• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

CCBB é garantia de bom programa no Rio #ficaadica

CCBB RJ

Foto clássica da cúpula central do prédio

A gente adora visitar museus quando viaja “pra fora”, mas na nossa cidade eles acabam ficando em segundo e até terceiro plano de lazer. Pois foi depois da minha primeira viagem para a Europa sozinha, em 2007, que eu comecei a olhar com mais carinho a programação de exposições no Rio de Janeiro. Essa mudança de comportamento também teve grande influência das aulas sobre artes visuais que tive no curso de pós-graduação em Jornalismo Cultural alguns anos depois.

Leia também: Museus de Paris: descubra qual é o seu

Bom, isso tudo é para contextualizar esse #ficadica e ressaltar que, entre os tantos museus que o Rio oferece, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) é meu preferido. E tenho uma lista de motivos para comprovar minha escolha. Estive lá recentemente e sempre volto feliz, mesmo quando está cheio (quase sempre). Sigo com a certeza de que ele é o melhor centro cultural do Rio, sem deixar a desejar a nenhum museu gringo. Veja por quê:

Boa localização: ele fica na Rua Primeiro de Março 66, no Centro. É de fácil acesso para quem vem tanto da Zona Sul quanto da Zona Norte, de ônibus ou de metrô. E está pertinho da Praça XV, facilitando a vida de quem chega de barca também.

exposição Amazônia CCBB RJ

Foto de Berna Reale é uma das 300 obras da mostra

Boa programação: com programação bastante eclética, já passaram por lá mostras sobre arte árabe, indiana, japonesa, russa, sobre a temática punk e retrospectivas de importantes artistas. Atualmente, a programação principal é “Amazônia – Ciclos de Modernidade”, que mostra como a região influencia a produção artística nacional desde o século XVIII. A exposição tem tudo a ver com o momento Rio+20 que o Rio está passando. Se você está na cidade para a conferência, não deixe de conferir.

Dependendo do dia e horário da visita, ainda dá para aproveitar as boas opções de bares que funcionam no entorno, especialmente na Rua do Mercado e na Rua do Ouvidor.

Bons serviços: além das galerias, o centro cultural tem cinema e teatro. Café, restaurante, livraria, guarda-volume, wi-fi, programa educativo para crianças, além de um ótimo ar-condicionado, o que torna o CCBB um oásis no verão carioca. Outra qualidade é o fato de a entrada ser gratuita, o que atrai um público que normalmente não frequenta exposições.

Os turistas vêm ao Rio atrás de praia e sol, mas aqueles que desejarem conhecer a vida cultural da cidade, já sabem aonde podem ir. 🙂

Mais dicas do Rio aqui. 

Personal Trip

About the Author

Pelo Brasil ou exterior. Sozinha ou acompanhada. O negócio é botar o pé na estrada. Tem coisa melhor?

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>