• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

A Boa da Viagem

Pequenas dicas, grandes negócios. Aqui você encontra algumas novidades sobre passagens, promoções e sugestões de sites que podem mudar as suas viagens.

Câmbio mundo afora – O Banco Central criou um site interativo de câmbio bem bacana e eficiente. Você passa o mouse em cima do mapa do país e o sistema mostra com quantos reais você compraria a moeda local, com cotação do dia anterior à consulta.

Acampando nos jardinsEsse site gringo traz uma relação de campings privados em jardins no mundo inteiro.

Ônibus no Rio – Para quem for passar pelo Rio: A galera do Vá de Ônibus dá dicas dos itinerários das linhas de ônibus da cidade de uma forma bem prática.

Custo de vida – Sabe aquela dúvida de quanto levar de dinheiro quando for viajar? Esse site aqui compara em detalhes o custo de vida entre cidades do mundo inteiro. É possível também fazer um filtro entre cidades brasileira.

Aprender idiomas online – Tá precisando melhorar o inglês? Quer aprender o bê-a-bá do francês? Então dê uma olhada neste site.

– Restaurantes estranhos – A BBC criou junto com a Lonely Planet uma seleção que reúne (em inglês) alguns dos bares e restaurantes mais estranhos do mundo. A seção geral de gastronomia deles também vale a pena.

– Sem intrusos na foto – Você pediu para alguém tirar uma foto, mas a pessoa não teve o cuidado de cortar quem estava por perto na hora. É possível tirar o intruso e editar outros elementos indesejáveis daquela imagem no site Webinpaint.

– Rede social para aventureiros – A cada dia surge uma nova rede social para viajantes, mas esta aqui vale a pena para os que gostam de destinos exóticos, viagens de aventura, escalada ou voluntariado.

– Viajantes organizados- O Evernote é um aplicativo para computadores e celulares que permite capturar, organizar e sincronizar documentos, gráficos, sites, fotos, sons, mapas e recibos.

Mural em Chicago

– Grafiteiros pelo mundo – Você curte grafitti e arte urbana? Veja neste site se seu próximo destino turístico internacional tem murais bacanas.

Cruzando os Sete Mares – Se a sua viagem dos sonhos é pelo mar, confira a comunidade BlooSee, que propõe a troca de experiências, rotas e cartas náuticas.

– Perdido em Paris? – Com a câmera do iPhone ou do iPod Touch, é possível, através deste aplicativo, ver as estações de metrô, restaurantes, lojas e hotéis próximos ao ponto onde você estiver na Cidade-Luz.

Espaços protegidos – O site da World Database on Protected Areas conta com uma base de dados e um mapa interativo de espaços naturais protegidos em todo o planeta.

Aventura americana – O site de mapas da National Geographic oferece imagens e informações interessantes de centenas de países e dá sugestões de viagens como este mapa das melhores aventuras em território americano.

– Gastronomia internacional – Mais de mil receitas de todo o mundo, além de reportagens e notícias do mundo da gastronomia alimental o portal interativo (em espanhol) Delicooks.

Passagens de ônibus – Depois de tantos sites de passagens aéreas, a galera do Passagem Rápida democratizou a rede no quesito viagens com um site só de passagens de ônibus:

Hotéis no Iphone – A galera do Booking.com criou um aplicativo grátis pra Iphone, pra quem volta e meia precisa com rapidez achar um lugar pra ficar.

Grávidas e deficientes – A Travel Ace oferece serviços especiais para estes viajantes.

Medo de ser barrado em algum país da Europa? Confira a cartilha do Itamaraty para evitar esse constrangimento.

Mercado mistureba – O Boquería é um dos mercados mais famosos de Barcelona. Veja aqui (em espanhol) algumas barraquinhas bacanas para conhecer nele.

Google Earth cool Instalações miltares censuradas, barcos afundados, formações geológicas raras… O site Google Earth Cool Places faz rankings semanais de lugares curiosos, estranhos e bacanas que podemos encontrar nesse mapa interativo.

Loco por ti, América – Rotas e lugares menos conhecidos do nosso continente são o tema do site Caminos Secretos, uma comunidade de viajantes focada no turismo latino-americano.

Onde vivem os monstros – O Museum of the Weird, no Texas, reúne curiosas “provas” da existência de marcianos, ietis, vampiros, sereias e outros seres misteriosos.

Mitos e lendas – Rei Artur, Robin Hood ou Pocahontas são alguns dos personagens que aparecem no mapa interativo Myhts & Legends da oficina de turismo da Inglaterra, que contém mais de 30 rotas inspiradas em seus mitos e lendas.

