• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Búzios é mais que Helena e Brigitte Bardot

Essa é a praia de João Fernandes

Essa é a praia de João Fernandes

Aproveitando o pedido de da Margarida, leitora de São Paulo, e a Helena de Manoel Carlos, achamos que a cidade também merecia destaque das Viajantes. Búzios é linda, e um tanto quanto cara, é verdade, e pode ser o ponto de partida para outros balneários da Região dos Lagos, que fica a quase 200 km do Rio.

O principal destaque de lá, apesar de haver praias tão bonitas quanto em Cabo Frio e Arraial do Cabo, é o charme da cidade e o circuito gastronômico local. Dependendo do tempo disponível, dá para dar um pulo nas vizinhas e garantir a noitada na volta.

Agora, aviso aos navegantes, se os feriados, sobretudo os grandes como Reveillon e Carnaval já eram superlotados antes da novela “Viver a Vida”, fico imaginando como vai ser neste verão. O ideal é tentar um fim de semana normal.

A estátua de Brigitte Bardot, que tornou o balneário famoso (Foto: Sérgio Quissak / CcomBúzios

A estátua de Brigitte Bardot, que tornou o balneário famoso (Foto: Sérgio Quissak / CcomBúzios)

PRAIAS
Para quem quer badalação, o point é o canto direito de Geribá, na altura do Fish Bone, que rola um lounge com pufes e sonzinho de vez em quando. Lá é um clima pati, juventude dourada, posto 10 de Ipanema.

Entre as companheiras viajantes deste blog, Azeda e Azedinha, além de João Fernandes, estão no rol das preferidas. Eu gosto bastante também da Tartaruga e Ferradurinha. Mas tem ainda Ferradura, Manguinhos e a Praia dos Ossos, de onde saem táxis marítimos pra as outras praias a partir de R$ 4.

HOSPEDAGEM
Uma dica importante para quem vai ficar em Búzios. Quando for escolher a pousada, hotel, albergue ou casa de temporada, é bom pensar se sua prioridade é praia ou badalação noturna. Isso porque em alta temporada tem engarrafamentos enormes de um lado para o outro.

Para quem é de dia, eu sugiro ficar em Geribá, para quem é da noite, procurar algo no Centro, próximo à Orla Bardot e sua famosa Rua das Pedras.

Praia das Conchas e Peró, em Cabo Frio (Foto: Secretaria Municipal de Cabo Frio)

Praia das Conchas e Peró, em Cabo Frio (Foto: Secretaria Municipal de Cabo Frio)

REDONDEZAS
Se você já conseguiu ver tudo e ainda quer mais. Prepare o carro e dê uma esticada até as praias de Cabo Frio e Arraial do Cabo, que ficam entre 15 e 30 minutos de Búzios.

Em Cabo Frio, Praia das Conchas e Peró são boas pedidas. Tem também a Praia do Forte, que a mais urbana, mas não faz muito o meu gênero. De lá, seguindo para Arraial, vale dar uma paradinha na estrada para umas fotinhos nas dunas.

Já em Arraial (eu sou suspeita de falar, porque é um dos meus lugares preferidos no mundo), a Prainha dá um grito de boas vindas a quem chega na cidade de tirar o fôlego. A Praia do Forno tem uma trilhinha de uns 20 minutos, mas que vale o sacrifício e o dia pode terminar com o pôr-do-sol da Praia Grande, quando ele se esconde no mar.

ESPORTES
Para quem é do surfe, Geribá tem seu valor e Geribá rolam até pranchas pra alugar. Em Cabo Frio, Peró e Praia do Forte são boas pedidas e, em Arraial, o surfe rola na Praia do Foguete, Praia Grande e Praia Brava.

