• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Centro do Rio: onde comer de forma saudável e barata

 

govinda restaurante

Cardápio e ambiente indiano em pleno Centro do Rio (Foto @todorio.com / Joana Medina)

Foi-se o tempo que os turistas que desembarcavam no Rio de Janeiro só queriam saber de praia. Basta uma volta pelo Centro para perceber que, sim, eles também estão interessados na vida urbana, museus e na história da cidade.

Dependendo do perfil do viajante, um dia será suficiente para visitar os principais prédios da região, como o Theatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), a Biblioteca Nacional e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Reserve um segundo dia para bater perna na Saara.

Saiba por que o CCBB é um dos nossos museus favoritos no Rio.

Aqui você encontra um roteiro de endereços obrigatórios na Saara.

Roteiro fechado, nosso objetivo aqui é ajudá-lo numa missão não tão simples quanto parece: onde almoçar no Centro do Rio de forma barata e saudável. A oferta de restaurantes é grande e a tendência é optar pelos que estiverem pelo seu caminho. Mas como em qualquer cidade turística, você pode cair em uma armadilha, não comer bem e ainda pagar caro. Sem falar que almoço no Centro durante a semana é sinônimo de restaurante cheio… Por isso, montamos uma seleção com alguns endereços que conjugam comida gostosa – e saudável! – ambiente agradável (muitos são escondidinhos mesmo) e preço honesto. Bom apetite!

Cheio de Vida – Se você estiver perto do Theatro Municipal, essa é a boa pedida. Ele é bem escondido, no fim do corredor do segundo piso de uma galeria na Avenida Treze de Maio 33. Restaurante a quilo com cardápio natural e integral, ele conquista pelas pequenas porções, que permitem que você prove um pouco de cada coisa. É o meu preferido dessa lista. Estação de metrô: Cinelândia.

Bardana – Sai um pouco do circuito turístico do Centro, mas se você gosta de comida vegetariana, vale a esticada até lá. Bufê a quilo com pratos quentes, saladas, sempre uma opção de sopa, sucos naturais e sobremesas. Fica na Praça Ana Amélia 9, sobreloja, ao lado da Santa Casa de Misericórdia. Com disposição, dali dá para seguir andando até o Museu de Arte Moderna (MAM). Duas ações simpáticas para quem trabalha nos arredores: fazem entregas e enviam o cardápio da semana por email. Estação de metrô: Não há nenhuma próxima.

Govinda – Misto de restaurante indiano e instituto de ioga, oferece diariamente duas opções de refeições veggieindianas com direito a suco e sobremesa. Sempre uma delícia. Às sextas-feiras, a boa é se jogar na feijoada vegetariana! A decoração é uma atração à parte, com pétalas de rosa espalhadas na entrada e muitas referências à cultura indiana nas paredes. Fica na Rua Rodrigo Silva 6, a poucos passos da estação Carioca do metrô e da Avenida Rio Branco. Estação de metrô: Carioca.

prato restaurante metamorfose

Um dos pratos servidos no restaurante Metamorfose

Metamorfose – Também oferece cardápio vegetariano no esquema “PF” (prato feito). É o mais caro entre eles (mas sem exageros) e também o mais farto. Funciona há 27 anos no mesmo endereço, na Rua Santa Luzia 405, sobreloja 207. Além de restaurante, vende produtos naturais e macrobióticos. Estação de metrô: Não há nenhuma próxima.

Nos centros culturais – Os principais centros culturais e museus do Centro também oferecem opções saudáveis e a preço honesto para almoço. Veja só:

Bistrô Ateliê Culinário no cinema Odeon – Bem na Cinelândia, fica exatamente em frente a uma das saídas da estação Cinelândia do metrô, a alguns metros do Theatro Municipal, da Biblioteca Nacional e do Museu Nacional de Belas Artes. Incluímos aqui principalmente por conta das comidinhas leves – neste verão eles lançaram um cardápio só de saladas. No inverno, a boa pedida são as sopas. O bistrô também serve sanduíches e cafés. Estação de metrô: Cinelândia

Sampê Café no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) – O charmoso café ocupa uma sala no térreo do belo edifício do século passado de arquitetura eclética, inicialmente destinado à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. O almoço é servido durante a semana e o cardápio traz de três a quatro opções de pratos, trazendo sempre um vegetariano. Além disso, o café oferece salgados, sucos, cafés especiais e doces. Almoçar ali é uma viagem ao passado do Rio de Janeiro. Estação de metrô: Cinelândia.

