• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Bebendo cerveja na Oktoberfest, em Munique

Embaixo da estátua da dona da festa

É o casamento mais celebrado do mundo. Pra quem não sabe a Oktoberfest, em Munique na Alemanha, é uma festa em homenagem ao casamento do Rei Ludwig da Baviera com Thereza da Saxônia. A união aconteceu em 12 de outubro de 1810 e a festa se repete desde então com alguns intervalos por causa de guerras e pestes na Europa.

Como o nome diz, a Oktoberfest acontecia em outubro. Mas por uma questão climática agora ela se inicia em setembro, quando ainda é um pouquinho mais calor na Alemanha. Neste ano, a festa acontecerá entre 18 de setembro e 3 de outubro.

A FESTA

A Oktoberfest transforma Munique. Seja porque a cidade vira uma grande torre de babel onde você ouve as mais diversas línguas e sotaques seja porque os alemães realmente levam a festa a sério. Em tempos de Oktoberfest, o campo de Theresienwiese se transforma em um enorme parque de diversões e muitas tendas de cerveja também são montadas. Pelas ruas e nas estações de metrô, você vê famílias alemãs inteiras vestidas com aquelas roupas típicas. Não importa se a pessoa é criança, adolescente, adulto ou está da terceira idade, segundo eles próprios, todos os moradores da Baviera tem a sua roupa típica que é tirada do armário no primeiro dia da Oktoberfest.

Cerveja

A festa começa sempre num sábado ao meio dia, quando o prefeito de Munique abre o primeiro barril de cerveja com a frase: O´zapft is. Antes disso tem uma parada com apresentação de todas as cervejarias que participam do evento.

SE PLANEJANDO
A gente resolveu fazer esse post agora porque quem quiser curtir a Oktoberfest 2010 já devia ter começado a se planejar. Os hotéis triplicam de preço e a grande maioria dos hostels já está com todas as vagas preenchidas logo no comecinho do ano. Uma opção bacana e mais viável para bolsos mochileiros é o aluguel de um apartamento. Nesse site é possível achar apartamentos ou quartos que costumam ter preços conta mesmo em época de Oktoberfest. Pra quem não fala alemão é só clicar na bandeira inglesa no topo da página.

Quem gosta de acampar ou não liga muito pra essa coisa de privacidade ainda tem a opção de ficar no the Tent. Lá a opção são enormes quartos com muitas beliches ou ainda gramados onde se pode montar barracas. Nós conhecemos muitos brasileiros que estavam lá e nos garantiram que o clima era de festa total durante a Oktoberfest.

A melhor forma de chegar até a Oktoberfest é de metrô. A estação é em frente e a quantidade de pessoas indo na mesma direção não vai te deixar dúvida sobre pra onde seguir.
 

 

BEBENDO CERVEJA… OU NÃO
Você finalmente conseguiu um hotel, comprou passagem e chega lá no primeiro dia de Oktoberfest achando que você vai beber um monte de cerveja e comer salsicha, certo? Foi também o que a gte achou, mas acredite, não é tão fácil assim. Para começar, nas tendas da Oktoberfest se bebe cerveja nas Maß, ou aquela canecona de um litro. E para que os bêbados não saiam jogando canecas nos outros, existe uma regra impossível de ser burlada: para beber você precisa estar sentado em uma tenda. Isso mesmo, nada de ir em um lugar comprar um ficha e pedir cerveja no balcão. Você precisa ter o seu lugarzinho em uma daquelas enormes mesas coletivas. O problema é que os alemães já têm suas tendas preferidas em um ritual que se repete todos os anos e, acredite, eles são capazes de ficar um dia inteiro lá e por isso rotatividade não é o forte das mesas. Por isso, nada de fazer como nós fizemos: dar uma volta, conhecer tudo, tirar um montão de foto pra depois ir procurar um lugar pra beber. Chegue cedo (bem cedo mesmo), escolha uma tenda e vá direto. Sente lá e espere a festa começar. Só assim você terá a garantia de que poderá fazer o que planejou: beber cerveja. Se você é do tipo que odeia imprevistos pode também fazer reserva nas tendas pelo site oficial do evento.

Comida é um outro ponto importante. Todas as tendas vendem comida típica alemã. Mas somente nos horários de almoço e jantar. Obviamente do lado de fora das tendas você encontra centenas de quiosques e carrocinhas vendendo todo tipo de comida de rua mas aí você se levantou e lá se foi a sua chance de pedir mas uma caneca de cerveja. Por isso, se você pretende fazer como os alemães que sentam lá na primeira hora e só se levantam quando a festa acaba, faça como eles: leve comida. Não há problema algum de você sacar sua cestinha e começar um pic nic.

SE COMPORTANDO

O parque de diversões

As cervejas vendidas na Oktoberfest são feitas especialmente para o evento e por isso têm um teor alcoólico maior do que as cervejas normais. E como a menor medida de cerveja é um litro, é fato que, mesmo que você encare uma única Maß, não deve deixar a festa no seu estado normal. O policiamento é super, ultra reforçado durante as duas semanas que duram o evento, por isso, alguns cuidados são necessários pra evitar confusão.

