• RSS
  • As Viajantes no Facebook
  • Siga-nos no Twitter

Roteiros de viagem para feriados

Feriadão combina com praia? São Miguel dos Milagres pode ser seu destinoSete de setembro vem aí e vai dar a largada para a maior temporada de feriadões dos últimos tempos. Para alegria do viajante brasileiro são quatro os feriadões deste segundo semestre, conta com a gente: Independência (07/09), Nossa Senhora Aparecida (12/10), Finados (02/11) e Proclamação da  República (15/11), todos caindo em sextas-feiras. E se você for estudante ou professor ainda tem, de quebra, o Dia do Professor, em 15/10. Pensa que acabou a mordomia? Que nada! Os felizardos que moram em cidades que oficializaram o feriado no Dia da Consciência Negra (20/11), ainda têm a chance de ficar seis dias seguidos de folga.

Feita a contabilidade, As Viajantes reuniram alguns destinos que cabem perfeitamente em feriados de três ou quatro (ou seis) dias. A gente sabe que o Brasil tem muito mais destinos tão incríveis quanto esses (ou mais), mas a gente também sabe que uma oferta tão grande de feriados deixa o viajante meio tonto na hora de se decidir. Fica a dica, então, para a hora de você pesquisar suas  passagens aéreas.

. Minas Gerais – Bons destinos para ir de carro a partir da cidade do Rio e arredores são Ibitipoca e sua cachoeiras ou Tiradentes e seus restaurantes de dar água na boca. Quem pegar um voo até Belo Horizonte pode esticar para Ouro Preto e suas ladeiras que contam histórias ou Brumadinho, a porta de entrada para o badaladíssimo museu ao ar livre de Inhotim.

Peloutinho é um dos pontos a explorar em Salvador. Rio Grande do NorteNatal é daqueles destinos onde o sol brilha o ano inteiro e excelente pedida para uma temporada curta. Já conhece a capital do estado? Que tal curtir seu feriado em Pipa, uma pequena Búzios potiguar bem menos inflacionada?

. Ceará – Não vamos dizer que três dias são o suficiente para conhecer bem Fortaleza. Mas é melhor fazer uma viagem curta do que não viajar. Tem mais do que três dias no Ceará? Então aproveita para curtir Jericoacoara. A vila de pescadores continua forte no estilo pé-na-areia, mas já tem uma boa infra de restaurantes e é point de kitesurf.

. Bahia – São tantas as possibilidades em solo baiano que a gente fica até perdido. Dá para explorar Salvador com calma ou seguir para a Praia do Forte. A Costa do Sauípe também é opção se seu perfil é de mordomias num resort. Quer agito numa ilha de praias incríveis? Morro de São Paulo é seu destino. A partir de Ilhéus dá para seguir para Itacaré. Desembarcou em Porto Seguro? A rústica Caraíva pode ser seu destino. Tem ainda a Chapada Diamantina e suas cachoeiras de refrescar a alma. A gente ainda adianta: tem Viajante aqui aproveitando preço bom de passagens TAM para curtir uns dias em Boipeba, um paraíso semideserto ao sul de Salvador.

. Pernambuco – Aqui no blog a gente ama Recife e adora Olinda, mas se você já conhece as duas cidades e que explorar outro destino a gente tem duas propostas irrecusáveis: Porto de Galinhas e Carneiros. Você pode até combinar as duas praias num mesmo feriadão, mas não vai ficar entediado se passar todos os dias em uma só.

Carneiros é garantia de um feriado no paraíso. AlagoasMaceió é uma delícia de cidade e o litoral do estado é tão curtinho que dá para ficar na capital e explorar as famosas piscinas naturais de Maragogi. Quer um clima mais exclusivo sem abrir mão do esquema biquíni-e-chinelo o dia inteiro? Seu destino é São Miguel dos Milagres, pode apostar.

. Maranhão – Nós não seremos levianas de dizer que em três dias sua visita ao estado está resolvida. Mas com quatro (ou seis) dá para esticar para a grande estrela do turismo maranhense, que é o Parque Nacional dos Lençóis. Tá certo que 2012 não tem sido o melhor ano para visitá-los por causa da estiagem e vale lembrar que muitas lagoas estão secas, mas a paisagem é linda.

. Santa Catarina – Só em Florianópolis são mais de 40 praias para você explorar. Quer fugir da capital? A Praia do Rosa e a Guarda do Embaú já conquistaram muito carioca apaixonado pelo por-do-sol do Arpoador. Seu perfil é boêmio? Pois então não pense duas vezes e se jogue na Rota da Cerveja de Santa Catarina, que começa em Blumenau. A entrada é pelo aeroporto de Navegantes, para onde você encontra passagens pela Gol Linhas Aéreas.

Ibitipoca é para o contato com a natureza. Rio de Janeiro – Em três ou quatro dias dá para ter um gostinho da capital. Mas se você quer ir além das praias e da boemia carioca, são muitos os destinos no estado que ficam bem próximos à cidade. Na Região dos Lagos, Búzios e sua diversidade de praias são as estrelas. Na Costa Verde, Paraty tem clima de cidade colonial à beira-mar, Trindade faz a cabeça da turma que gosta de acampar e Ilha Grande é aquele espetáculo da natureza que encanta qualquer um. Prefere subir a serra? Tem Petrópolis, que além do passado histórico anda brilhando com uma forte cena cervejeira, e, seguindo, pela Dutra, Penedo e Visconde de Mauá são outros destinos que a gente recomenda.

* Este post foi feito em parceria com a Skyscanner

Personal Trip

About the Author

Flávia tem viagens planejadas para os próximos cinco anos, pelo menos. Só tem um porém: todas precisam de uma parada em Paris.

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags xHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <blockquote cite=""> <code> <em> <strong>