• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Carnaval no Rio de Janeiro: escolha o seu bloco

Cordão do Boitatá Carnaval

As cores do Cordão do Boitatá tomam as escadas da Alerj

Passadas as festas de fim de ano, o Rio de Janeiro agora só pensa em uma coisa: carnaval! Faltando poucos dias para a maior festa popular da cidade, muita gente já tirou a fantasia do armário e montou a lista de blocos favoritos, afinal, é impossível participar de tudo… Anote aí: este ano estão sendo esperadas 6 milhões de pessoas no carnaval de rua do Rio (!), espalhadas em 465 blocos e mais de 600 desfiles (!). Se você vai passar o carnaval no Rio e se assusta só de pensar na quantidade de pessoas nas ruas, calma! Com base em nossa experiência carnavalesca (que não é pouca!), definimos aqui alguns perfis facilmente identificáveis entre os foliões. Escolha o seu bloco, vista sua fantasia e divirta-se!

Carnaval se aprende desde pequeno... :)

Carnaval se aprende desde pequeno… 🙂

Bloco da azaração – Se o seu negócio é não ficar sozinho no Carnaval carioca, esse é o seu bloco. Ele normalmente desfila nos bairros mais badalados da cidade, como Ipanema e Leblon, é cheio de meninas escovadas e garotos bombados e sem camisa. Dificilmente toca marchinhas, mas quem está ali pra ouvir a música, não é verdade? Spanta Neném (Lagoa), Simpatia é quase amor (Ipanema) e Suvaco do Cristo (Jardim Botânico) são alguns exemplares.

Bloco dos fantasiados – A maioria das viajantes concorda: pensar, produzir e sair de fantasia no Carnaval é muito legal! Por isso, blocos como Cordão do Boitatá (Centro), Céu na Terra (Santa Teresa) e Cordão da Bola Preta (Centro) são nossos favoritos. Solte a imaginação e não tenha vergonha, certamente você cruzará com Brancas de Neve, melindrosas, marinheiros e muitos outros personagens pelas ruas.

De todos os ritmos – Apesar de berço do samba, o Rio de Janeiro tem um Carnaval cada vez mais eclético musicalmente. Se você nem curte muito samba, mas gosta de misturas diferentes, vai gostar do frevo do Bloco da Ansiedade (Laranjeiras), do pop do Monobloco (Centro) e do Empolga às 9 (Ipanema e Copacabana) e do brega do Fogo e Paixão (Centro). Até os Beatles e Raul Seixas dão pinta, respectivamente, no Bloco do Sargento Pimenta (Aterro do Flamengo) e no Toca Rauuul (Centro).

Blocos infantis – Quem disse que bloco não é lugar de criança? Samba se aprende ainda no berço e os pequenos têm diversão garantida no Gigantes da Lira e no Bagunça meu Coreto, ambos em Laranjeiras. Bote uma fantasia bem fresca no seu filhote e caia na folia com ele!

A Av. Rio Branco, no Centro, recebe centenas de blocos

A Av. Rio Branco, no Centro, recebe centenas de foliões fantasiados

Pré-carnaval – Se você desembarca na cidade antes da folia, prepare-se! Por conta da grande quantidade de gente nos desfiles de rua, vários blocos legais já saem nos fins de semana que antecedem o Carnaval. Caso do Fogo e Paixão, Gigantes da Lira e Escravos da Mauá. Em 2013, até o tradicional Cordão do Boitatá inovou: ele desfilou no domingo anterior ao Carnaval, deixando para a manhã de domingo apenas o seu baile.

Como é de praxe, cheguei cedinho à Praça XV para vê-lo iniciando o desfile. E foi lindo! Vazio, consegui ficar bem ao lado da banda em boa parte do percurso. Quando ele já chegava na Rua da Carioca, eu e meu grupo partimos para o Fogo e Paixão no Largo de São Francisco. Pré-Carnaval, que nada! Foi um domingo digno de folia já. 🙂

É claro que muitos blocos ficaram de fora da nossa lista, mas nosso objetivo aqui não é listar todos (missão praticamente impossível!), mas apenas traçar alguns possíveis perfis para quem está vindo curtir o Carnaval no Rio de Janeiro pela primeira vez. Independentemente do gosto, uma dica serve para todos os foliões: coloque uma roupa bem confortável e fresca e prepare-se para se divertir muito! \o/

 

 

Personal Trip

About the Author

Pelo Brasil ou exterior. Sozinha ou acompanhada. O negócio é botar o pé na estrada. Tem coisa melhor?

4 Respostas para “ Carnaval no Rio de Janeiro: escolha o seu bloco ”

  1. Galera da propaganda da Azul perdendo a linha. Rs

    Muito bom o post, meninas!

    Bjs

  2. Que delícia, o Rio de Janeiro deve ser muito lindo no carnaval! Já fui pra lá uma vez, estava muito ansiosa pois ia de avião, agora sempre que posso vou de Azul pra qualquer lugar, realmente a aeromoça foi super simpática comigo e me deixou mais calma. E o melhor foi o preço!
    Adoro o blog!!
    Beijos Cris ;*

  3. Ótimas dicas, Clarissa, principalmente para uma carnavalesca como eu que está fora do Brasil há alguns bons anos hehehe!! O Rio que me aguardeeee!!

  4. Oi querida.
    Adorei a dica dos blocos infantis, quando meu biscoitinho Lucas estiver maiorzinho vou levá-lo para brincar o carnaval.
    Beijocas

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>