Comida de rua – Se você não resiste ao aroma de uma barraquinha,  dê uma olhada neste projeto da Organização Mundial de Consumidores, com street food de vários lugares do mundo, com recomendações, informações e conselhos para aproveitar essas delícias.

Guias no seu iPhone e iPod – A mTrip lançou novos aplicativos de viagem para os produtos da Apple. Confira os detalhes.

Detalhe do Museu do Super-Homem

O museu do Super-homem – Metrópolis existe e está em Illinois, ciudade americana que conta com um museu dedicado ao Homem de Aço. Mais de 100 mil objetos e cómics, pertencentes a um colecionador privado, mostram a cara mais kitsch da outra faceta de Clark Kent.

Adaptadores universais – Quer saber como são as tomadas na China? Ou no Sudão? Pois antes de comprar seu adaptador dê uma olhada neste site.

Por onde eu começo? – O site Official Travel Guide oferece o contato de oficinas de turismo de mais de 1.200 destinos, para começar a planejar seu roteiro.

Para comer – O Just Eat é o guia de restaurantes e take aways mais completo da Europa, caso você não tenha ideia de onde vai comer.

De bicicleta – O site da Time fez um top 10 de cidades que vale conhecer pedalando. Tem Amsterdam (clássica) e mais.

– Latitude e longitude – Para saber a posição geográfica de qualquer destino, entre neste site.

– Terapia urbana – A noitada tem poderes curativos. Pelo menos é isso o que defendem os criadores da City Therapy, uma rede social dedicada ao lazer urbano na Europa. Boa para trocar experiências.

Viagem hype – Viajantes antenados vão gostar do blog Weburbanist, que mistura turismo com design e arte alternativa.

– Numa folha qualquer eu desenho um sol… – Este site mostra o mundo visto através dos desenhos de mais de cem artistas internacionais, que retratam suas cidades e suas viagens.

Dicas de hospedagem – O site Hotelium procura opções de hospedagem em mais de 30 buscadores e centrais de reserva da internet. São mais de 900 mil alojamentos por todo o mundo.

Londres de cinema – Que Londres é fotogênica todo o mundo sabe, inclusive os diretores de cinema. Por isso, este site criou um mapa interativo da capital inglesa com as locações de diversos filmes rodados na cidade.

Argh! – O site Trip Advisor fez um ranking com os hotéis mais sujos do mundo, de acordo com as críticas dos viajantes que escrevem no site. Para evitar roubadas…

A Escócia segundo os escoceses – Um estudioso da música celta, um estilista de saias kilt, um especialista no Lago Ness ou um capitão de um barco da ilha de Skye. Esses são alguns dos novos “embaixadores” que o governo escocês escolheu para apresentar seu país em seu site oficial de turismo.

Cantando e aprendendo – O Lyrics Training permite praticar inglês e outros idiomas através de vídeos legendados.

Um tour pela ilha de ‘Lost’ – Se você é fanático pela série, vai gostar deste tour virtual pelos cenários. O passeio inclui todos os episódios.

– Mi lengua es mi patria – Como se diz que algo é legal ou bacana em espanhol? Depende: na Argentina é “chevere”, no México é “chido” e na Espanha é  “guay”. Essas e outras diferenças estão no dicionário virtual de espanhol coloquial Así Hablamos.

E o seguro? – Esta matéria do Boa Viagem esclarece várias dúvidas sobre seguros de viagem, bem bacana.

Diario de viagem – Ainda não usamos, mas a ideia é ótima. A galera do @vivoviajando criou um aplicativo de Iphone pra viagens: http://tinyurl.com/yjjbq9u

Guia visual – Para ajudar viajantes a se comunicarem em qualquer país do mundo, o guia visual Point It partiu de uma idéia simples: um dicionário composto por imagens, onde o viajante aponta o que necessita. São imagens de mais de 1.300 itens relacionados a alimentação, acomodação, transporte, compras, lazer e emergências, acomodados em um guia de bolso do tamanho de um passaporte. Você pode comprá-lo neste site ou na Livraria Cultura.

Caminho de Santiago – 2010 é Ano Santo Xacobeo, ou seja, ano em que o dia de Santiago de Compostela, 25 de julho, cai em um domingo. Cada século tem 14 Anos Santos Xacobeos, considerados especiais para os católicos por darem a oportunidade de conseguir o jubileu. Os Anos Santos Xacobeos são os que mais atraem peregrinos para o Caminho de Santiago e se você vem pensando em fazê-lo, dê uma olhada neste site, que traz dicas e diversas opções de rotas.

Leilão de passagens – A Gol faz toda semana um leilão de passagens, que acontece toda terça-feira. Com sorte, é possível comprar passagens a partir de R$ 150.  Mas o desconto tem seu preço: as datas, de ida e volta, já são pré-definidas, e é preciso ficar 7 dias no destino, além disso, o pagamento é à vista.

