• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Trindade: tranquilidade perto do agito de Paraty

Cachadaço: principal atração / Foto divulgação

Cachadaço: principal atração / Foto divulgação

Estive em Trindade há alguns anos, quando o lugarejo ainda era uma simples vila de pescadores de difícil acesso e sem muita infra-estrutura. O tempo passou e Trindade, que fica a apenas 30 km de Paraty, se tornou um dos principais destinos de quem viaja para a costa verde do Rio de Janeiro.

Situada dentro da Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, a vila guarda belas praias, cachoeiras e trilhas. A estrada que leva a Trindade é chatinha, sinuosa e pouco conservada – o que no fim é até bom para manter o local minimamente protegido da avalanche de turistas. Já do caminho é possível ver as belezas naturais que a vila oferece. Quem chega de carro consegue avistar o início da trilha que leva à Praia Brava. São cerca de 30 minutos de caminhada, mas o destino final compensa pelo visual, cercado de Mata Atlântica e com pouquíssimas pessoas.

Praia do Meio tem restaurantes e mesinhas / Foto divulgação

Praia do Meio é a preferida das famílias / Foto divulgação

A Praia dos Ranchos margeia toda a vila de Trindade e é repleta de campings por toda sua extensão. Quando estive lá, fiquei num dos campings dessa praia. Ele dava opção de montar a barraca na areia ou na grama, tem estacionamento e chuveiro com água quente. E o melhor, você acorda e vai dormir com o barulho das ondas, uma delícia! A Praia dos Ranchos ganhou esse nome por ser a praia onde os pescadores guardam seus barcos.

Seguindo até o fim dela fica a Praia do Meio. Ela também tem acesso fácil e é a preferida das famílias pois tem uma faixa de areia extensa, mesas com guarda-sois e restaurante de frutos do mar. No fim da praia existe um pequeno rio e uma trilha que levam à Praia do Cachadaço. Essa praia é a senha para uma das principais atrações de Trindade: a piscina natural do Cachadaço. O lugar é realmente lindo e é possível nadar em meio a peixes coloridos! Quem preferir pode chegar à piscina de barco, com saídas da Praia dos Ranchos ou da Praia do Meio.

O clima de vila de pescadores é perfeito para quem quer descansar em contato com a natureza. A maioria dos visitantes opta por acampar (que foi o meu caso), mas há quem prefira mais conforto numa pousada. Este link traz uma lista extensa de opções de hospedagens. Outra opção é ficar em Paraty e visitar Trindade num dia – é totalmente possível e algumas pousadas de Paraty até organizam os passeios para a vila.

Ao contrário da vizinha Paraty com seus restaurantes e vida noturna badalada, Trindade tem um clima mais tranquilo, meiohippie até. Os bares e restaurantes, que não são muitos, se concentram e uma única rua. E a cada passo você esbarra com alguém vendendo algum tipo de artesanato. Nesta correria de fim de ano é uma ótima opção para relaxar e se desligar de tudo!

Leia também: Paraty, uma viagem ao Brasil colonial

Eu já… fui à Flip

Paraty: uma lista de restaurantes para amar e odiar

 

Personal Trip

About the Author

Pelo Brasil ou exterior. Sozinha ou acompanhada. O negócio é botar o pé na estrada. Tem coisa melhor?

2 Respostas para “ Trindade: tranquilidade perto do agito de Paraty ”

  1. Lugar sereno, deve ser ótimo para descansar.

  2. Nao tem coisa melhor,viajo muito sozinho e nao reclamo.Gostei de Trindade e qualquer hora piso por la.Adoro a tranquilidade e tb gosto de bagunca.Estar bem com vc mesmo e muito importante.

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>