• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Eu já… assisti a uma sessão do Parlamento inglês

Parlamento inglês

Um dos salões do Parlamento

O voo para Londres me ofereceu uma dezena de filmes para assistir durante a viagem. Entre eles estava The Iron Lady, sobre a vida da dama de ferro inglesa Margaret Thatcher. Não curti muito o longa, mas ele acabou servindo como uma boa introdução para um dos programas que eu faria dias depois. Todo mundo que visita a capital inglesa quer tirar fotos do Big Ben (inclusive eu, claro!), mas a Reba, a amiga viajante que está morando na cidade, já tinha me falado que havia a chance de assistirmos a uma sessão de debates no Parlamento inglês. Topei na hora!

Parlamento inglês

Nós três na fila!

Como todos nós aprendemos lá atrás, na escola, o sistema de governo inglês é a monarquia parlamentarista, o que só aumenta a curiosidade pelo cotidiano daquele prédio imponente. O Parlamento é dividido em duas câmaras e as duas funcionam dentro do Palácio de Westminster: a dos Lordes (formada por representantes do clero e e da nobreza), e a dos Comuns (formada pelos representantes eleitos pelo povo). E foi essa que nós visitamos. A coisa é simples: as sessões acontecem de segunda a quinta-feira e você pode ficar o tempo que desejar lá dentro. Às quartas-feiras é possível assistir à “Question Time”, onde o primeiro-ministro responde as perguntas dos parlamentares, mas é necessário agendar a visita com antecedência.

Veja quais são as atrações obrigatórias de Londres aqui.

Para entrar no prédio, o sistema de segurançaé rigoroso, claro. Você passa por detector de metais, seus pertences passam por máquinas de raio-x iguais aos dos aeroportos, você tira uma foto e tem que andar com crachá lá dentro. Na Câmara mesmo você não entra com nada. Minha impressão foi que todos ali eram turistas, mas creio que o procedimento para acompanhar os debates seja igual para moradores. Ah, sim, a entrada é gratuita. Um alerta: a fila pode ser demorada. Não foi nosso caso, porém, para evitar frustrações, reserve umas três horas do seu dia para esse programa.

Parlamento Big Ben

Um outro ângulo do Big Ben

Ficamos cerca de 20 minutos lá dentro, tempo de entender um pouco como tudo funciona. A discussão era sobre algum tipo de taxa cobrada da população. Os integrantes dos partidos se sentam frente a frente, com o presidente da sessão – de peruca e tudo – no centro. Um representante de cada partido se senta de cada lado do presidente. Duas coisas me chamaram atenção pela diferença em comparação com o Brasil: os microfones são espalhados por todo o salão, o que permite ao parlamentar discursar de seu lugar (ao contrário daqui); os políticos se dirigem apenas aos seus companheiros de partido, evitando maiores embates pessoais.

Quer saber como comer barato em Londres? Leia nossas dicas aqui.

Além de acompanhar o funcionamento de um dos sistemas de governo mais antigos do mundo – ele data de 1707 – e ter certeza de que nós brasileiros estamos a anos-luz de tamanha organização, também é muito legal percorrer os enormes corredores do Palácio de Westminster, carregados de história, conhecer um pouco dos antigos primeiro-ministros, descobrir que um grande incêndio destruiu parte do prédio em 1834 e conhecer fatos importantes da rica história política da Inglaterra. Definitivamente, uma aula.

Ao final do passeio, se quiser, você ainda pode levar uma lembrancinha – há uma lojinha sortida de souvenirs para todos os gostos: desde taças de champanhe com a marca do Parlamento, passando por canetas e livros sobre os principais nomes da História política inglesa (sim, o casamento de Kate Middleton e príncipe William já está lá). Na saída, você ainda garante mais um ângulo do Big Ben para a coleção 🙂

Aqui você encontra mais informações sobre todas as possibilidades de tours dentro do Parlamento inglês. 

Personal Trip

About the Author

Pelo Brasil ou exterior. Sozinha ou acompanhada. O negócio é botar o pé na estrada. Tem coisa melhor?

3 Respostas para “ Eu já… assisti a uma sessão do Parlamento inglês ”

  1. Eu já assisti no Parlamento Escocês. É muito engraçado, pois não dá pra entender nada do que eles falam. Parece outra língua!

    Beijo!

  2. Oi Juliana!

    Que bom que gostou do post! A visita ao Parlamento foi um aprendizado enorme mesmo e acho que pouca gente sabe que essa possibilidade existe.
    A correção já foi feita. 🙂

    Um abraço!

  3. Adorei o post. Gosto muito de fazer programas diferentes, fugir um pouco do turistão tradicional. Essa visita ao Parlamento com certeza é um aprendizado enorme. O site está de parabéns. Muito completo e organizado. 😉

    PS: O casamento foi da Kate Middleton com o príncipe William e não Harry! hahahah!

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>