Viagens gastronômicas – Se para você viajar é sinônimo de comer, dê uma olhada no site Cocina del Mundo, criado pela agência de viagens virtual Destinia.com. Além de várias receitas de pratos típicos, a página oferece ofertas de turismo gastronômico na Espanha.

Volta ao mundo – A agência CI está oferecendo pacotes de viagens de volta ao mundo. Mais detalhes aqui.

Vou de ônibus – Acaba de ser lançado o Portal Linhas Rodoviárias, que vai permitir o acesso a passagens on-line para os interessados em viajar de ônibus. O site oferece mais de 19 categorias de informações, como horários de embarque, número de paradas, tipo de ônibus disponível, frequência da linha, empresas que operam determinada rota, entre outras.

Quatro formas de comprar dólarCash, travellers checks, cartão ou Visa Money? Confira o que vale mais a pena nesta materinha da revista Exame.

O Oriente não é um acidente… – Antes de viajar pela Ásia ou Oceania, dê uma passada no portal Zuji, que se auto-denomina “seu guru de viagens online”, oferecendo sugestões de agências locais e ofertas em voos, alojamentos e passeios organizados.

Connecting homes – O site iStopOver conecta pessoas que queiram alugar quartos com viajantes que procuram um ambiente caseiro a preços reduzidos em todo o mundo. Acabam de abrir uma seção especial para a África do Sul, por conta da alta procura que o país vai geral durante a próxima Copa do Mundo.

Peregrino de primeira viagem – Um guia especial para peregrinos, aventureiros e mochileiros é a proposta do site CaminoBrasil, desenvolvido para incentivar e auxiliar os viajantes a caminharem por lugares desafiantes em todo o mundo, como o Caminho de Santiago.

A Wegolo procura as ofertas low cost para você

Low cost organizado – É sempre um saco ficar de página em página procurando qual aerolinha oferece o voo mais barato. O buscador Wegolo promete facilitar nosso trabalho rastreando até 75 companhias de baixo custo.

Toca pro centro – A página Toandfromtheairport explica como chegar ao centro (e sair dele) desde os principais aeroportos do mundo.

40 em umaEste site pode ser uma mão na roda para os viajantes que não dão um passo sem conferir as opções na web. A maioria das páginas está em inglês.

Falando em listas… – O caderno Boa Viagem do jornal O Globo selecionou alguns sites bacanas para nos ajudar a programar as próximas viagens. Confira aqui.

Não é o HostelWorld mas… – O Budgetplaces é uma central de reservas de alojamento cêntrico a preços módicos. Sua base de dados conta com mais de 3.500 estabelecimentos em mais de 40 cidades, com tarifas a partir de 30 euros por pessoa.

Presente inesquecível – Está em dúvida em relação ao presente de Natal ou de algum aniversário? Um vale-viagem pode ser uma boa saída. Esta matéria do Estadão lista uma série de agências que podem ajudar.

Inspiração para viagem – Fotos de paisagens, seres vivos e obras humanas surpreendentes alimentam este guia visual que bem pode servir de “conselheiro” para sua próxima parada.

Loucos por fast-food – Não resiste a um hambúrguer? A pizza é sua companheira preferida de viagem? Então confira o fast food mais perto do seu destino neste site.

Papo calcinha – Voltado para o público feminino, o portal espanhol Ellas Viajan acaba de incluir uma seção para mulheres que buscam uma companheira para viagens de trabalho. Porque nem sempre a gente faz amizade nesse tipo de viagem, né?

Etiqueta viajante – Costumes locais, o significado da linguagem corporal, insultos, etiqueta à mesa… Tudo isso pode variar de país a país e o site Fasten Seat Belts dá um panorama geral para os viajantes não darem nenhum furo.

Patrimônios mundiais a um clique – Um recente acordo entre a Unesco e o Google nos dá a oportunidade de visitar virtualmente os lugares declarados Patrimônios Mundiais da Europa com o Google Maps e o Street View. Confira aqui (em espanhol).

– Arquitetura e turismo – Fãs de edificações e de monumentos vão gostar das matérias da revista Arquiteturismo, que dá sugestões de viagens focadas no tema.

Brasil 2.0 – O Brasil ganhou um novo portal inédito de viagens na Web 2.0.  O iTRIP é o primeiro site a agregar todas as informações sobre mil destinos turísticos brasileiros e e 2.700 atrações, com recursos como Twitter, YouTube e Google Maps e blogs.

