• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Casamento no Caribe: como fazer?

Dá pra pensar em dizer não num cenário desses?

Pode confessar! Nos seus sonhos mais românticos você já pensou em selar votos à beira de um mar azul turquesa. Ta bom, se você é homem isso pode nunca ter te passado pela sua cabeça mas esteja avisado de que a sua companheira amaria! Depois dos suspiros naqueles filmes americanos, você achou que não ia conseguir reunir todos os amigos e famílias, que era longe e, além disso, você não sabia por onde começar. Bem, os dois primeros problemas a gente não pode resolver mas o terceiro já não existe mais. A amiga do blog, Jubi, voltou do casamento da prima dela Karina, na Isla Mujeres, apaixonada pela ideia. Como eu já tinha suspirado com o casamento de filme da minha cunhada Andressa, também no México (mais especificamente na Riviera Maya), a gente resolveu juntar as dicas para ajudar quem quer ter as bodas (e as fotos!) mais lindas do mundo!

Dá uma olhada das dicas gerais da Riviera Maya aqui!

Por onde começar
Por uma agência. Esqueça esse negócio de fazer tudo conta própria (afinal, mesmo no Brasil, são pouquíssimas as noivas que se aventuram a fazer tudo sozinhas). O casamento da Andressa aconteceu no Barceló Maya Beach resort e eles organizam tudo.

O trabalho do casal é escolher se quer uma cerimônia civil – eles providenciam inclusive a papelada, mas os noivos precisam fazer um teste de sangue para provar que não são irmãos (oi?) – espiritual ou católica. Normalmente as cerimônias religiosas acontecem na capela e não na beira da praia, é bom checar com atenção. Se o casal optar por uma cerimônia civil, o juiz fala em espanhol – o que também não é exatamente um problemão para brasileiros. Depois é tudo mais ou menos como no Brasil. Existe uma espécies de cerimonialista que vai ser o seu contato e fechar detalhes sobre a decoração, comemoração e cardápio.

Madrinhas e padrinhos iguais, como manda a tradição americana

A festa pode ter uma banda ao vivo, só DJ ou ser apenas um jantar. Tudo escolhido pelo casal. O preço, claro, varia de acordo com o tamanho da festa e a quantidade de convidados. Dá pra resolver tudo pela internet e email (e viva a tecnologia!).

A cerimônia costuma acontecer um pouco antes do pôr do sol. Pra garantir aquelas fotos lindas mas também para que os convidados e noivos não fritem no sol do meio dia. O altar é montado num pedaço da praia reservado para a cerimônia (ou seja, nada de bicões!). E se os noivos optarem por uma festa completa, o som rola até duas da manhã.

Como minha cunhada já tem um filho pequeno, ela optou pela tranquilidade do jantar. Neste caso, todos os convidados foram para uma sala reservada com música. A comida estava excelente e teve espaço para a dança e discurso dos noivos.

A prima da Jubi mora nos Estados Unidos mas o noivo também é brasileiro. A primeira opção do casal foi o casamento no Brasil, claro. Depois de olharem e se assustarem com os preços daqui, eles resolveram selar a união onde ela foi pedida em casamento: a Isla Mujeres, no México. Os dois optaram por um esquema não-resort. A cerimônia foi no estilo americano com bridesmades e best man de roupas idênticas. Um experiência incrível e muito diferente das festas de casamento tradicionais brasileiras.

Mas, claro, ela também contou com ajuda profissional. Um restaurante que é especializado em organizar casamentos foi o responsável! O Sunsetgrill tem vários tipos de pacotes que novamente variam de preço de acordo com a decoração, cardápio e número de convidados. No caso da Karina, depois do sim teve um jantar e festa com DJ. Para ter certeza de que a festa seria tão animada quanto o casal, eles levaram um Ipod com as músicas que não poderiam faltar de jeito nenhum e tiveram um reunião com o DJ antes do grande dia.

O ensaio trash dress

Os noivos também estavam super preocupados com as fotos e ela resolveu pesquisar e fechar por fora o pacote fotográfico. Ela não se arrependeu porque considerou o serviço dela melhor do que os outros casamentos que ela viu na ilha. E ainda teve o ensaio trash dress. Aquele em que no dia seguinte noivos entram no mar com as roupas do casamento. Tanto no pacote do resort quando no pacote fechado no restaurante eles indicam que o casal feche o negócio com, pelo menos, seis meses de antecedência.

