• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Que tipo de viajante você é?

torre eiffel, rio sena, paris

Paris, 'toujours' uma opção para todos os tipos de viajante

Acontece com frequência: amigos, colegas e leitores nos pedem dicas de lugares para visitar sem ter a menor ideia do que querem, sem saber nem mesmo para que continente querem ir. Parece estranho? Nem tanto, principalmente se você tem interesses diversos. Praia no Nordeste ou compras nos Estados Unidos? Museus na Europa ou baladas na Austrália? Depende do momento da vida, da grana que você pretende gastar, se vai sozinho ou acompanhado e por aí vai. Ao longo do tempo, desenvolvemos diferentes perfis de viajantes. Em que fase você está? Abaixo, damos algumas dicas de viagem para quem está perdido.

1) Você é…

…solteiro?

Se quiser aproveitar, não há dúvidas. Caia na balada europeia. Ibiza, Barcelona, Amsterdã, Londres e Berlim são boas opções. Na América, Nova York, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo são top-of-mind em qualquer lista e, na Ásia, Tóquio tira onda. Sem esquecer das noites divertidas na Austrália e Nova Zelândia. Esses locais também têm boas opções para de baladas gay.

…comprometido?

Há casais e casais. Conhecemos uns que vão passar (juntos) carnaval em Salvador e tudo bem. Esses baladeiros podem seguir as dicas acima. Mas se quiserem ficar de chamego, além dos destinos clássicos (Paris, cidades e ilhas gregasVeneza, Roma, Florença), podem apostar na romântica Dresden, na charmosa Praga, na sexy Sevilha ou na paradisíaca San Andrés. Marrakesh e Istambul também foram aprovadas com louvor pelas viajantes casadas.

—————–

2) Você quer…

…sombra e água fresca?

O Nordeste é a opção mais à mão e nossa praia preferida por lá é Carneiros (PE). Mas nem sempre ir a Fortaleza, SalvadorMaceió ou Lençóis Maranhanses sai em conta. Muitas vezes dá para conseguir uma promoção para algum destino do Caribe que sai mais barato. E não vamos desprezar algumas praias europeias, como as de Maiorca, Ibiza , Malta e Croácia.

Carneiros, nada para fazer é a maior diversão

…bater perna?

Cidades grandes são a sua praia. Prepare as canelas para andar muito em Paris, Madri, Nova YorkBuenos Aires, Londres Berlim. Todas com infinitas atrações externas, indoor, opções de compras e um ou outro parque para descansar os pés. Reserve pelo menos cinco dias para cada uma delas.

—————–

3) Em matéria de orçamento…

…você está duro?

Aproveite a crise europeia para dar uma força aos países mais ferrados. Portugal e Espanha, conhecidos como os destinos mais econômicos da Europa, estão ainda mais atrativos. Irlanda e Grécia também deram uma barateada, como já descrevemos aqui. Ir aos Estados Unidos também vale a pena, ainda mais se você tiver milhas. Se você mora no Sudeste, também pode ser uma boa passear por perto, de carro mesmo, pelas cidades históricas de Minas, pela costa e serra fluminenses (veja aqui posts de todo o Estado, de Parati a Búzios, de Mauá a Penedo), pelo litoral e interior paulistas ou aproveitar capitais menos badaladas, como Vitória.

…o céu é o limite?

Aproveite o luxo que as grandes urbes podem oferecer (ParisNova YorkBuenos AiresLondres Berlim têm hotéis e restaurantes de ponta para quem pode esbanjar) ou se jogue nos países nórdicos, como a Dinamarca, que é o território do melhor restaurante do mundo, o Noma. Atualmente, é possível encontrar luxo em quase todos os países, mas sem dúvida é em Dubai, nos Emirados Árabes, onde ele fica mais explícito. Inshallá.

—————–

4) Adquirir cultura para você é…

… visitar pelo menos um museu por dia?

Prepare a mochilinha, a garrafa de água e o tênis. Muna-se de mapas e guias. Para desbravar os museus de ParisNova YorkLondres, RomaFlorençaBerlim, Amsterdã e Madri é preciso organização e disciplina de expedição.

Atenas: uma surpresa a cada esquina

… admirar monumentos e atrações ao ar livre?

Lá vem ela de novo, a mais citada: Paris. Londres também, claro. O Leste Europeu (Praga, Budapeste e Viena) e a Grécia (especialmente Atenas) são museus ao ar livre. Roma, Veneza, Florença, imperdíveis; Barcelona impressiona pelo modernismo catalão e, bom, Nova York tem o skyline mais famoso do mundo. Istambul é de tirar o fôlego. E, valorizando o santo de casa, não dá para não incluir o Rio de Janeiro.