Tradutor no telefone – O iPhone conta agora com um tradutor de idiomas em tempo real. Por 25 dólares é possível baixar o aplicativo Jibbigo,  que traduz quase imediatamente frases ditas pelo usuário do inglês para o espanhol e vice-versa, como se houvesse um tradutor no local. A ferramenta deverá ter novas opções de idioma em breve.

Dirigir no exterior – Esta matéria do G1 dá dicas bem legais para quem quer dirigir na América do Sul, Ásia, Europa e Estados Unidos, além de explicar o que fazer para conseguir a carteira internacional de habilitação.

Conversão em um segundo – Quanto vale uma rúpia? Será que o peso argentino subiu? Confira no www.xe.com. E para comprar moeda estrangeira com segurança, dê uma olhada nestas dicas.

Música para viagem – Descobri essa seção da parte de viagens do Uol e achei, no mínimo, criativo. São músicos de todo o tipo listando dicas de músicas para baixar,e colocar no ipod e levar pra viagem. Em algumas, há áudio disponível. Vai lá: Música pra Viagem

maptor– Mapas na palma da mão – Nunca vi o produto, mas recebi por email de um amigo e acho que vale a dica. Maptor é uma criação coreana que parece uma lanterna, mas é um GPS com bluetooth. Movido a pilha, ele atualiza mapas e pode ser projetado em qualquer superfície plana, até a palma da mão. Por enquanto, o brinquedo ainda não chegou por aqui.

Hotéis.com – Chegou a versão brasileira do Hostels.com, que a gente volta e meia fala aqui e tá lá na nossa lista de links sugeridos. Agora, em português e com hotéis brasileiros, dá para fazer reservas no Hotéis.com, com a qualidade da matriz.

Aluguel de carros por 9 euros – Se eu fosse o Silvio Santos diria que nunca usei, mas a minha filha número 1 diz que é ótimo.  E parece bom mesmo. A locadora Pepe Car, que atua na Espanha, Itália e Portugal, disponibiliza para aluguel o pequenino smart for two com propaganda pela bagatela de 9 euros. Como o carro vem com anúncios colados, ele já está praticamente pago pelo ‘patrocinador’ e você  serve de outdoor ambulante. Pelo preço, acho que vale o ‘sacrifício’, né?

–  Banana Asia – Esta eu descobri há pouco tempo. É a primeira low-cost que faz viagens entre continentes com destino Ásia. Pena que por enquanto os voos só saem de Londres e de algumas cidades australianas (paradeiros que sempre valem a pena). Portanto, se estiver em algum desses pontos de partida ou planejando uma viagem que cubra vários países do Oriente  (como Camboja, India, China, Indonésia, Tailandia etc.) a Air Asia é “A” pedida.

Como o Mágico de Oz – Já ouviu falar do Oz Bus? É um ônibus que sai de Londres com destino… Sydney. Isso mesmo, Austrália. Custa 4000 libras, inclui café-da-manhã, alojamentos e passa por países como França, Bélgica, Alemanha, vários do Leste Europeu, Turquia, Irã, Paquistão, Índia, Nepal, Tailândia, Malásia e Indonésia antes de desembarcar na Austrália. A aventura de tijolos amarelos dura três meses e está causando polêmica. Há desde blogs criticando até repórter do The Guardian embarcando e recomendando a experiência. A empresa também sugere outros itinerários, como um giro pela África. É de babar.

Primeira classe – Poucas pessoas têm o privilégio de dormir bem dentro de um avião e normalmente estas não se encontram na classe turística. Para ter essa experiência uma vez na vida não é necessário gastar uma grana na primeira classe. O Jumbo Hostel, na Suécia, construiu um hotel dentro de uma aeronave (que fica paradinha no chão). Há camas até dentro da cabine de comando!

7 Respostas para “ A Boa da Viagem ”

  1. Achei um tesouro ! Obrigada pelas dicas ! Vcs sao ÓTIMAS ! Sucesso !

  2. Adorei as dicas. Muita coisa que eu não conhecia.

  3. Flavia, obrigada pela dica!!!! abraços.

  4. Oi Inis, tudo bem?

    Você pode procurar o hotel no Booking.com, que costuma ter uma boa oferta e muitos quartos com descontos. No Booking você encontra comentários de outros viajantes, que costumam ser bem realistas e confiáveis. É assim que a maior parte de nós faz nossas reservas.

    Boa viagem!

  5. A preocupação é reservar à distancia e chegando lá é um local ponto de encontro!!!! Vou em Outubro 7/10/11 e volto 09/10/11.

  6. Oi!!! Vcs. tem alguma dica de hotel bbb, bom bonito e barato em
    Flori(Centro), já verifiquei o IBis, mas uma pena que não tem café da manhã… Grata.

  7. ótimas dicas!

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>