• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

A Toscana não é só vinho

Mostodolce

Balcão do Mostodolce, em Florença

Não há quem vá negar que o forte da Itália são os vinhos e que o viajante que se propõe a fazer um roteiro pela Toscana, quase sempre, está em busca de Chiantis, Montepulcianos d’Abruzzo e Brunellos de Montalcino. Mas o viajante cervejeiro não está de todo perdido. Ainda que timidamente, uma cena cervejeira vem se desenvolvendo na Itália e pequenos birrifícios já são encontrados em algumas cidades. Nosso post de hoje se concentra em cervejas artesanais da Toscana.

De carro pela Toscana: um roteiro para explorar a região

Em Florença, cidade que deve estar no roteiro básico da primeira visita à Itália, o pub Mostodolce se destaca. Bar do birrifício de mesmo nome – que completa 10 anos de existência em 2013 -, o Mostodolce fica na Via Nazionale, uma daquelas ruas que não tem nenhum ponto turístico, mas fica próxima a todos eles.

Florença convida a um mergulho na cultura da Renascença. Veja as dicas

Cervejas do Birrificio San Quirico

Cervejas do Birrificio San Quirico

O clima é bem descontraído, quase rústico, e das torneiras da casa saem pelo menos cinco variedades das nove cervejas que eles produzem. Provamos todas e concluímos que a Martellina – que leva castanhas em sua composição – é o grande trunfo da casa. O Mostodolce tem um público mais jovem, cardápio de pratos italianíssimos (a pizza é ótima) e um happy hour pra lá de generoso: até as 21h cada pint vale metade do preço normal.

Indo à Itália pela primeira vez? Sugestões de roteiro pelo Norte e pelo Sul do país

Já no interior da Toscana, um outro birrifício começa a chamar atenção. Fica em San Quirico d’Orcia, um vilarejo com quase 2.500 habitantes, ali entre Pienza e Montepulciano. É daquelas cidades até difíceis de achar, de tão pequena. O Birrificio San Quirico tem como sede um sobrado medieval com fachada iguais a tantas outras na mesma rua.

Vai fazer um roteiro pela Toscana? temos sugestões para dois dias de viagem

Por dentro do birrifício de San Quirico

Por dentro do birrifício de San Quirico

No mesmo espaço os três sócios do birrifício – que em 2013 completa 5 anos em atividade – produzem as cervejas, oferecem degustações e vendem garrafas. São dois os tipos de cerveja que eles trabalham: Giulitta, uma english pale ale duplo malte, e Iris, uma belgian ale. As duas são deliciosas e, acompanhadas pela aura de se estar num lugar quase secreto, se tornam ainda mais especiais ao provar.

Onde:
Mostodolce – Via Nazionale 114 (Florença), eles têm outro bar em Prato, a mesma cidade onde fabricam a cerveja
Birrificio San Quirico – Via Dante Alighieri 93a (San Quirico d’Orcia)

Personal Trip

About the Author

Flávia tem viagens planejadas para os próximos cinco anos, pelo menos. Só tem um porém: todas precisam de uma parada em Paris.

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>