• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Metrô de Paris: uma introdução

estação de metrô em paris

Estação de metrô em Paris

Com mais de 300 estações distribuídas por 16 linhas, o metrô de Paris costuma provocar espanto no viajante que não tem o hábito de se locomover pelo subterrâneo. Mas a gente garante: usar o metrô de Paris é muito mais fácil do que sugere o emaranhado do seu mapa.

Encontrando seu destino
A primeira coisa a descobrir é em que estação você vai precisar descer. Se seu destino for importante o bastante, terá uma estação com seu nome – é o caso do Louvre, da Opéra, da Notre Dame e de outros grandes pontos turísticos. Se ele não for assim tããão importante, quase 100% dos endereços em Paris trazem ao lado um M, seguido pelo nome da estação mais próxima. Olhar o Google Maps pode ser uma opção e, nos mapas da cidade que são distribuídos gratuitamente no próprio metrô ou no aeroporto, por exemplo, constam as estações de metrô.

mapa do metrô de paris

Mapa do metrô de Paris. Clique para ampliar

Identifique sua linha
Descoberta sua estação final, identifique no mapa a que linha ela pertence. Se não for a mesma linha de onde você parte, não se desespere: encontre os círculos que ilustram as convergências de linhas. Veja onde a sua linha de saída encontra sua linha de destino ou encontra outra linha que encontre a sua linha de destino. É nesses pontos que você pode fazer as transferências entre linhas. Daí, trace seu roteiro.

Descubra qual museu de Paris combina com você

Comprando bilhete
Os bilhetes de metrô de Paris são vendidos em bilheterias (que estão ficando cada vez mais escassas) e máquinas (algumas aceitam apenas cartão de crédito, outras apenas um passe francês e outras apenas dinheiro). Há vários passes disponíveis para franceses, mas a melhor opção para o turista comum costuma ser o pacote de dez bilhetes, que podem ser divididos num mesmo grupo. Isso vai agilizar sua viagem.

Chegando à plataforma
Antes de seguir à esquerda ou à direita no túnel do metrô, atente para a placa que fica na parede, coladinha ao acesso. Ela aponta a direção que você deve seguir, com todas as estações à frente listadas, até o destino final da linha. É ela também que indica a linha em que você está prestes a embarcar – isso no caso das estações convergentes. Algumas estações também tem letreiros luminosos nas plataformas, que indicam em que direção vai o trem que está chegando ali.

Estação Concorde do metrô

Estação Concorde do metrô

Entrando no trem
Muitos vagões em Paris têm uma alavanca que precisa ser acionada para que a porta se abra. Se outras pessoas forem embarcar ou desembarcar onde você quer entrar ou descer, tudo certo. Mas se você estiver sozinho e a porta demorar a abrir, não hesite em puxar a alavanca. Nos vagões, não fique no meio do caminho se você ainda vai demorar a descer ou vão te olhar feio e até resmungar.

Paris de barco: conheça a cidade com um passeio pelo Sena

Fazendo baldeação
Ao descer de um trem para trocar de linha, ignore a pressa dos parisienses e fique atento às placas que, na plataforma, apontam o caminho para as linhas conexas e para trechos das linhas conexas. E não se iluda: a troca de uma linha de metrô para outra, em Paris, às vezes requer uma caminhada razoável, com direito a alguns degraus no meio do caminho. Assim, ao planejar seu trajeto, avalie se não vale a pena descer uma estação antes do que fazer mais uma baldeação só para descer num ponto mais próximo. Caminhar ao ar livre em Paris é muito mais agradável – alguém duvida?

Estação Cité do metrô

Estação Cité do metrô

A fiscalização
É comum ver passageiros pulando as roletas do metrô de Paris, ou passando coladinho no passageiro da frente para não pagar passagem. Da mesma forma, é comum haver blitz no metrô para multar esses espertinhos. A conferência do bilhete pode ser feita a qualquer momento (na entrada, no vagão, na saída). Para evitar aborrecimento e despesa extra, só jogue fora seu bilhete ao sair da estação.

Dicas para desbravar Paris com pouco dinheiro

Saindo do metrô
Cada estação do metrô de Paris costuma ter várias saídas e o desatento pode se perder. Mais uma vez vale a dica de ler as placas com calma. A não ser que você não se incomode de sair de um lado do quarteirão e dar a volta para chegar ao seu destino.

estação louvre

Estação Louvre, cheia de peças de arte

Assuma seu lado turista
O metrô de Paris, mais que um meio de transporte, é uma instituição. Os músicos que ficam nas estações fazem parte da cultura da cidade, a ponto de haver um concurso anual somente para eles. Os parisienses já nem veem tanta graça mais neles, mas permita-se encantar. E curta também as estações que mais parecem obras de arte, como Louvre e Arts et Métiers.

