• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Cafés da manhã pelo mundo: sabores para começar o dia

Qualquer um que já tenha viajado pelo Brasil sabe que qualquer pousadinha, no pacote mais simples que seja, tem no café da manhã um pacote básico de pão, bolo, frutas, frios, suco, café e leite. Dependendo da região e da categoria da hospedagem, a qualidade varia – às vezes muito – para melhor.

Café da manhã no Marrocos

Café da manhã no Marrocos, em Marrakesh

Já quando se sai do país a surpresa é inevitável. Primeiro porque, muitas vezes, hospedagens econômicas oferecem desjejuns bem desinteressantes. Depois porque a diferença de sabores é considerável – e pode valer a viagem. As Viajantes dá uma palinha dessas diferenças.

BrasilPão com canela em Ibitipoca (MG), doce de leite em São Lourenço (MG), tapiocas mil e queijo coalho no Nordeste, mel de Engenho em Pernambuco, cuscuz de milho na Bahia. A grande bossa do café da manhã pelo país é o toque regional, sempre delicioso.

PeruQueijo andino, dependendo da região; iogurtes de frutas exóticas, como lúcuma e tuna; sucos idem e chá de folha de coca, especialmente nas regiões mais altas do país.

ArgentinaMedialunas, os croissants argentinos, e ‘dulce de leche‘ são os ingredientes básicos de uma refeição que nem varia tanto assim da nossa.

FrançaBoa manteiga, boa geleia, bons queijos, pão melhor ainda: baguetes e croissants dominam a cena, assim como o pain au chocolat, massa folhada recehada com chocolate que é ainda mais irresistível quando quentinha.

Marrocos – Suco de laranja fresca é item básico, assim como o pão achatado, quase sem miolo mas não menos gostoso por isso. Para acompanhar, azeite de oliva, manteiga, queijinho e geleia de frutas.

Café nordestino

Café da manhã no Nordeste, em São Miguel dos Milagres

Itália – Chama a atençao a quantidade de opções açucaradas – praticamente tudo é doce. Bolinhos, madalenas, tortinhas e ‘cornetti’ (croissants), quase sempre recheados (de preferência com chocolate), acompanham os diversos tipos de café: ‘capuccino’, ‘caffe latte’ (café com leite), ‘latte macchiato’ (leite com um pouco de café) e o clássico ‘espresso’.

TurquiaPepino e azeitona são algumas das estrelas, junto com o queijo feta. Essa ‘saladinha’ vem acompanhada quase sempre de um delicioso suco de cerejas e do imperdível ‘börek‘, rolinho de folheado normalmente recheado com feta (que também se come entre as refeiçoes).

Espanha – Em geral, encontramos opções bem parecidas às brasileiras, mas os espanhóis também adoram ‘desayunar’ pão com azeite ou, melhor ainda, ‘pa amb tomàque’ ou ‘pan tumaca’, delícia mediterrânea criada pelos catalães, mas que se come em outras cidades do país. Trata-se do pão francês cortado ao meio, tostado, regado com azeite, sal e uma espécie de purê de tomate (só que mais líquido). Qundo faz frio, alguns se arriscam também com a bomba calórica ‘churros-con-chocolate‘, onde molhamos um churro fininho no chocolate quente (mais forte e mais grosso que o do Brasil).

Índia – Pra começar o dia: abobrinha com pimenta e chá de cardamomo. Não gostou? Tudo bem, tem a alternativa de pepino com pimenta e chá de ervas.  Essas são apenas duas opções para começar o dia na Índia. Lá é comum ver na mesa de café da manhã itens que no restante do mundo só estarão presentes no almoço ou jantar. Para quem não gosta de aventuras gastrômicas logo ao acordar a boa pedida é o lassi – iogurte batido com alguma fruta. Se parece muito com uma vitamina mas é um pouco mais leve. As frutas também são presença constante e chegam à mesa sempre muito frescas.

EUA – Ovos mexidos, bacon, torradas, salsicha. waffle com mel e café descafeínado. Os americanos devem ganhar no quesito café da manhã mais calórico do mundo.  É verdade que comer isso todo dia é a certeza de muitos quilos a mais no fim de um ano, mas o cardápio pode ser providencial para aqueles dias em que a gente acorda se achando o último dos seres ou então com aquela ressaca enorme.

Inglaterra – O english breakfast é tão tradicional quanto o chá da tarde, na Inglaterra. E verdade seja dita: os súditos da rainha não ficam muito atrás dos americanos no quesito calorias. Ovos mexidos ou fritos, bacon, torradas, o famoso baked beans – que é feijão com um molho de tomate que lembra catchup -, cogumelos, salsicha e meio tomate, para beber uma xícara grande de chá. É assim que um inglês tradicional começa o dia. Em algumas variações o english breakfast inclui também morcela.

Alemanha – Para quem gosta de embutidos a Alemanha deve entrar no ranking dos melhores cafés da manhã do mundo! Salames, mortadelas, salsichas, presuntos e alguns outros que você nunca ouviu falar são presença certa no cardápio dos alemães. Há também uma ótima variedade de pães, principalmente integrais. Um dos meus itens preferidos é a fleischsalat – ou salada de carne, em tradução livre. Na verdade é uma espécie de maionese com mortadela e pimentão. É só passar no pão e começar o dia bem.

Já provou um café da manhã diferente e inesquecível? Conta pra gente.

Siga As Viajantes no Twitter.

Clique aqui para imprimir este post.

Personal Trip

About the Author

Flávia tem viagens planejadas para os próximos cinco anos, pelo menos. Só tem um porém: todas precisam de uma parada em Paris.

4 Respostas para “ Cafés da manhã pelo mundo: sabores para começar o dia ”

  1. genteeeeeeeeeeeee eu preciso de itens de um café da manha só que tem que ser em espanhol……………..responde aiii

  2. Parabéns pelo blog, desejo conhecer o Marrocos.
    E pelas fotos fiquei mais afim de ir.

  3. Primeiramente parabéns pelo seu blog. Vou conhecer a Índia, China, Japão, Tailandia, Coreia e mais outros países em Julho deste ano e lendo seu blog já estou me preparando psicológicamente para oque encontrarei na Indía.
    Bom, O café da manhã mais exótico que já tive foi em Moscou (no hotel): pra começar nem de longe parecia café da manhã. Parecia almoço, jantar, tinha comida como macarrão, salada russa( nossa salada típica de maionese), almondegas, vários tipos de legumes, carnes, arroz, tudo isto ás 8:00 da manhã!! Coisas típicas de um café da manhã quase nada. Mas quando se está passeando se encara tudo numa boa´e assim a gente aproveita mais!

  4. Meninas, adorei! Adoro os cafés =)
    O mais inesquecível até hoje foi o da Lua de Mel. No Ritz Carlton Santiago, no Chile, o café é um brunch. Tinha ovos mexidos, muitos pães, frios e muito muito salmão! Tinha salmão fresco, defumado e temperado. Tudo uma delícia =)
    beijinhos,

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>