempo, foi rapidinho. A segunda até tinha tempo, mas em Janeiro, com temperatura média de -2, eu não curtia muito passar pela beira do Sena e sentir sua “brisa”…
    Numa próxima ida lá, com clima não congelante, passearei de barco.

    Abraço!

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>