Primeiro, xixi na rua nem pensar. Se você vem de uma cidade brasileira onde no carnaval as pessoas acham que rua é banheiro nem pense em reproduzir isso na Alemanha. A festa é lotada de banheiros por todos os lados. Os que eu usei eram incrivelmente limpos (com papel, inclusive!) mas as filas são enoormes. Por isso, vale a dica: vá ao banheiro ao menor sinal de vontade. Alemãs também não entendem muito bem como funciona essa coisa de dar a vez pra alguém que está quase fazendo xixi nas calças.

A tentação é grande, mas não roube as caneconas. Isso porque se você andar com uma caneca na mão na rua será certamente abordado por um policial. E não adianta mentir que comprou. As canecas vendidas vêm com uma marca justamente para diferenciá-las das roubadas. Se você for abordado ou for pego com uma caneca na mochila sai da festa direto pra delegacia.

Deixe a valentia em casa. Apesar de ter o maior número de bêbados por metro quadrado, a Oktoberfest é um evento muito família. A quantidade de alemãs com crianças circulando por todos os lados é impressionante. Por isso mesmo, qualquer sinal de confusão não é tolerado. Então, seja um bêbado amoroso e não violento. Pessoas desconhecidas se abraçam, fazem declarações de amor em línguas que você não vai entender mas não se socam.


COMPRANDO E GASTANDO

Roupas típicas

Você não paga para entrar na festa. Nem nas tendas. Na Oktoberfest você paga apenas o que consumir ou o que comprar. Paga também pelos brinquedos que decidir ir (sim, a festa tem um parque de diversões com carrossel, roda gigante e afins). Os copões e canecas com a logo da festa são souvenirs difícil de resistir, embora elas possam ser trambolhos se a sua viagem ainda for muito longa depois da festa. Mas existe uma coisa que também é bem típica da Oktobefest é uma espécie de pão de mel gigante com formato de coração e frases de amor escrita em glacê. É vendido em quase todos os quiosques e você vê gente pra todo lado com aquilo pendurado no pescoço. Afinal, a Oktoberfest é mesmo uma festa dedicada ao amor.

O TEMPO
A gente resolveu ir um dia só afinal a gente ainda queria conhecer Munique, Füssen e Dachau mas se você quer ter uma experiência etílica e outra sociológica eu recomendo pelo menos dois dias.

Clique aqui pra imprimir esse post.

Siga as Viajantes no twitter.

Personal Trip

About the Author

Destinos exóticos e desconhecidos. É em lugares assim que Reba prefere passar as férias. Isso deve ser uma desculpa para poder passar os outros 11 meses do ano planejando a viagem.

9 Respostas para “ Bebendo cerveja na Oktoberfest, em Munique ”

  1. Estive lá este ano. A Oktoberfest é impecável em questão de organização. Só que é bom entender que a festa é para os locais e não para turistas que querem beber cerveja.
    Ano que vem, estarei por lá novamente, só que bem cedo, aliás na fila pela manhã para conseguir um local para sentar dentro de um dos galpões. Vale a pena!

  2. Oi Keivan,
    As tendas têm bandas, um pequeno show em determinado momento e todas também são super organizadas. Logo, o que vai fazer vc decidir por uma ou outra é a fila ou a preferência pela marca de cerveja. A HB e a Paulaner costumam ter filas maiores. Nós fomos na Spaten, que é uma cerveja feita em Munique e por isso tinha muitos locais como fãs. A tenda foi aprovadíssima.

    beijos

  3. Ola, estou morando em konstanz e pretendo ir jah na abertura, tem alguma tenda que vc diria ser a melhor? ou mais organizada? mais divertida?
    abraços

  4. Oi Luisa,
    Tem garçom sim. E você paga quando a cerveja chega na sua mesa. Eles costumam ter troco mas levar dinheiro trocado ajuda muito a não ficar esperarando.
    E se puder volte aqui com as suas impressões da festa!
    Boa viagem!

    beijos

  5. Muito interessante o seu post, estou indo para lá pela primeira vez no final do mês e não tinha a menor idéia sobre essas tendas. Mas tem garçom para levar as Maß até você? tem que comprar ficha ou paga na hora?

  6. Oi Carina,
    Para ir a Dachau você não precisa de pacote. É só pegar o trem S2 na estação principal de Munique e descer na estação Dachau, leva mais ou menos 25 minutos. Lá você pega o ônibus 726 e desce em frente ao antigo campo de concentração. Tudo muito organizado e fácil. Apenas fique atenta porque como Dachau fica fora da zona urbana de Munique o ticket do S-Bahn é outro.
    Em Munique não há muitos museus de guerra. Dachau é mesmo o que há de mais interessante – e impactante – nesse assunto

    Se você é fã de castelos não pode deixar de ir a Füssen. A Isa fez um relato aqui: http://asviajantes.com/alemanha-europa/fussen

    É uma day trip de Munique, você tb pode ir por conta própria. E é onde fica um dos castelos mais lindos da Alemanha.

    Dá uma olhada. E boa viagem.

    Beijos

  7. Caríssimas,

    o site de vocês é sensacional.
    Estou indo para Alemanha agora em setembro e gostaria de saber sobre Dachau. Como vocês foram? Tem ônibus, pacote? E outros museus de guerra? E sobre os catelos?
    Desculpe-me tantas peguntas,mas a ansiedade é grande, até porque não fala de Deutch.

    Muito Obrigada.

    Carina M.

  8. Acabo de ler o meu post preferido nesse blog. hahaha

  9. Uma Maß antes do almoço é muito bom para ficar bêbado mais rápido.

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>