• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Quem falou em fevereiro? Já é carnaval no Rio

Escravos da Mauá no Largo da Prainha / Foto divulgação

Passadas as festas de fim de ano, já é carnaval! Se você duvida disso, dê uma olhada na programação pré-carnaval que se espalha pelas ruas do Rio de Janeiro… Por onde quer que se ande tem um bloco ensaiando, uma feijoada com samba ou simplesmente uma batucada entre amigos. Pois como boas cariocas, aproveitamos o clima e a vocação carnavalesca da nossa cidade maravilhosa pra indicar cinco programas pra se divertir antes do festa de Momo. Afinal, ninguém precisa esperar fevereiro pra cair no samba!

BAILES DA ALICE – Desde o ano passado, a Casa Rosa criou essa programação especial nos sábados de janeiro. A cada fim de semana um bloco diferente se apresenta por lá. Este ano os convidados são: Volta Alice (15), Ih! É carnaval (22) e Orquestra Popular Céu na Terra (29). Quem abriu a folia foi o Imprensa que eu gamo, no dia 8. Pra quem nunca foi lá, a Casa Rosa foi um prostíbulo no início do século XX. Apesar de ficar sempre cheia, o clima é legal pois a casa tem uma ampla área externa.

ORQUESTRA VOADORA NO MAM – Eu ainda não consegui descobrir se o que me encanta mais nesse programa pré-carnaval-pós-praia é o visual do fim de tarde no Aterro do Flamengo ou a mistura deliciosa de ritmos que a OV promove. Eles fizeram o maior sucesso no carnaval 2009 nos jardins do Museu de Arte Moderna e nunca mais saíram de lá. Os ensaios acontecem aos domingos por volta das 18h. Quem quiser, pode conferir a programação do museu antes e depois é só esticar uma canga e sentar no gramado… Simples assim!

ENSAIOS DE ESCOLAS DE SAMBA – De norte a sul e de leste a oeste da cidade há quadras espalhadas. Escolha a sua e aproveite a noite. Muitas possuem ar-condicionado e se tornaram verdadeiros programas turísticos, inclusive com preços salgados de entrada – como Salgueiro e Mangueira – enquanto outras ainda preservam o espírito das comunidades, como Império Serrano e Beija-Flor. Se o objetivo é ter uma prévia de como serão os desfiles, outra boa opção são os ensaios técnicos na Sapucaí. E o melhor: é de graça!

Há anos o Monobloco faz seu pré-carnaval / Foto: Márcia Moreira

ENSAIOS DE BLOCOS – Os principais blocos do carnaval carioca também aproveitam a temporada para fazer apresentações regulares. Um dos maiores e mais famosos, o Monobloco abre sua já famosa temporada na Fundição Progresso no dia 29 de janeiro. Empolga às 9, Mulheres de Chico, Cordão do Boitatá, Songoro cosongo e outros também promovem bailes pela cidade. Vale ficar de olho na programação de cada um.

ESCRAVOS DA MAUÁ – Ele também é bloco e também ensaia, mas os ensaios do Escravos têm um quê de diferente e por isso merecem um tópico à parte. Primeiro porque os ensaios são há 18 anos no mesmo lugar, o Largo de São Francisco da Prainha, um lugar cheio de história. Segundo, porque o samba acontece o ano inteiro, sempre no início do mês, num clima mais de roda de samba do que de show. Esta sexta-feira tem a primeira do ano, quando eles tradicionalmente fazem o réveillon do Escravos, com uma meia dúzia de contagens regressivas e “queima de estalinhos e chuva de estrelinhas”, como eles mesmos anunciam. Diversão garantida!

Bem, a ideia desse post é dar um panorama do que se pode fazer no Rio às vésperas do carnaval, é claro que há muito mais programas por aí! Se sua temporada na cidade segue até fevereiro, confira também um link superlegal dos blocos que desfilarão pela cidade em 2010: clique aqui!

Versão deste post para impressão.

Personal Trip

About the Author

Pelo Brasil ou exterior. Sozinha ou acompanhada. O negócio é botar o pé na estrada. Tem coisa melhor?

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>