• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Andando e economizando de trem pela Alemanha

Trens que ligam todos os lugares (foto site DB)

Há uns dez anos era impossível planejar uma viagem pra Europa sem comprar um euroticket. O passe, que até hoje é oferecido pela Euro Railways, é vendido num esquema de dias e países. Você escolhe o pacote que melhor atende ao seu roteiro.

Hoje, os viajantes passam horas nos sites das low costs em busca da tão sonhada passagem de 1 euro. E mesmo que ela não venha, as atrativas tarifas e o menor tempo gasto no deslocamento (tempo de férias é dinheiro, com um agravante se a moeda for euro!) deixaram o trem como uma transporte de segundo opção para a maioria dos viajantes que ruma pra Europa.

Mas a verdade é que em alguns países a tradição é tão forte que esse tipo transporte é uma ótima opção para fazer aquela super day trip, apreciar a paisagem do caminho ou simplesmente ter a experiência. E em tempos de vulcão nervoso o trem pode também ser uma ótima – ou a única – opção de continuar com o pé na estrada.

Vamos tentar fazer aqui um manual básico pra quem tem a Alemanha no roteiro.

POR QUE A ALEMANHA?

O país tem uma das mais antigas, extensas e organizadas malhas ferroviárias da Europa. Além do mais o trem é o meio de transporte preferido dos alemães, que também amam os carros, suas autobahns e a falta de limite de velocidade nas estradas. Mas de acordo com a Deutsche Welle, o trem é o principal meio de transporte para longas distâncias no país.
\POR ONDE COMEÇAR?

Estações modernas

Pelo site da Deutsche Bahn – a DB, que é a estatal responsável pela malha ferroviária do país. O site é bem organizadinho mas tem muita informação e costuma assustar quem entra lá pela primeira vez. Mas antes de ficar zonzo com a língua alemã, procure a bandeirinha da Inglaterra que fica no alto da página.

Resolvido o problema da língua chega a hora de escolher os destinos. A caixinha do lado direito é onde você dizer de onde quer sair e aonde quer chegar. As maiores cidades costumam oferecem várias opções que deixam o viajante confuso. A não ser que você tenha algum motivo específico, escolha sempre a opção Hbf, por exemplo, Berlin Hbf, Köln Hbf e etc. Isso porque Hbf é a abreviação de hauptbanhof, que significa estação principal. É a garantia de que você vai saltar num lugar centralizado.

Outra particularidade é o horário. O site simplesmente não te deixa fazer pesquisa se você não colocar um horário. Isso é um reflexo do povo alemão que é fanático por pontualidade. Escolha um horário aleatório como 08h se você preferir viajar de manhã, 12h se você quiser encara a estrada de tarde ou 18h para trajetos à noite. O resultado vai sempre te mostrar várias opções de horário.

OS TIPOS DE TREM

Passagens para todos os bolsos

A sexta coluna dos resultados vai te mostrar o tipo de trem. Os mais comuns são ICE, IC e RB. O ICE é o trem de alta velocidade, mais moderno, mais rápido e obviamente mais caro. O IC é o que vem logo após e, a não ser que você esteja atrasadíssimo, é o que, pra mim, representa o melhor custo benefício. Os trens alemães são em sua maioria novos e você não precisa optar pelo melhor trem pra ter um ótimo serviço. O RB costuma fazer trajetos regionais, com distâncias relativamente mais curtas. O trem é mais antigo e também mais lento mas nada que prejudique a viagem. Agora se você achou uma passagem em um ICE por poucos euros de diferença não pense duas vezes. Compre! E você vai entender o que é realmente viajar de trem pela Europa.

SE ORGANIZANDO
No próprio site, quando for comprar a passagem, você já vai saber a hora que sai, a hora que chega e se há ou não baldeação. Na hora que imprimir o ticket o viajante também fica sabendo em que plataforma deve embarcar. Caso não consiga imprimir em inglês é bom saber que gleis significa plataforma em português. Agora algumas recomendações importantes:

Não se atrase. Os trens – assim como tudo na Alemanha – são absolutamente pontuais. Tanto na partida quanto na chegada.

-Preste atenção ao aviso de que você precisa comprar a passagem com um cartão de crédito próprio. Nas viagens em que fiz o cartão foi exigido como comprovante de identificação.

