• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Seminário Viajosfera: valeu!

Nossas credenciais

No último sábado, enquanto quase todos os cariocas reclamavam do dia nublado no Rio de Janeiro, nós tivemos um programão para fazer. Passamos o dia em um hotel em Copacabana ouvindo histórias, relatos e dicas super bacanas de quem está nessa seara de blogs de viagens há mais tempo que nós. Foi o delicioso Seminário Viajosfera, promovido pelo Viaje na Viagem (VnV). E valeu? Valeu muito!

Acima de tudo, foi muito divertido trocar experiências (e muitos cartões) com blogueiros de todo o Brasil, que aproveitaram o fim de semana para visitar nossa cidade (quem ficou até domingo teve a sorte de conseguir pegar uma prainha). Batemos papos ótimos com os blogueiros do Outros Ares, o Diário do Rio e o Rapha no Mundo, encontramos velhos conhecidos como o You Must Go e por aí foi.

Dos palestrantes, ouvimos histórias e opiniões sobre o que mais amamos: viajar e escrever sobre isso. Seth Kugel, à frente do Frugal Traveler, no New York Times, nos surpreendeu com um português excelente (fazia até piada no nosso idioma) e sugestões bacanas. Uma delas ficou na cabeça: ler menos o TripAdvisor e se deixar levar pelo acaso nas viagens. “O descobrimento está se perdendo”, acredita.

De conselhos como a importância da transparência e da responsabilidade com a informação para o leitor (“Só escrevo sobre lugares bem conhecidos; a responsabilidade é grande porque as férias são o momento mais feliz do ano”, lembra Patricia Camargo, do Turomaquia) a dicas como rentabilizar o blog, tudo isso estava na pauta. Bacana saber também que, com o novo momento da economia nacional, hoje, o sonho de 64 milhões de brasileiros é ganhar o mundo. “O brasileiro já conseguiu seu carro, sua casa própria e sua TV de plasma. O que ele quer agora? Viajar”, conta Guto Rocha, especialista em marketing digital. Postamos algumas das frases mais bacanas do evento no nosso Twitter.

Roberta Sudbrack e Ricardo Freite falam de como lidar com o volume de comentários

Nós que adoramos comer pelo Brasil e fora dele (não faltam posts de gastronomia no As Viajantes), também curtimos o bate-papo entre Roberta Sudbrack e Ricardo Freire, anfitrião do evento, sobre como cuidar da sua comunidade de leitores no blog e redes sociais. Roberta contou histórias como a de uma foto de um prato postada por um fã no Twitter, em que ela descobriu que a refeição não estava com o aspecto adequado e ligou para a cozinha para dar um puxão de orelha.

Ricardo confessou que a caixa de comentários (hoje dividida com seus ‘boias’) já o estressou. “Perguntavam desde a Aurora Boreal até a melhor praia de Caraguatatuba”, brinca, lembrando, no entanto, que muitos leitores fazem perguntas sobre destinos nada a ver com o tema dos posts, além de não lerem comentários anteriores onde a resposta requerida já foi dada. A gente adora responder, claro, mas, #ficaadica, pessoal. 🙂

Tentamos pegar umas ideias com o Leonardo Marques do Melhores Destinos sobre como ganhar dinheiro com o blog, mas acho que temos talento mesmo é para gastar. E o site dele é uma das razões para que façamos tantas viagens, já que as promoções são realmente boas. Sempre vale o clique.

Enfim, foi muita informação bacana e esperamos em breve pôr algumas em prática por aqui. Obrigada, VnV!

 

Personal Trip

About the Author

2 Respostas para “ Seminário Viajosfera: valeu! ”

  1. Pena mesmo, Ana Paula, mas tentaremos da próxima vez. 🙂 Abração!

  2. Meninas, muito legal o relato de vocês! Conseguiram fazer uma síntese bem interessante do que foi o evento. Eu também estava lá! Pena que não falei com vocês…fica para a próxima! : )
    http://wp.me/p2ohYO-l8

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>