• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

O que provar quando for… à Irlanda.

A paixão nacional irlandesa

A Irlanda é famosa mundialmente por seus pubs e inclinação dos habitantes a bebedeiras festivas. A principal marca de cerveja, a Guinness, é um verdadeiro orgulho nacional. Mas os irlandeses têm hábitos alimentares que valem a pena ser explorados em uma visita ao País.

Saiba mais sobre a Irlanda aqui. 

O cardápio típico começa o dia com uma refeição bem pesada, regada a salsichas e chouriço. No almoço, o irlandês pega mais leve, com uma sopa ou sanduíche acompanhado por uma salada, muitas vezes num dos muitos pubs existentes em cada cidade. À noite, é hora de uma refeição mais consistente e reconfortante, como um bom cozido, normalmente a base de carne ou de porco.

 Veja como explorar Dublin aqui 

Confira abaixo o top 10 da cultura gastronômica irlandesa:

1 – Guinness – A cerveja escura é encorpada e tem espuma consistente. Há todo um ritual que deve ser seguido para obter o pint perfeito. Quando chega ao balcão, ainda muda de cor, passando do marrom café com leite ao negro mais intenso. É dita agridoce, mas pode soar bastante amarga para os iniciantes. Em alguns pubs irlandeses, o pint pode ser servido com xarope estilo groselha, o que consideramos um sacrilégio. A bebida faz parte da cultura, mas também da história do País, e já foi comumente receitada por médicos de outros tempos como remédio.

2 – Café da manhã irlandês – Bem parecido com o café da manhã inglês ele é uma bomba calórica que cura qualquer ressaca. Ovos mexidos ou fritos, salsicha, bacon, cogumelos, tomate assado, morcela (black pudding) e uma morcela branca além de torradas ou o Irish Soda Bread (dê uma olhada no fim do post!).  Ao contrário do café inglês, a maioria não vem com o hash beans, ou seja, aquele feijão branco com molho de tomate. Muitos hotéis servem o café irlandês mas também é super fácil também achar nos pubs.

3 – Irish coffee, o café irlandês com whisky –Se você der sorte de ter a combinação de um bom café e um bom whisky, a bebida se transforma em algo dos deuses. Não tem muito mistério – é apenas café misturado com whisky mesmo – mas parece que a bebida ganha um gosto especial por conta do clima chuvoso irlandês. É uma espécia de conforto líquido.  Por causa do whisky não é possível encontrar a bebida nos cafés. Os pubs também não costumam servir mas ela é facilmente encontrada no meu dos restaurantes.

4 – Irish Stew, o ensopado irlandês – O prato mais famoso da culinária irlandesa tem cara e gosto de comida caseira. É um ensopado de carneiro com batatas, cenouras, cebola, alho poró e temperos. Cada mãe diz ter uma receita própria do Irish Stew, por isso, os legumes do ensopado podem variar de acordo com o lugar em que se come e também a época do ano. Mas uma coisa se mantém: é servido bem quente. Perfeito para um dia frio ou com muito vento. Quase uma instituição nacional, difícil é encontrar algum restaurante que não sirva o prato.

O cura ressaca

5 – Guinness stew, o ensopado com Guinness – O prato junta dois clássicos da culinária irlandesa: cerveja e a comida ensopada. Se o Irish Stew é feito com carneiro, no Guiness stew a carne é de vaca, que é marinada na Guinness. A cerveja também é usada para fazer um caldo do ensopado. A receita leva também legumes. Uma boa pedida mesmo para quem não é muito fã de cerveja.

6 – Scone – Esse precioso bolinho fica em algum lugar no meio do caminho entre o muffin, o brioche e o sonho. A consistência é um pouquinho mais firme, o sabor um tanto adocicado. Os irlandeses costumam cortá-lo ao meio e recheá-lo com creme de nata ou geleia. É perfeito para acompanhar uma xícara de chá. Aliás, o chá está para os irlandeses como o café para os brasileiros. Eles tomam chá sem parar, várias vezes ao longo do dia, de preferência com um tantinho de leite.

7 – Queijo Cheddar Maturado / Irish Mature Cheddar – O queijo cheddar maturado é amplamente consumido pela população local, que pode escolher ainda a versão “mild”. Os irlandeses se orgulham de retirar o leite do gado criado a base de pastagens naturais. Depois de prontos, os queijos descansam por cerca de 12 meses antes de serem consumidos.

Degustação de whisky

8 – Whisky – Os irlandeses costumam defender que foram eles os criadores da bebida, e não os escoceses. Há grande marcas de whisky, como Jameson Whiskey, Paddy Whiskey, Connemara. A degustação pode ser feita de forma tradicional ou em shots, nos pubs, entre uma rodada ou outra de cerveja.

9 – Sopa de cogumelo – A sopa é prato corriqueiro no dia a dia dos irlandeses. Pode ser servida na janta, mas é bastante comum na hora do almoço, mesmo em refeições rápidas. A melhor pedida é a de cogumelo, mas há receitas tradicionais a base de cordeiro, camarão, frango, cenoura, vegetais, batata, etc.

10 – Irish Soda Bread – É um pão bem denso, escuro, com um sabor forte que lembra o de fermento, bastante perecível. Os irlandeses comem esse pão todos os dias, seja para acompanhar a sopa, uma xícara de chá, ou no café da manhã, lambuzado de manteiga.

(Por Reba Fernandes e Daniela Amorim)

A gente também mostra um jeito diferente que chegar à Irlanda. 

Personal Trip

About the Author

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>