-Na maioria dos trens não há lugares marcado. A exceção fica por conta dos noturnos.

-Se você for fazer alguma viagem que beire o rio Reno – normalmente de quem sai de Colônia em direção a alguma cidade no sul do país – opte por sentar do lado direito do maquinista. A vista é incrível e a quantidade de castelos no caminho é inacreditável. Isso é óbvio dica de um alemão. 🙂

ECONOMIZANDO

A melhor opção pra quem viaja em grupo

Dificilmente você vai encontrar uma passagem de trem mais em conta que uma passagem de avião mas isso não significa que seja impossível! Dependendo da antecedência que você se programar pode encontrar ótimas pechinchas. O site da DB começa a vender passagens com 89 dias de antecedência. E se você comprar logo vai encontrar a grande maioria a 29 euros, não importa a distância ou o destino. Logo, se programe.

Uma outra forma de economizar é o Schönes Wochenende Ticket – que traduzindo significa Ticket fim de semana feliz. Ele custa 37 euros e vale desde a primeira hora de sábado até as 03h da madrugada de segunda-feira para cinco pessoas, sendo que crianças e adolescentes com menos de 15 anos não entram na conta e viajam de graça. Ou seja, se você puder deixar para fazer aquela day trip no fim de semana é perfeito já que ele sai muito mais em conta do que qualquer passagem comprada avulso. O bilhete vale principalmente se você estiver em casal ou em grupo. O único inconveniente é que todos devem viajar sempre juntos. As viagens são ilimitadas dentro do fim de semana e valem inclusive para metrôs e trens urbanos (os famosos S-Bahn e U-Bahn). O ticket também só é válido para os trens regionais – os RB, ou seja, ele é útil para day trips mesmo já que dificilmente você conseguirá fazer viagens e longa distância em um único fim de semana, principalmente em trens mais lentos.

Para quem quer ir um pouquinho mais longe o ideal são os Länder Ticket, ou tickets regionais. Eles têm um custo entre 28 e 34 euros, dependendo do estado, e funcionam no mesmo esquema do Schönes Wochenende Ticket: são válidos para até 5 pessoas viajando juntas, sendo que crianças e adolescentes menores de 15 anos não pagam. A diferença é que com esse ticket você pode viajar qualquer dia da semana – normalmente entre 9h e 19h – e estão incluídos no pacote os trens IC, mais rápidos que os regionais. Ou seja, se você quer economizar vale a pena olhar se as cidades que estão no seu roteiro ficam dentro do mesmo estado (são 10 ao todo na Alemanha).

Nas máquinas que vendem tickets nas estações esse bilhetes regionais têm os nomes dos estados. Por exemplo, se você quer conhecer os arredores de Munique deve procurar pelo Bayern Ticket, na região de Berlim vende-se o Brandenburg-Berlin.

Por último, uma dica que é velha mas vale também pra quem quer economizar nas viagens de trem pela Alemanha: compre pela internet ou então nas máquinas espalhadas pelas estações. Num primeiro momento aquelas palavras estranhas parecem confusas mas respire fundo e tente se concentrar porque, de verdade, não é difícil, mesmo pra quem não fala alemão. E depois tome uma cerveja com os euros economizados.

Para imprimir este post, clique aqui.

Personal Trip

About the Author

Destinos exóticos e desconhecidos. É em lugares assim que Reba prefere passar as férias. Isso deve ser uma desculpa para poder passar os outros 11 meses do ano planejando a viagem.

15 Respostas para “ Andando e economizando de trem pela Alemanha ”

  1. Oi Monique, como a Reba está de férias, vou responder por ela para sanar logo a sua dúvida.

    Você pode sim comprar o passe do fim de semana e fazer essa viagem de trem. O passe é válido da primeira hora de sábado até as três da manhã do domingo. Nesse período você pode fazer quantas viagens quiser pela Alemanha. E ele não é um passe de grupo, mas um bilhete cujo valor é válido para grupos de até cinco pessoas.
    Outra opção é você orçar um bilhete Saver, que não tem essas restrições de horários. Aqui você tem mais informações sobre esse tipo de bilhete: http://www.bahn.com/i/view/GBR/en/prices/germany/savertickets.shtml