Saindo do aeroporto
Não importa se você chega por Orly ou pelo Charles de Gaulle. Para ir ao centro da cidade você vai ter que pegar um tremda linha RER B. A boa notícia é que em ambos os aeroportos guichês com pessoal especializado vão te indicar o caminho até a estação do seu hotel e te fornecer um mapa para ajudar. Não fala francês? Não se preocupe, esses atendentes falam outras línguas. Vale lembrar que, para pegar o RER (que leva aos aeroportos de Paris) é preciso pagar uma tarifa específica, embora os bilhetes possam ser comprados também nas estações de metrô.

Descubra como ir do Charles de Gaulle para o centro de Paris

Personal Trip

About the Author

Flávia tem viagens planejadas para os próximos cinco anos, pelo menos. Só tem um porém: todas precisam de uma parada em Paris.

9 Respostas para “ Metrô de Paris: uma introdução ”

  1. Oi Danilo, sua resposta está neste post aqui, onde você fez a mesma pergunta: http://asviajantes.com/viagem/chegando-em-paris-do-aeroporto-para-o-centro

    Boa viagem.
    Abraços
    Flávia

  2. Ola tudo bem….por gentileza, poderia me informar se caso eu comprar o ticket do aeroporto CDG ate o centro (RER)eu ainda consigo continuar usando o bilhete para o metro? ou teria que comprar outro bilhete para continuar usando o metro

    Obrigado

    Danilo

  3. Oi Sanny, o espaço para falar sobre a saída do CDG para o Centro são os comentários deste post: asviajantes.com/viagem/chegando-em-paris-do-aeroporto-para-o-centro
    Peço que você poste sua dúvida ali para que possamos ajudar outros viajantes a se encontrar no espaço adequado dentro do blog.
    Abraços
    Flávia

  4. Olá! Preciso saber qual a melhor forma de chegar ao meu hotel (Source Hotel 135 Avenue De Saint-Ouen, 17. Palais des Congrès – Arc de Triomphe)vindo do Aeroporto Charlles de Gaulle, com malas. Obrigada

  5. Olá Daniela! Eu e meu marido, viajaremos em setembro, de mochilão(com pouca grana rrrsss) e e vimos um hostel(o BVJ no quartier latin) e o MIJE no Marais! Poderia me dizer alguma coisa sobre qual é o mais seguro, região etc? Qual o metro q devo usar até essa região? Obrigada! Att…Rosemeire

  6. Oi Daiane,
    Em transporte público, o mais rápido é você pegar o ônibus 285 no aeroporto, descer em Villejuif-L.Aragon e aí pegar o metrô até a sua estação (é nessa linha, a 7). São 15 minutos no ônibus e mais três estações de metrô. Mas como você chega tarde à cidade, eu acho que você deve considerar um táxi, já que o último trem sai de Villejuif à 0h28 e não vai ser legal você ficar a pé a essa hora. Segundo o site de Orly, uma corrida do aeroporto até Notre-Dame custa em torno dos 40 euros. Seu hotel é bem antes da Notre-Dame, então sua corrida deveria custar menos. Mas eu não sei sobre tarifas noturnas de táxi em Paris. O site do aeroporto recomenda algumas companhias. Você pode fazer contato, orçar e de repente reservar. Segue o link: http://www.aeroportsdeparis.fr/ADP/fr-FR/Passagers/Access-Plans-Parking/Paris-Orly/Access/Taxi/
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem!
    Abraços
    Flávia

  7. Oi Flávia! Em primeiro lugar, parabéns pelo site, muuuuuuuuuito bom e de grande ajuda para os viajantes. Agora gostaria de saber se pode me ajudar pq estou meio que ” andando em círculos” …
    Chego em Paris às 22:25 pelo aeroporto Orly. O hotel que ficarei hospedada é o Ibis Budget Paris Porte d’Italie na rua Voltaire, 20, cp 94270 – kremlin bicetre. Qual é a melhor opção no quesito Rer, metrô e/ ou ônibus?
    O hotel fica a 15 km do aeroporto. E se optar por táxi, em torno de quanto acha que gastarei? Se puder me ajudar, melhor 😉 bju

  8. Oi Rosiane,
    Infelizmente eu não tenho nenhuma informação sobre vans. Nunca utilizei esse serviço nem conheço quem tenha utilizado. Seu hotel deve ter informações sobre isso, talvez até um serviço próprio. Recomendo que entre em contato com eles.
    Com relação a ônibus do aeroporto, não tem nenhum que vá direto para a região do seu hotel. Você teria que pegar o ônibus até o centro de Paris e, de lá, o metrô. A opção com menos baldeação é pegar o carro da Air France da linha 2, descer na Étoile e pegar o metrô até a estação La Motte Picquet Grenelle, na linha 6 do metrô. Qualquer passageiro pode comprar bilhete desse ônibus no aeroporto ou no site da empresa (http://www.lescarsairfrance.com/).
    Espero ter ajudado.
    Boa viagem
    Abraços
    Flávia

  9. Chego em Paris em 10/08/12 aeroporto Charles De Gaulle e vou para o Wallace Hotel 89, rue Fondare, 75015, perto da Torre Eiffel Pode me informar vans baratas ou Onibus que me deixe perto sem ter que ficar mudando de onibus ou metro, por favor? Obrigada, Rosiane

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>