Brasserie Brasil no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – É uma opção mais cara e um tanto requintada para o almoço no Centro, mas se você vai visitar o CCBB, vale o investimento. São dezenas de opções de sanduíches, massas, saladas, sopas e omeletes, além de um prato executivo servido diariamente durante a semana. Para quem chegar um pouco mais tarde, o restaurante oferece um completo chá da tarde. Estação de metrô: Uruguaiana ou Carioca.

Bistrô do Paço no Paço Imperial – Diariamente, oferece um gostoso bufê de saladas, quiches e sanduíches. Também há uma opção de prato do dia, que pode ser strogonofe suíço com Spätzli, moussaka, goulash com polenta ou risoto de camarão e abobrinha, entre outros.

Se você tem alguma dica valiosa de restaurante no Centro, escreva para nós! Vamos aumentar essa listinha. 🙂

bistrô do paço

O Bistrô do Paço é uma deliciosa opção para quem passeia pelo museu (Foto www.bistro.com.br)

Personal Trip

About the Author

Pelo Brasil ou exterior. Sozinha ou acompanhada. O negócio é botar o pé na estrada. Tem coisa melhor?

17 Respostas para “ Centro do Rio: onde comer de forma saudável e barata ”

  1. Restaurante bem legal com a comida super bem preparada e saudável.
    Fica na rua da quitanda.

  2. Eu tenho um guia de restaurantes econômicos no Centro do Rio, se interessar, faz uma visita: http://comernocentro.com.br

  3. Isabella, Faltou o Verde Vicio, na Buenos Aires. So nao conheco 2 restaurantes da sua lista, almoco quase todo dia no Verde Vicio ou no Cheio de Vida (particularmente acho a comida um pouco gelada).

  4. Olá,

    O restaurante da 1ª foto é o Govinda, que fica na Rua Rodrigo Silva nº 6.

    Abs,
    Isabella

  5. Isabella:

    Qual o restaurante da 1a foto A do ambiente indiano no centro do Rio?

  6. Indico o Semente na rua Visconde Silva, Lapa. Tradição em culinária natural .

  7. Cheio de Vida, na Treze de maio 23, 3ª sobreloja, há mais de 20 anos servindo comida saudável, sem frituras.

  8. Ótima dica, Do Di Candilo

    Quando eu estiver para esses lados, vou experimentar! 🙂

    Abs,
    Isabella

  9. Você precisa atravessar a Presidente Vargas para ampliar sua lista. Do lado de lá, fugindo do clichê turístico do centro carioca, tem o Dona Vegana, que considero a melhor comida vegana da cidade.

  10. Mas o Ateliê Culinário não tinha saído do OdeonBR? Se ele voltou, é motivo para uma grande comemoração!

  11. Oi Ruy,

    Legal! Obrigada pelas dicas!

    Abs,
    Isabella

  12. E pra quem vive pelo outro lado do Centro. Para almoços simples e saborosos, dois lugares com bom atendimento e simpatia.
    Melhores preços e com descontos variados e entregas.
    Pra quem vive perto da Presidente Vargas são boas opções.
    Dona Vegana, na Marechal Floriano pertinho da Candelária e o Reino Vegetal, portinha quase irreconhecível no meio da “China”, Luis de Camões, aproveita e desce a rua, pdesvia das prostitutas e mendigos e vão no Hélio Oiticica!

  13. Esse também é bem legal para engrossar a lista. http://www.greenrestaurante.com.br

    Um abraço

  14. Oi Larissa,

    Estive lá ontem, olha a coincidência! hehe
    O cardápio é um pouco restrito, mas adorei a comida! E o preço é honestíssimo. Valeu pela dica. 😉

    Abs,
    Isabella

  15. Tem também uma macrobiótico ótimo em cima do Odeon

  16. Oi Ronaldo,

    Valeu pela dica! Vou experimentar.

    Bjs,
    Isabella

  17. hum… vou usar como referência. E há ainda esse aqui, na rua da Carioca. É bonzinho: http://www.restaurantenaturalrj.com.br/

    beijos

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>