• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Faça chuva ou faça sol, o Rio continua lindo

Paço Imperial / Foto: Jorge Cambra (site br.olhares.com)

Depois de um verão marcado por temperaturas acima de 40ºC (dá calor só de lembrar!), o Rio de Janeiro entra nesta época do ano no período de chuvas. São as famosas águas de março fechando o verão carioca… Se sair de casa com chuva já é chato normalmente, imagine viajando. Pensando nos turistas que podem dar o azar de pegar um desses dias chuvosos por aqui, fizemos um roteiro com dicas de programas para curtir a Cidade Maravilhosa mesmo debaixo d’água. Afinal, apesar de não ser (nada) a cara da cidade, o Rio tem seu charme mesmo em dias de chuva.

– A chuva molhou seus planos de praia? Pegue o rumo contrário e vá passear pelo Centro e aproveite para conferir as exposições que estiverem rolando na cidade. Na Rua Primeiro de Março, perto da Candelária, ficam o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a Casa França-Brasil e o Centro Cultural Correios. Perto dali, na Praça XV, aos sábados de manhã acontece uma feira de antiguidades embaixo do viaduto. Ou seja, a chuva não atrapalha. Logo em frente fica o Paço Imperial, um passeio delicioso.

– Outra boa pedida é gastar o tempo num almoço prolongado. Que tal

Feira de São Cristóvão (Foto: www.rjnet.com.br)

escolher um restaurante que fuja do roteiro
óbvio, longe da badalação da Zona Sul? As opções são inúmeras, principalmente nas Zonas Norte e Oeste. Um deles é a Feira Nordestina de São Cristóvão, em São Cristóvão, que reúne uma série de barracas e restaurantes com comidas e produtos típicos. Diversão garantida, principalmente em dias mais frescos.

– Nada melhor que um bom filme nos dias de chuva, não é? Se vier acompanhado de um café e livros, melhor ainda. Os cinemas que combinam cafeteria, livraria e, sim, as salas de exibição são uma opção pra lá de agradável. Mas chegue cedo (ou você realmente não conseguirá ingressos). Aproveite e dê uma volta na livraria, tome um café, por fim, entre no cinema. Unibanco Arteplex, Estação Botafogo e Espaço Unibanco de Cinema, todos em Botafogo, têm esse perfil.

– Agora uma dica do que NÃO fazer em dias chuvosos: fuja da Lapa! O trânsito fica um caos, as ruas alagam com facilidade e os bares acabam não comportando todos os clientes (pois a grande maioria deles possui mesas do lado de fora). Ou seja, um programa furado.

– Se mesmo depois de tudo ainda bater uma frustração por não ter visitado a praia, pegue uma capa de chuva ou um guarda-chuva e vá fundo, a ressaca muitas vezes é um bonito espetáculo. E você ainda pode ter a sorte de ver golfinhos deslizando pelas águas de Ipanema. 🙂

cinema com livraria, uma boa pedida / Foto: blooks.com.br

Leia também: Rio de Janeiro, a nova capital do planeta!

Siga As Viajantes no Twitter

Quer imprimir este post? Clique aqui.

Personal Trip

About the Author

Pelo Brasil ou exterior. Sozinha ou acompanhada. O negócio é botar o pé na estrada. Tem coisa melhor?

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>