• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

São Paulo, a metrópole cosmopolita brasileira

O Masp é apenas uma das atrações da Av. Paulista / Foto: www.copa2014.org.br

Num país conhecido por seu litoral repleto de belas praias, um mar de concreto também é capaz de chamar a atenção. Com cerca de 20 milhões de habitantes e considerada o centro econômico e cultural do Brasil, São Paulo é destino obrigatório para quem busca os prazeres típicos de uma metrópole cosmopolita. Implicâncias e brincadeiras à parte – para quem não sabe, cariocas e paulistas têm uma rixa há décadas – a cidade é destino obrigatório para qualquer turista, brasileiro ou não, com seus museus, bares e lojas descoladas, além dos bairros tradicionais.

Eu costumo visitar São Paulo a trabalho ou em curtas viagens de fim de semana, mas a cidade vale uma estada de cinco dias, pelo menos. Sempre tem uma novidade, um novo bar da moda, uma loja incrível… É bom ter tempo para desbravar todas as atrações, lembrando que as distâncias são grandes e há muito trânsito. A ideia aqui é listar alguns programas imperdíveis, mas fique à vontade para descobrir novos endereços e montar seu roteiro. E depois volte aqui no blog pra contar pra nós! 🙂

Se o seu roteiro incluir o fim de semana, não deixe de visitar a feirinha da Praça Benedito Calixto, que acontece todos os sábados. Na praça propriamente dita funciona uma feira de antiguidades, com barracas vendendo de colares da vovó a discos, de brinquedos de colecionador a vitrolas. Tem de tudo mesmo. Já o entorno é cheio de roupas, sapatos e acessórios lindos, de marcas pouco conhecidas e a preços bem razoáveis. Ou seja, programa para a família inteira. Ah, se a fome apertar, a pedida é o famoso pastel paulistano.

A feira da Praça Benedito Calixto / Foto: Ricardo Fonseca/SECOM

Tire o domingo de manhã para um passeio pelo Parque do Ibirapuera. Fundado em 1954, ele tem projeto de Oscar Niemeyer em parceria com o paisagista Burle Marx. Nos fins de semana, o parque fica bem cheio, mas eu continuo achando um bom passeio. 🙂

Além de percorrer as vias arborizadas, reserve um tempo para uma visita ao Pavilhão da Bienal e à Oca, dois dos principais espaços de exposição da cidade – aliás, anote que este ano acontece a 29ª edição da Bienal de Arte de São Paulo, entre setembro e dezembro.

COMER, COMER…

Como em qualquer grande cidade do mundo, comer em São Paulo é um programa à parte. São centenas de bons restaurantes – especializados em todas as cozinhas – espalhados por vários bairros. Para quem nunca foi à cidade, é legal experimentar os clássicos: comer uma pizza, macarronada numa das cantinas italianas no bairro do Bexiga, o sanduíche de pão com mortadela no Mercado Municipal etc.

Se você gosta de comida chinesa e/ou japonesa, não deixe de ir ao bairro da Liberdade, famoso por abrigar a maior colônia nipônica fora do Japão. São inúmeras opções de restaurantes e barracas montadas na rua para degustar as iguarias daquele país, além de lojas vendendo todo o tipo de produtos orientais. Estive lá no dia do Ano Novo Chinês e foi bastante divertido!

Por coincidência, o suplemento Boa Viagem do Globo acabou de publicar uma reportagem sobre bares de São Paulo. Vale uma conferida aqui.

NO MEIO DO BURBURINHO

O Pavilhão da Bienal / Foto: profluizartes.blogspot.com

Segunda-feira, quando milhares de pessoas seguirem para a Avenida Paulista para trabalhar, faça o mesmo. Não a caminho do trabalho, claro, mas para conhecer o coração financeiro não só de São Paulo, mas do Brasil. É curioso pois, ao mesmo tempo que abriga grandes escritórios, também é endereço residencial e cultural. Ficam na Paulista o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Conjunto Nacional (um dos marcos da arquitetura moderna brasileira), o Itaú Cultural e a Casa das Rosas, entre restaurantes e lojas. As estações do metrô mais próximas desses pontos são Trianon-Masp, Brigadeiro e Consolação.

Outro endereço importante para quem adora um ‘formigueiro humano’ é a Rua 25 de Março, o paraíso do comércio popular da cidade. Segure firme sua bolsa e não se acanhe de entrar em todas as lojas procurando o melhor preço. Certamente você voltará para casa com as mãos cheias.

NOVOS MUSEUS

Sou carioca da gema e adoro uma praia, mas sejamos honestos, a programação de exposições, shows, teatro e dança de São Paulo faz inveja a qualquer outra capital brasileira. Entre as mais recentes atrações da cidade – e programas imperdíveis para quem está de visita – estão o Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol.

Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa é um parque de diversões pra quem curte interatividade e tecnologia. O acervo está disponível ao público em forma de vídeos, projeções, jogos eletrônicos etc. Fique ligado nos horários pois o museu não abre na segunda-feira e aos sábados, a entrada é gratuita.

Também novato na cidade e multimídia como o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Futebol é o único no mundo voltado exclusivamente para essa modalidade esportiva. Ele funciona dentro do Estádio do Pacaembu e repassa fatos da história do futebol brasileiro no século XX. Destaque para o espaço destinado às torcidas. Não há quem não se emocione… 🙂

INDO E VINDO

O trânsito de São Paulo é notoriamente caótico, há quem leve horas para cruzar bairros vizinhos e isso não é exagero! Por isso, prefira se locomover de metrô. A malha é satisfatória e cobre os principais bairros da cidade. Mas atenção pois nos horários de pico, as estações ficam lotadas e seu passeio pode se tornar extremamente desagradável. O metrô funciona das 5h até meia-noite (podendo chegar a 1h em algumas estações).

E então, você tem mais alguma sugestão de passeio por São Paulo? Conte para nós! E para saber tudo sobre a programação cultural em São Paulo, vá até a página oficial do turismo na cidade clicando aqui.

Siga As Viajantes no twitter.

Para imprimir este post, clique aqui.

Personal Trip

About the Author

Pelo Brasil ou exterior. Sozinha ou acompanhada. O negócio é botar o pé na estrada. Tem coisa melhor?

2 Respostas para “ São Paulo, a metrópole cosmopolita brasileira ”

  1. Ola MSilvia.

    Percebo que sua linguagem é bem cosmopolita e em sua mensagem diz que adora SP mas não menciona de que cidade natal vc é. Eu tb AMO São Paulo. Sou do Rio de Janeiro e vim para um projeto de quatro a cinco meses. Já fazem quatro anos por aqui e posso te dizer que não penso nunca mais em sair daqui. Vou ao Rio de Janeiro só para visitar meus familiares e nada mais.
    Sobre tudo, concordo com sua colocação: Adoro São Paulo!!! Adoramos.
    Abrs.
    Mauro

  2. Adoro São Paulo !!!
    Como é uma cidade com vários Shopping Centers , acho que vale a pena um passeio no tradicional Iguatemi , mas cada um deles tem seus diferenciais .
    A noite , voce pode ir ao cinema , com tranquilidade e segurança em qualquer um.
    Os hoteis das redes Bluetree ( e outros ) tem ótimos pacotes especiais para os finais de semana , com teatro incluido em alguns deles( com transfer ).Há pacotes especiais tambem nos feriados , e, no Carnaval a cidade fica ótima ( e os pacotes incluem o desfile das escolas de samba, caso voce queira !!).

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>