Arraial é também um polo de mergulhadores, que saem todos os dias do cais próximo à Praia dos Anjos. Tem sempre um batizado pros iniciantes e aluguéis de equipamento pra que já pratica o esporte. Mas é bom registrar que a água é muuuito gelada. Além disso, quem já for certificado deve também checar a visibilidade da água antes do mergulho. Isso porque às vezes o mergulho proporciona momentos lindíssimos e em outros a água está completamente turva.

arraial

Parece uma só, mas visual é das Prainhas, no plural mesmo, em Arraial. O acesso é por uma trilha tranquila no Pontal do Atalaia

GASTRONOMIA  E NOITADA
Nisso, não tem jeito. Búzios é a campeã da região e a Rua das Pedras é o lugar. Tailandês, frutos do bar, francês, além de mil barzinhos. Tem opção pra todo mundo. Um dos clássicos é o crepe do Chez Michou, onde rola uma musiquinha também. Se for de dia, a dica é a Peixaria, na Praia de Manguinhos.

Eu não sou muito baladeira, mas Búzios tem algumas boates – mas não sei dizer quais são as indicadas para determinados tipos de público -, mas só o vaivém da Rua das Pedras já garantem a azaração de muita gente por lá. É o lugar de gente bonita e bronzeada e você não tem risco de cruzar com alguém abrindo a mala do carro pra ouvir funk ou axé nas alturas, como pode acontecer em alguns lugares de Cabo Frio e Arraial.

Encontre aqui a versão deste post para impressão.

Personal Trip

About the Author

De moto, barco, carro, avião, trem ou ônibus, para Alícia o importante é viajar, conhecer lugares novos, sem deixar de desbravar o Brasil.

6 Respostas para “ Búzios é mais que Helena e Brigitte Bardot ”

  1. Meninas qr sugerir um post pra vocês falando sobre o programa Albergue da juventude pesquisei no google mais não encontrei nenhum blog falando sobre o assunto só encontrei o site que é esse daqui http://www.albergues.com.br/sitenovo/hostelbrasil.php?UF=SC e gostaria de mais informações sobre o assunto, bjoO.

  2. Uma reportagem excelente!!!

    Búzios é fantástico mas, é super caro, uma vez por ano ainda dá pra curtir,kk
    Arraial e Cabo Frio são maravilhosos também e com valores bem mais baixos, o mais importante é que estando em qualquer um desses cantinhos do Rio de Janeiro, você pode curtir todos eles.
    Não podemos esquecer do outro lado do estado, a Costa verde ( Mangaratiba,Angra e Paraty )também é lindo, com praias, cachoeiras e ilhas paradisíacas.
    Que maravilha que é o Rio de Janeiro
    Sem duvida um dos lugares mais lindos do Mundo
    Fantástico de Norte a Sul e com a cidade maravilhosa no meio.

  3. amo buzioss !!! lo recomiendo a todo el mundo !! su gente, el lugar, todo es hermoso, espero poder volver este año , a todo el mundo le recomiendo y le digo que vaya . amo brazil ! amo buzios !

  4. Oi Alicia

    Estou procurando informações sobre a família Uchoa e como possue o sobre nome gostaria de saber se vc possui o nome dos seus avós e a cidade de origem deles.

    Obrigada
    Adriana

  5. Adorei o texto sobre essas lindas praias que o Rio tem na região dos lagos!
    Sou carioca e adoro Búzios, Cabo Frio e Arraial! Como vocês falaram é sempre melhor fora da alta temporada!
    Búzios é ums delícia!
    As minhas prais prefiridas sem dúvida são as de Arraial! A cor da água azul turqueza é maravilhosa! Por isso que chamam de Caribe do Brasil!
    Vale a pena passar um dia nas prais de Arraial, de prefrência nas prainhas do Pontal que foram um dos locais mais bonitos que eu já conheci!
    E pra quem quer fazer um mergulhinho de apinéia apenas, o canto direito da Prainha é um espetáculo, as tartarugas chegam pertinho de você! Mas é claro faça os mergulhos com consciência e sem levar nada pra casa com você! Preserve a natureza!!
    Valeu Meninas!

  6. Búzios é lindo mas meu coração é da praia do Peró 🙂

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>