• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Descobrindo o outono no Rio de Janeiro

Praça Paris

Tirei essa foto na Praça Paris, Glória. O outono deixa a cidade ainda mais bonita!

Céu azul royal com poucas nuvens, temperatura em torno dos 20 e poucos graus… Não, não estou falando da primavera em Paris e sim do outono no Rio de Janeiro. Diante de dias lindos e agradáveis – você não precisa ficar procurando um lugar com ar-condicionado para ser feliz – cariocas e turistas estão descobrindo, ano após ano, que o Rio também tem vocação para o outono e o inverno. Como nós amamos listas, aqui vai uma com alguns motivos pelos quais você deve visitar a Cidade Maravilhosa entre fins de março e início de setembro:

Cartões postais – Continuam todos lá. E o melhor, com menos calor e menos filas. Como já disse aí em cima, os dias nesta época do ano são bem mais bonitos para apreciar a vista do Corcovado e do Cristo Redentor. O outono e o inverno também são épocas mais secas, o que significa menos risco de chuva para estragar seu passeio.

Passeio de bicicleta – A moda pegou. Por toda a orla da zona sul é possível ver as ‘laranjinhas’ circulando faça chuva ou faça sol. O serviço de aluguel de bicicletas é uma parceria da Prefeitura com o Banco Itaú (daí a cor) e oferece 58 estações onde o usuário pode retirar e/ou devolver a bike. Para utilizá-las, é necessário se cadastrar no site do Bike Rio e pagar uma mensalidade de R$ 10. A gente torce para que a iniciativa ultrapasse logo a fronteira da zona sul.

Outros bons locais pra pedalar, Aterro do Flamengo e Lagoa também têm serviços ‘independentes’ de aluguel de bicicletas.

Piqueniques – Compre uns pães, bolos, sucos e frutas e rume para o Parque Lage. Ele tem área destinada para piquenique no meio de todo aquele verde. Uma dica: chegue cedo pois são poucas mesas. Se der sorte, ainda pode pegar alguma programação legal da Escola de Artes Visuais (EAV). Os jardins do Museu de Arte Moderna (MAM) já são point da galera mais jovem e descolada que se reúne por ali e aprecia a vista da Baía enquanto toma uma cervejinha ou até mesmo um espumante. Uma dica: chegue cedo pois a iluminação da área é precária.

20.03 piquenique MAM

Uma amiga comemorou aniversário com um piquenique no MAM. A ‘mesa’ ficou fofa!

O Palácio do Catete também deixa esticar uma toalha e fazer um farnel nos seus jardins, desde que não seja na grama! Mais escondidinho mas nem por isso menos agradável, o Parque Estadual da Chacrinha (no final da Rua Guimarães Natal, em frente à saída do metrô Cardeal Arcoverde) também é uma opção para lanches.

Comidas mais quentes – O clima ameno é propício a comidas mais, digamos, encorpadas. Na série Boemia Carioca, nós indicamos uma série de endereços onde é possível provar uma grande variedade de quitutes cariocas. Tudo acompanhado de um blo chope gelado, claro!

FESTAS JUNINAS – Canjica, salsichão, caldo verde… Quem não saliva só de pensar em todas as guloseimas típicas de festa junina? De uns anos pra cá os cariocas vêm redescobrindo o prazer de frequentar uma singela festinha junina de bairro. Se além das comidas você também está atrás de um bom forró, a dica é o arraial da Feira de São Cristóvão (claro, né?). Minhas favoritas são as da Praça São Salvador (Laranjeiras), da Igreja Nossa Senhora do Líbano (Tijuca) e da Rua Gomes Freire (Centro), todas de graça. Fique de olho no calendário porque a festa é junina, mas na prática elas rolam até agosto!

Nada de praias lotadas, calor exagerado e filas para todos os lados, características típicas do verão carioca (que nós também amamos, que fique bem claro!). Aqui estão apenas algumas sugestões para os visitantes aproveitarem melhor a cidade nesta época do ano. Temos muitas outras dicas de programas cariocas aqui, veja só!

Siga As Viajantes no Twitter

Clique aqui para imprimir este post.

Personal Trip

About the Author

Pelo Brasil ou exterior. Sozinha ou acompanhada. O negócio é botar o pé na estrada. Tem coisa melhor?

Uma resposta para “ Descobrindo o outono no Rio de Janeiro ”

  1. Ótimas dicas! -)

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>