• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Em Munique, visite uma cervejaria

hofbrauhaus

História da cerveja dentro da Hofbrauhaus

A cerveja faz parte da rotina de Munique. Diariamente centenas de cidadãos se encontram nos biergartens e cervejarias da cidade para tomar sua ‘sagrada’ caneca de helles, weiss ou outra variação no fim do dia. É natural, então, que as cervejarias sejam visita obrigatória para o turista – mesmo que ele não seja cervejeiro.

Oktoberfest: como curtir a festa da cerveja em Munique

As cervejarias de Munique não são necessariamente lugares onde se produz cerveja, mas onde se degusta o ‘pão líquido’ acompanhado da típica comida alemã – ou seja, salsichas, linguiças, bolo de carne e joelho de porco, entre outras variedades. Verdadeiras instituições na cidade, cada casa tem um perfil diferente. Nós visitamos três delas e damos a dica para você escolher a que mais se parece com você.

Hofbrauhaus – É a casa da cerveja Hofbrau, um prédio histórico imponente nos arredores da Marienplatz. O clima é de festa não importa a que hora você chegue. O salão principal está sempre lotado, com muitos garçons equilibrando canecas e bandejas. A Hofbrauhaus se orgulha de representar o autêntico espírito da Bavária. E de fato você vai ver mocinhas circulando pelo salão vendendo o pão típico da região e, de tempos em tempos, uma banda tocando música local.

banda da bavária

Banda toca música da Bavária na Hofbrauhaus

É a sua cervejaria: Se você adora um clima de festa, gosta de levar souvenirs de todos os lugares que visita (a lojinha é ótima) e não faz questão de um atendimento dos mais atenciosos.

O que pedir: Um canecão de weissbier e o joelho de porco assado – é assustador à primeira vista, mas delicioso.

Onde fica: Platzl 9 (à mesma distância a pé das estações de metrô Sendlinger Tor e Marienplatz).

Oktoberfest em Munique x Oktoberfest em Blumenau: saiba as diferenças

Hackerhaus – A casa da cerveja Hacker Pschorr data de 1417 (!!!) e faz a linha mais discreta. Quem passa pela porta na Sendlinger Tor não vai imaginar que ali dentro está uma das casas mais tradicionais de Munique. Esqueça o clima festivo da Hofbrauhaus, aqui o objetivo é provar boa cerveja e comer boa comida alemã entre alemães.

É a sua cervejaria: Se você procura um clima relativamente mais intimista para sua experiência germano-cervejeira. Velas sobre as mesas dão um certo ar romântico ao salão.

Salsichas nuremberg com chucrute

Salsichas nuremberg com chucrute, da Hackerhaus

O que pedir: As salsichas Nuremberg (na verdade são linguiças fininhas) com chucrute.

Mais dicas de turismo em Munique

Onde fica: Sendlinger Strass 14 (a uma caminhada curta da Marienplatz e da estação Sendlinger Tor do metrô).

Augustiner Großgaststätten – Bem do ladinho da Marienplatz, a casa da Augustiner é um oásis para quem quer dar um tempo do vai-e-vem do centrão de Munique. O salão é grande e faz um estilo mais clássico, bem familiar – na nossa visita tinha uma excursão de estudantes almoçando ali. No fundo da casa, o pátio ao ar livre é convidativo em dias de céu claro e temperatura amena.

É a sua cervejaria: Se você procura um pátio ao ar livre para uma refeição tranquila, entre os locais. De quebra, ainda pode admirar a pela arquitetura do prédio.

O que pedir: Leberkase, o famoso bolo de carne alemão feito na Augustiner é delicioso e a salada de batata da casa é impecável.

Augustiner, em Munique

Fachada da Augustiner

Onde fica: Neuhauserstrasse 27 (a uma caminhada curta da Marienplatz e das estações Karlplatz de trem e de metrô).

Outros roteiros de viagem na Alemanha. Confira

Em todas as cervejarias encontram-se cardápios em línguas diversas. Em algumas delas, esses menus alternativos não trazem os preços dos pratos – eles estão apenas no cardápio em alemão. Não custa ressaltar que é bom conferir os valores antes de fazer seu pedido, já que a comida típica alemã é barata, mas outros pratos podem custar o valor de uma refeição completa.

Versão deste post para impressão.

Personal Trip

About the Author

Flávia tem viagens planejadas para os próximos cinco anos, pelo menos. Só tem um porém: todas precisam de uma parada em Paris.

3 Respostas para “ Em Munique, visite uma cervejaria ”

  1. acho que no dia viajar para munique não retorno mais ao brasil,culpa da cerveja.

  2. Hummm.. Esse artigo me deixou com uma água na boca! hehehe

    Como a Deise falou.. é uma ótima desculpa para visitar Munique!

    Fiquem com Deus.
    Abraços.

  3. Adoro cerveja! Essa já é uma ótima desculpa para visitar Munique!

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>