Família buscapé vai ao casamento

Como a família e os amigos vão precisar mudar de continente, um convite com bastante antecedência é absolutamente fundamental! Para não ter a deselengância de obrigar todo mundo a comprar passagem e hospedagem de última hora e desembolsar o dobro do preço!

No caso do resort é possível fechar um pacote para grupos que tem tarifas infinitamente mais baratas (algumas com descontos de até 70%). Nós éramos um grupo de mais ou menos 20 pessoas e as tarifas foram super baratas. Já o casamento nas Islas Mujeres contou com 50 convidados! Todos ficaram no mesmo hotel indicado pelos noivos, o que também garantiu uma manobra de negociação das diárias.

Um acordo com uma agência de turismo também pode ajudar a fechar passagens aéreas mais em conta.

Meu Deus, onde eu vou fazer a unha?

Festa de casamento não é um evento qualquer, né? Exige roupa especial e no caso das mulheres aquele tarde no salão pra fazer unha, maquiagem, cabelo… Onde fica todo esse ritual na praia?

No caso do resort é fácil. O lugar tem um super salão com todos esses serviços disponíveis. Obviamente, como tudo que é pago por fora num resort, custa uma fortuna! A noiva fechou o dia da noiva com spa e salão no pacote do casamento. Algumas convidadas encararam o preço exorbitante mas eu confesso fiz tudo no meu quarto mesmo que tinha um espelhão e um banheiro incrível.

Na Isla Mujeres o restaurante também oferecia um pacote de cabelo e maquiagem. Mas a Jubi também ficou chocada com o preço: 70 dólares por cada. O jeito foi dar um passeio pela área central e uma geral no salões da ilha no dia anterior. Ela achou um cobrava 15 dólares e adorou o resultado.

Roupas de casamento na praia: e agora?

Tanto no casamento no resort quanto no casamento da Isla Mujeres as noivas levaram o vestido de casa. A Karina fez questão de levar o vestido na mala de mão pra ir agarrada com ele até a Isla Mujeres e ter certeza de que ele chegaria são e salvo.A cerimônia no resort teve madrinhas no estilo casamento brasileiro, ou seja, cada uma escolheu a sua roupa com cuidado apenas para não repetir a cor. E tudo foi na bagagem vinda do Brasil.

Já dá pra começar a lua de mel ali mesmo

Já a Jubi foi uma das bridemades. Os vestidos iguais vieram dos EUA onde isso é super comum e também fácil de encontrar. Os noivos providenciaram tudo por lá mesmo.

E pra terminar, o drama de qualquer mulher: usar ou não sapato alto em casamento na praia? Eu optei por não. E, claro, não me arrependo. O casamento da prima da Jubi era mais formal e, por isso, ela resolveu encarar o sapato alto. Em todas as cerimônias há um caminho (espécie de tapete) até o altar que facilita no equilíbrio. Mas é fato que todo mundo vai mesmo é terminar com o pé na areia.

Se você sempre sonhou com um casamento fora do comum mas tem mais o perfil para a loucura de Vegas dá uma olhada no relato da Niedja, no blog Viaje na Viagem. 

Personal Trip

About the Author

Destinos exóticos e desconhecidos. É em lugares assim que Reba prefere passar as férias. Isso deve ser uma desculpa para poder passar os outros 11 meses do ano planejando a viagem.

5 Respostas para “ Casamento no Caribe: como fazer? ”

  1. Olá, tenho interessa em me casar no caribe, mas não sei por onde começar, tem alguma agencia pra indicar ??? qual o contato ??? abs

  2. Oi Niedja,
    A gente não poderia deixar de citar porque seu post foi uma super inspiração.
    Obrigada pela visita.

    Beijos

  3. Querida Reba…obrigada por citar o meu relato, que foi publicado no Viajanaviagem e parabéns por esse seu posto…está muito legal…
    Grande abraço, Niedja

  4. Oi Lu,
    A gente não conhece ninguém que tenha casado em San Andrés mas um dos principais resorts de lá é o Decameron (www.decameron.com). Pode ser que você ache algum pacote de casamento lá, no mesmo estilo dos resorts do México.

    Beijo e boa sorte

  5. Meninas, vocês têm dicas e contatos para casamento em San Andres?

    Obrigada,
    Lu

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>