    Espero ter ajudado.
    Boa viagem
    Abraços
    Flávia

  2. olá, estou com uma dúvida sobre esse passe de fim de semana que você mencionou (http://www.bahn.de/i/view/GBR/en/prices/germany/schoenes_wochenende_ticket.shtml)

    preciso ir na madrugada de sábado para domingo (11 p 12 de maio)
    de frankfurt para berlim.

    tem esse trem que sai perto da uma da manhã do domingo que seria excelente pra mim.

    o valor dele comprando avulso é de 85 euros.

    a minha dúvida é: eu não poderia comprar esse passe de fim de semana e pegar esse mesmo trem?

    vi que em geral é um passe de grupo, mas não consegui achar as restrições.

    vou viajar sozinha.

    obrigada!

  3. Obrigada Hudson.
    Qualquer dúvida é só falar. E volte sempre.
    Beijos

  4. Obrigado pelas dicas, irão me ajudar muito
    Entre todos os sites que pesquisei, esse é o melhor

    Abraçcos

  5. Oi Ariane,
    Como vc so vai fazer duas viagens eu nao estou muito certa de que o passe compensa.
    Acho que vc deveria procurar os tickets avulso. Vc ja deu uma olhada no site da Deutsche Bahn?
    Beijos

  6. Olá! Muito obrigada pelas dicas!
    Estamos pensando em comprar um passe de 3 dias para a Alemanha, para viajar de frankfurt para berlim e frankfurt rothemburg. Será que compensa?? Os passes são enviados por correio?
    Obrigada

  7. Reba!
    Adorei seu post.
    Estou tentando ver se tem o trajeto Frankfurt – Amsterdam dia 01/07 mas não consigo. Será que poderia me ajudar?

  8. Oi, excelentes dicas para viagens de trem, parabéns.
    Estou indo daqui 40 dias para a Alemanha e gostaria de saber como se faz para comprar passagens de trem na hora. É muito mais caro? Tenho de fazer isso porque não sei com certeza dos horários. Quero fazer o roteiro Frankfurt – Koeblenz – Bacharach -Frankfurt.
    Obrigado se puder ajudar.

  9. Oi Guilherme,
    Pra quem gosta de dirigir a Alemanha pode ser um grande paraiso.
    As Autobanhs, como sao chamadas as estradas por la, sao excelentes e muitas famosas por nao terem limite de velocidade. Tome cuidado, portanto.
    O pais nao eh muito grande e as distancias sao bem razoaveis pra dirigir.
    Beijos

  10. Olá, tudo bem? Ótima página de viagem.
    Você aconselharia alugar carro para ficar só na Alemanha? As estradas são boas?

    Obrigado

  11. Oi Cintia,
    Você pode sim desde que vocês viajem juntos. Isso porque além do e-ticket(que você terá que imprimir) é rpeciso mostrar também o cartão de crédito dentro do trem.
    Serve como uma forma de identificação.
    Qualquer dúvida volte aqui.
    Beijos

  12. Pessoal estou tentando comprar passagem na DB de Frankfurt para Colonia, mas estou com uma duvida, na compra com cartão de credito eu não posso comprar minha passagem e a do meu marido? pois tem um momento que diz que o bilheite é individual, estou super confusa.
    Solicito ajuda galera!!

  13. Oi Juliana,
    Para conseguir saber o preço você precisa simular uma compra, ou seja, colocar o ponto de saída e o destino e escolher um horário em que prefere viajar dentro do site da DB (tem o link no post).

    De qq forma, me fala o seu roteiro que eu tento ajudar.

    Você pode e DEVE comprar suas passagens de trem ainda no Brasil. Só com antecedência vc vai conseguir um preço que possa competir com as passagens de avião.

    Beijos

  14. Ótimo e muito útil o seu post! ainda nao encontrei em nenhum site o preço certo das passagens de trem. vc poderia me ajudar? dependo do preço pra poder analisar a minha rota por lá. e eu posso comprar as passagens do trem ainda no Brasil? aguardo seu emai. obrigado, desde já!

  15. Adorei o post. Vou começar a programar uma day trip de Berlim.

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>