… comprar livros, CDs e aparelhos reprodutores deles?

Nova York, São Francisco e Londres para artigos em inglês; Buenos Aires, Santiago e Barcelona para lembrancinhas para quem quer praticar o espanhol; Paris e Berlim também são inesgotáveis (aproveite as promoções de table books e livros de arte).

—————–

5) Defina aventura:

Sou um iniciado no tema. Subo trilhas, me comunico com micos, conheço o som dos pássaros e adoro acampar.

Chapada dos Veadeiros, São Tomé das Letras, Peru, PatagôniaAmazonas são algumas de nossas sugestões. Mas com todo esse know-how verde, o melhor seria que você passasse umas dicas pra gente.

Não sei a diferença entre borrachudo e pernilongo.

Ver o item “bater perna”. Para você, o trânsito desse lugares já vai ser uma aventura inesquecível.

—————–

6) O que é fazer turismo gastronômico?

É experimentar o McFrança, o McItália e o McAlemanha a cada parada da viagem.

Olha, com esse perfil, provavelmente você já foi aos Estados Unidos. Veja se ao menos tenta provar as cadeias de fast-food locais dos outros países (como a natureba Maoz, que existe em vários lugares), assim você varia no tempero. Ou entre num supermercado e prepare um piquenique.

Carpaccio de alpaca, delícia peruana

É viajar em função da comida. Escolho os pontos de interesse de acordo com a localização dos restaurantes que quero conhecer.

Se você não mora em São Paulo, já deveria ter ido até lá, então. Buenos AiresSantiagoLima e Cidade do México são outras mecas da comilança (chique ou estilo fartura) na América do Sul. E como não falar de ParisNova YorkLondres? Mas saiba que a cidade atualmente com mais estrelas Michelin é Tóquio. Uma das que estão brigando nesse páreo é San Sebastián, no País Basco, além de várias localidades da Catalunha espanhola. E dá para comer a Itália inteira (agarre-se com força em Bolonha e Parma). Por último, como já dissemos acima, Copenhague é a nova queridinha dos gourmets.

Não sei. Sempre passo mal nas viagens e acabo procurando restaurantes brasileiros.

Portugal e Espanha têm culinárias muito parecidas com a do Brasil (e restaurantes brasileiros também). Se você gosta de fartura, não tenha dúvida, é para esse lugares onde você deve rumar. Na Itália também não tem erro, a não ser que você não curta massa. Em hipótese alguma coma pizzas e calzones vendidos nas barraquinhas da rua italianas. Conselho de quem já passou muito mal por isso.

—————–

7) Comprar é…

… parte fundamental de qualquer viagem

Miami, Nova YorkBuenos AiresSantiagoMadri para quem busca pechinchas. Londres, Tóquio e Paris, para quem nem olha o preço na etiqueta.

Comprinhas em Istambul

… um saco. Odeio procurar lembrancinhas

Essa dica é geral. Procure as ruas de comércio popular (normalmente no centro) e lojas de departamento para facilitar. Todas as grandes cidades contam com elas.

—————–

8) Política, religião e futebol…

…não se discutem. Mas atraem turistas.

Os países de maioria islâmica, como Turquia e Marrocos, e de culturas mais exóticas, como Índia, vêm atraindo cada vez mais brasileiros interessados em conhecer diferentes formas de vida (de carona, descobrem cores, sabores e sons totalmente diferentes).

Quem curte futebol não dispensa uma visita aos estádios dos principais clubes do mundo. Veja aqui alguns exemplos que visitamos.

E aí, deu para ajudar? Esperamos que sim.

Para imprimir este post, clique aqui.

Personal Trip

About the Author

Depois de três anos morando na Europa, Clarissa foi multada ao voltar ao Brasil. Motivo: excesso de bagagem. Mas não se arrepende. Afinal, eram muitas histórias e dicas para trazer na mala e ela não queria deixar nenhuma para trás.

2 Respostas para “ Que tipo de viajante você é? ”

  1. Adorei o blog! É muito interessante! E ainda descobri que há anos atuo como “Personal Trip”(grátis) para os amigos. rsrsrs
    A análise do tipo de viajante é realmente a primeira coisa a ser considerada antes de qq sugestão. Parabéns e Muito Sucesso!

  2. Adorei as categorias Clarissa !

    Prestando atenção na personalidade e preferências de cada um, fica mais fácil escolher o destino!
    Parabéns pelo site !

    Abraço,
    Cristiana
    http://www.s7study.com

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>