• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Já pensou em ir para Irlanda de ferry?

Imensidão de mar

Você começa a planejar um roteiro por vários países e a primeira coisa em que se pensa é viagem de avião, certo? E logo vem aquele sonho de achar a tão desejada passagem de 1 euro nas companhias low cost. Mas depois de cruzar muitas vezes os céus do velho continente espremidas nas poltronas de aviões, a gente já percebeu nem sempre esse é o melhor jeito: dá uma olhada nos prós e contras das low costs.

Bem, se a passagem não fica tão em conta ou não há trajetos pro roteiro que você está sonhando, o jeito é apelar para outro meio de transporte (desistir da viagem nunca!). Foi numa dessas situações em que me deparei com a possibilidade de ir pra Irlanda de ferry. A minha opinião? Vale muito a pena. Mais do que um meio de transporte, o ferry é literalmente mais um passeio da viagem.

Dá uma olhada se ele também vale a pena para você.

Veja dicas da Irlanda aqui. 

Prós
O melhor motivo é o mesmo pelo qual se viaja: diversão. O ferry é um navio imenso com nove andares – quatro só para carros – tem cassino, cinema (!!!), free shopping, fliperama, restaurantes e cafés. A vista é deslumbrante e se você conseguir o milagre de fazer a viagem sem chuva pode tirar ótimas fotos no terraço que é aberto. O passeio é ainda melhor se você estiver com crianças. Resumindo, eu me senti num mini cruzeiro de três horas.

Você pode carregar o que quiser. Nada de tarifa extra pela bagagem. Nada de limitação de líquido! Enfim, um super conforto para quem está fazendo uma viagem grande e tem mala que precisa ser despachada.

Meio termo
O preço. Pode ser em conta ou não. Depende da tarifa que você encontrar para a passagem aérea. E nessa conta não esqueça de incluir a tarifa para despachar bagagem e o transfer até os aeroportos. De Londres até Dublin custa £38 para o trem + ferry.

Contra
Obviamente o tempo. Um vôo entre Londres e Dublin, por exemplo, demora 1 hora e 10 minutos. De ferry (que na verdade é uma combinação de trem + ferry) demora 7 horas. No fim das contas a conta acaba não sendo muito 1 x 7 – lembre-se que você demora pelo menos uma hora pra chegar e sair dos em nos aeroportos – em Londres e Dublin – e ainda precisa estar lá uma hora antes de embarcar. Mas ficamos com 4 x 7, ou seja o avião ainda ganha.

Como funciona?

Muito diferente dos apertos dos aviões

Da Inglaterra o ferry sai de Holyhead (que na verdade fica já no País de Gales) ou Liverpool em direção a Dublin. Há também opções de Liverpool para Belfast, na Irlanda do Norte. Da França os itinerários são Roscoff – Rosslare e Cherbourg – Dublin.

Pra quem sai de Londres o caminho mais lógico é uma viagem de trem (de 4 horas) até Holyhead e de lá embarcar no ferry. Há duas empresas que operam os ferries de Holyhead: a Irish Ferries e a Stena Line.

Nós compramos por aqui uma espécie de “combo” com o trem e o ferry já incluídos. A empresa de trem é a Virgin – com saídas da estação de Euston. Nós optamos pela Irish Ferry, que transporta os passageiros em um ferry chamado Ulysses.

Se você estiver de carro pode emabarcar com o carro. Mas nesse caso se certifique de que o seu seguro também cobre a Irlanda. Muitas locadoras só fazem seguro que cobrem Inglaterra e Escócia.

Embarcando

Restaurantes...

A gente ficou molegando pra embarcar, o que eu não recomendo porque não há lugar marcado. Aí foi um sufoco pra conseguirmos um lugar na janela e ir admirando a vista. Há mesas, grandes poltronas e também cadeiras. Tudo muito confortável. Quem estiver com muita bagagem pode despachá-la no momento em que faz check in. Se tiver malas pequenas pode ir com elas mesmo porque o espaço pra ficar dentro do navio é bem amplo.

Burocracias
Se você está embarcando da Inglaterra para a Irlanda é necessário fazer a conversão de pounds para euros no solo inglês ou dentro do navio, onde há uma casa de câmbio. Nós deixamos para fazer isso na chegada da Irlanda e passamos um sufoco porque não há casas de câmbio no porto. Também não há caixa eletrônico. Por pura sorte, conseguimos trocar alguns pouquíssimos pounds no lugar de venda de bilhetes que aproveitou para fazer a conversão de 1 para 1 e nos deixar no prejuízo.

