• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

O que comer na Colômbia

15.03 Colombia ceviche patacones

Ceviche acompanhado de patacones. Uma das delícias colombianas

Dizem que quando você é fisgado pelo estômago não tem jeito, é paixão na certa. Foi o que aconteceu comigo na viagem que fiz à Colômbia. Foram 15 dias entre Bogotá e Cartagena e uma coisa é certa: come-se muito bem nas duas cidades. Voltei com a certeza de que os sabores da Colômbia me conquistaram!

Saiba o que visitar em Bogotá clicando aqui.

Entre os pratos típicos, no tradicional bairro La Candelária – onde ficam os prédios históricos da capital, Bogotá – não deixe de comer o ajiaco. Na textura, ele se parece um pouco com o cozido brasileiro, trocando a carne assada por frango. Leva ainda 3 tipos de batata, milho, creme de leite e alcaparra (que dá o sabor mais salgadinho). Num prato separado vem arroz e abacate. É pesado, mas bem gostoso!

Outra iguaria típica são os patacones, umas tiras de banana da terra fritas. Elas podem acompanhar vários pratos, eu comi com ceviche. Aliás, ceviche é facílimo de se encontrar e é barato. Até na praça de alimentação do shopping você encontra uma cevicheria.

Um prato mais próximo da cozinha brasileira, o arroz de coco está bem presente no cotidiano dos colombianos. Um dia, sem querer gastar muito no almoço, sentamos na Plaza de Andrés, uma praça de alimentação superpopular de Bogotá onde você encontra de tudo para comer no shopping El Retiro. Escolhemos a bancada dos pescados: a tilápia com arroz de coco foi uma bela escolha! A dica da Plaza de Andrés é muito boa pois você come bem, rápido e por um preço honesto.

Bebidas – Se você acha que o Brasil possui uma grande variedade de sucos de fruta, na Colômbia não é muito diferente…. Assim como os turistas estrangeiros que chegam aqui, lá você também se surpreende com a quantidade de frutas locais. Prove, não vai se arrepender! Não provamos todos, claro, mas eu preferido foi o de framboesa.

15.03 Colômbia chá de coca

Provando o chá de coca

Ah, sim, nas lojas especializadas e lanchonetes, você sempre tem que escolher entre o suco batido com água ou com leite. E é bem comum que os colombianos tomem uma pseudo-vitamina junto com as refeições. Eu fiz isso um dia. O suco estava delicioso, mas a gula me fez deixar metade da comida no prato.

No topo do Cerro de Monserrate, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade, não deixe de provar o chá de coca, que ajuda a enfrentar a altitude. O ar falta, tem gente que sente fortes dores de cabeça, e o chá alivia realmente os incômodos. Alguns dos comerciantes locais preferem mastigar a folha diretamente. Não se preocupe, ao tomar o chá você não estará infringindo nenhuma lei. 🙂

Cartagena – Por ser uma cidade mais turística, Cartagena concentra uma grande quantidade de restaurantes e bares para todos os gostos e bolsos. Para quem quer uma opção mais popular, a dica é o La Mulata. Ele possui um cardápio variado e sugestões de pratos executivos, com entrada e prato principal.

Quer saber mais sobre a Colômbia? Clique aqui.

À noite, o movimento é na Plaza de Santo Domingo. Todas as opções são um pouco caras, preço de turista, mas vale a pena pelo movimento e pelo visual – a arquitetura fica linda com as luzes da rua. Lá, é possível comer pizza, entradinhas e tomar uns bons drinks! 🙂

15.03 Colômbia ajiaco

Ajiaco: frango, milho, batatas, creme de leite e alcaparras!

Personal Trip

About the Author

Pelo Brasil ou exterior. Sozinha ou acompanhada. O negócio é botar o pé na estrada. Tem coisa melhor?

Uma resposta para “ O que comer na Colômbia ”

  1. Sugiro também o suco de lulo, uma fruta de sabor próximo ao limão e o abacaxi, muito refescante, ideal para o clima abafado e úmido de Cartagena.

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>