O navio é imenso e por isso as chances dele não sair ou de atrasar por causa de mar muito agitado são pequenas. Mas elas existem. Por isso, planeje uma folga. Não opte pelo ferry se você estiver com roteiro muito apertado, especialmente se o voo for de volta pra casa no Brasil.

... e Free shopping a bordo

Saindo do porto de Dublin
As opções são ônibus e táxis. O primeiro custa 3 euros e o segundo cerca de 20, em corridas até o centro de Dublin. E ambos tem pontos bem na saída do porto, não tem como errar. Os ônibus circulam a cada meia hora e os horários deles batem com os de chegada e saída dos ferries. É preciso ter o valor certinho da passagem em moedas (há uma máquina de trocar moeda no porto) porque o sistema não dá troco. Já para quem pega táxi costuma haver uma fila de espera que, no entanto, anda rápido.

Personal Trip

About the Author

Destinos exóticos e desconhecidos. É em lugares assim que Reba prefere passar as férias. Isso deve ser uma desculpa para poder passar os outros 11 meses do ano planejando a viagem.

7 Respostas para “ Já pensou em ir para Irlanda de ferry? ”

  1. Olá,
    Estou indo agora em novembro queria saber se de dublin para holyhead de ferry,e depois londres de trem haverá imigraçao ou algum tipo de controle.
    Obrigado, beijo.

  2. 38 EUROS

  3. Ola gostaria de viajar cm minha filha de 3 anos destino irlanda queria uma ajuda saio no porto na espanha ou em portugual qual ficaria melhor e cno funciona toda a viajem onde conpro os bilhetes sao quantas horas meu plano eh ir destino a irlanda sair de um pais desses pais portugal ou espanha.sendo q vou de aviao pra um desses paises e continuarei a viajem a navio isso se tivr navio ja direto pra irlanda obrigada

  4. Olá! em março-abril vou para a Europa. Paris, Londres, Manchester, Liverpool e Dublin. Gostaria de mais informações sobre o trajeto entre Liverpool e Dublin, de ônibus e ferry, principalmente sobre limite de bagagem! Se puder me ajudar agradeço muito!
    Parabéns pelo blog!

  5. Obrigada pelas informações,mas acho que irei de avião mesmo,porque as passagens estão bem baratas.Só mais uma perguntinha e desculpe a minha ignorância,qual a moeda que uso na Irlanda?Não é Libra ou Euro? Pensei que usaria Libra em Escócia,Inglaterra e Dublin. Obrigada mais uma vez.

  6. Oi! Eu gosto muito ,quando estou viajando,da alternativa do trem e do ferry. Vou para Irlanda,Escócia e Inglaterra ,nessa ordem.Minha dúvida é: Tem como eu ir da Irlanda para Escócia de fery,ou rem?Ou a única alternativa é de avião.Voce poderia me dar umas dicas? Se tiver essa opção quais as cidades,ou seja saio de Dublin para qual cidade na Escócia? Obrigada,aguaro sua resposta.

  7. Eu resido no UK e nao penso que e necessariamente um bom negocio ir de barco. Ha 2 semanas atravessamos via Liverpool. No navio nao havia nenhuma forma de diversao e o preco incluindo o carro e 2 pessoas foi um pouco salgado, mas como gostariamos de ter o nosso carro la para passear pelo pais achamos que era a melhor opcao. A atravessia foi feita a noite entao era obrigatorio uma cabine, incluso estava o jantar e o cafe da manha.Chegamos em Dublim em torno das 5 da manha. Na volta tive uma emergencia medica e achamos que seria melhor voltar de aviao, pois a travessia leva 7 horas(isso de for por Liverpool, mas se for pelo pais de Gales leva a metade) enqto vim de aviao, meu marido voltou de barco e depois de 7 horas viajou outras 4 para chegar em casa. Os trens na GB sao muito caros entao e uma outra consideracao a ser feita. Ah, se estiver na Inglaterra antes, troque o dinheiro no correiro ou na M&S, e evite a todo custo faze-lo no aeroporto ou barco. A Irlanda e um pais muito interessante e vale ser explorado. Abracos.

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>